[ÍNDICE]

TÍTULO
A APRENDIZAGEM INVERTIDA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
A ARTE EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE JOGO EDUCACIONAL  
A CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DA UNIASSELVI  
A CULTURA UNIVERSIDADE E OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS: TENDÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES  
A EFETIVIDADE DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE DISCENTES DE LETRAS: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA EM CORPUS  
A EVASÃO EM CURSOS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA  
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EAD: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS  
A GESTÃO DA TUTORIA NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA  
A IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DO PREPARO NO COMANDO DE OPERAÇÕES TERRESTRES, UTILIZANDO O AVA MOODLE E A GESTÃO DE PROJETOS EM SUA CONCEPÇÃO: ESTUDO DE CASO  
A IMPLEMENTAÇÃO DA UAB NA CIDADE DE SÃO PAULO COMO POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR  
A IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EAD NO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS (ISEPRO): DISCUSSÕES ACERCA DO MODELO DE EAD  
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO EAD NA CAPACITAÇÃO DE PREGOEIROS  
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA  [VERSÃO INGLÊS]
A PERSPECTVA DA UBIQUIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA REDE E-TEC BRASIL: UMA LEITURA DAS METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS  
A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR MEIO DE SOFTWARES GRATUITOS: EXPRESSANDO CONCEITOS BIOLÓGICOS DE FORMA LÚDICA  [VERSÃO INGLÊS]
A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA EM UMA DISCIPLINA ONLINE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ACESSOS À PLATAFORMA MOODLE  [VERSÃO INGLÊS]
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) SOB O OLHAR DOS BRASILEIROS.  [VERSÃO INGLÊS]
A SALA DE AULA INVERTIDA E AS MUDANÇAS CURRICULARES EM EAD  
A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE COMO POSSIBILIDADE METODOLOGICA DE APLICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
A TRAJETÓRIA DO EAD NO BRASIL E NOVAS POSSIBILIDADES PARA O DESIGN INSTRUCIONAL SOB A PERSPECTIVA COMPLEXA  
A UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS E O PROGRAMA BRASILEIRO DE PROVISÃO DE MÉDICO: CONTANDO CASO  
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EM MATEMÁTICA E FÍSICA: METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA (EJA EAD)  [VERSÃO INGLÊS]
A UTILIZAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICO  
A VISÃO DOS TUTORES NA EAD DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS - UMA SUGESTÃO DE FORMAÇÃO CORPORATIVA AO SERVIÇO PÚBLICO  [VERSÃO INGLÊS]
AÇÕES EXTENSIONISTAS NA EAD  
ACOMPANHAMENTO DE CURSOS ON-LINE APOIADO POR AGENTES INTELIGENTES  
ADOÇÃO DA METODOLOGIA ÁRVORE DE PROBLEMAS EM PROJETOS DE INTERVENCÃO: TCC DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNA-SUS/UNIFESP  
AJUSTES EM DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL A PARTIR DA ANÁLISE DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM ANOS ANTERIORES  
AMPLIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DA GESTÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE BIG DATA  
ANALI: UM SISTEMA ESPECIALISTA WEB PARA ANÁLISE DE ALIMENTOS  
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS TECNÓLOGOS PRESENCIAIS, DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CASCAVEL, QUANTO A INCLUSÃO DE DISCIPLINAS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA.  
ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DA EVASÃO NA EJA EAD DO SESI/SC  
ANÁLISE DE PERFIL E NECESSIDADES DOS ALUNOS: FATORES DETERMINANTES PARA A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA TUTORIA DA EAD SEBRAE  
ANÁLISE DE REQUISITOS PARA VIABILIDADE DA PROPOSTA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EM EAD  
ANÁLISE DO DESIGN DE INTERFACE, ASPECTOS DIDÁTICOS E RECURSOS DIGITAIS DO E-BOOK DE CARTOGRAFIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CEDERJ  [VERSÃO INGLÊS]
ANÁLISE MULTICRITÉRIAL PARA SELEÇÃO DE LOCAL PARA ABERTURA DE UM POLO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
ANDRAGOGIA E PEDAGOGIA: UMA EAD MAIS ACOLHEDORA  
APLICAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO PARA CADASTRO E CONTROLE DE INFORMAÇÕES DE NOVOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
APRENDER PELO ERRO - VANTAGENS DA ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  
APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA AUTÔNOMA DOS FENÔMENOS ÓPTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL  
AS TICS INTERMEDIANDO O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA  
ATIVIDADE EXPERIMENTAL E SIMULADORES DIDÁTICOS ON-LINE: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA  
ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO PARA LICENCIATURAS: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DOS CURSOS DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EAD  
ATORES HUMANOS NA EAD: UMA PESQUISA A PARTIR DAS METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NA REDE E-TEC BRASIL  
ATUAÇÃO DE TUTORES NA EAD: LIMITES E POSSIBILIDADES  
AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: DO CONCEITO À REALIDADE  
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA JORNADA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA EAD - JOIA  
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM CURSOS SUPERIORES À DISTÂNCIA EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO  
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A QUÍMICA DE MATERIAIS PARA ALUNOS DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO  [VERSÃO INGLÊS]
AVALIAÇÃO EM EAD: DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS?  [VERSÃO INGLÊS]
AVALIAÇÃO ONLINE FEITA POR PARES, AUTO AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO PELO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DE BLOOM  
BLENDED LEARNING: VIRTUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR  
BOOK TRAILER: TECNOLOGIA E LEITURA  
COMO AVALIAR UM CURSO DE EAD EM SAÚDE? UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ NA ÁREA DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE  
COMPETÊNCIAS DO TUTOR QUE CONTRIBUEM AO BOM DESEMPENHO DO ALUNO NA EAD  
COMUNIDADE DE PRÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NO PROJETO E-NOVA  
COMUNIDADES DE PRÁTICA: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE APOIO À CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TUTORES  [VERSÃO INGLÊS]
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO COLABORATIVO SOBRE A CONCEPÇÃO E USO DO APLICATIVO MÓVEL FUNCIONALIDADE  [VERSÃO INGLÊS]
CONTEÚDO ONLINE - BANCO DE CONTEÚDOS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO SUPORTE AO ENSINO-APRENDIZAGEM  
CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EAD NO BRASIL  
CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DO PIAUÍ  
CONTEXTUALIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS DA REDE E-TEC BRASIL NO IFSC  [VERSÃO INGLÊS]
CONTRIBUIÇÕES DA EAD PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO MÍNIMO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  
CRIANDO REDES DE SIGNIFICAÇÕES E SABERES NO CURSO DE PEDAGOGIA: A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ENSINO QUE PROPICIE O PROTAGONISMO DOS PARTICIPANTES.  
CURSOS LIVRES A DISTÂNCIA SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS BRASILEIROS: QUE RESULTADOS ALCANÇAMOS?  
DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
DESIGN DE INTERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO  
DESIGN INSTRUCIONAL EM CURSOS ON-LINE BASEADO EM PRÁTICAS DE GESTÃO  
DESIGN PARA EAD: METODOLOGIA RECURSIVA PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS  
DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: PESQUISA APLICADA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
DIÁRIOS DE BORDO NA AVALIAÇÃO EM EAD  
DIMENSÃO COMUNICACIONAL NA EAD: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA  
DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: RELAÇÃO ENTRE EAD E APRENDIZAGEM COM ENFOQUE NO DESIGN INSTRUCIONAL  [VERSÃO INGLÊS]
DIREITO DO CONSUMIDOR NA EAD: SERVIÇOS EDUCACIONAIS SALVAGUARDADOS PELA LEI  
EAD COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL  
EAD COMO MODALIDADE FACILITADORA PARA CAPACITAÇÃO, FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS  
EAD COMO RECURSO FUNDAMENTAL PARA O ACESSO DE EDUCAÇÃO POR GRUPOS INDÍGENAS  [VERSÃO INGLÊS]
EAD DE DENTRO PARA FORA: O APROVEITAMENTO E INTEGRAÇÃO DOS DOCENTES PRESENCIAIS COMO FORMA DE MELHORAR O ENVOLVIMENTO E ENFRENTAR OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.  
EAD NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE O IDH REGIONAL E UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE  
EAD PARALAPRACÁ: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, SEM DISTÂNCIA  
ECATHS COMO FERRAMENTA PARA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UMA DISCUSSÃO SOBRE A GOVERNANCA DAS NOVAS REGULAMENTAÇÕES DE 2014.  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OPORTUNIZANDO A MELHORIA DA GESTÃO DA SAÚDE NO BRASIL  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS CORREIOS RUMO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CORREIOS 2020  [VERSÃO INGLÊS]
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERFIL GERAL E SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DO CONE LESTE PAULISTA  [VERSÃO INGLÊS]
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL  
EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE UMA FORMAÇÃO DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO  
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES  
EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA A DISTÂNCIA NO PROJETO MULHERES MIL DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA  
EDUCAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE CONSTITUCIONAL DO DIREITO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LIVRE INICIATIVA  
EDUCAÇÃO ONLINE E ACESSIBILIDADE: IDENTIFICAÇÃO E CONVERGÊNCIA  
EDUCAÇÃO PERMANENTE E O ENSINO À DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE COM FOCO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA  
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SÃO O CAMINHO PARA A QUALIDADE?  
EDUCAÇÃO TÉCNICA E O TRABALHO NO BRASIL: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA E HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO DESSE SETOR EDUCACIONAL  [VERSÃO INGLÊS]
ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO APLICADA - DO PRESENCIAL PARA DISTÂNCIA  
ENCONTROS INTERCULTURAIS NA EAD. NARRATIVAS DE VIDA DOS DIFERENTES BRASIS  
ENSINO ON-LINE ATRAVÉS DO DISCURSO DIGITAL NO TWITTER  
EQUIPE DE MONITORIA: ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO ONLINE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UEMA  
ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COLABORATIVAS EM AMBIENTES VIRTUAIS: O CURSO RAÍZES BRASILEIRAS ONLINE  
ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR A EVASÃO NA EDUAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DE UM SISTEMA DE MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS E LEARNING ANALYTICS  
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PREVENIR EVASÃO  
ESTUDO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESCOLAS DE SANTA CATARINA  
ESTUDO DE CASO SOBRE A COMUNICAÇÃO DO PROJETO ÁGUA E GESTÃO: O DESAFIO DE COMUNICAR PARA A AMÉRICA LATINA  [VERSÃO INGLÊS]
EVASÃO DISCENTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO UAB/UFSC  
EXPERIMENTAÇÃO EM EAD: SELEÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E A CONEXÃO COM A NATUREZA DO PENSAMENTO QUÍMICO  
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO HIERARQUIZADOS PARA CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO  
FERRAMENTAS E APLICATIVOS PARA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PLANO INOVADOR DE CAPACITAÇÃO - PIC - NUTEAD/UEPG  [VERSÃO INGLÊS]
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE NATAL: UMA PROPOSTA DE CURSO ONLINE DE NEUROCIÊNCIA BÁSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM  
FORMAÇÃO CONTINUADA ON LINE E A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF): FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIANDO NA DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR  [VERSÃO INGLÊS]
FORMAÇÃO CORPORATIVA MOOCS E REA: APLICAÇÃO E USO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A FORMAÇÃO CORPORATIVA E-LEARNING CORPORATIVO  
FORMAÇÃO DE ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO USO DO MOODLE PARA MEDIAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL.  
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: UM (RE) PENSAR COTIDIANO  
FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO: O USO DE TABLETS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE  
FORMAÇÃO PROFISSIONAL VIRTUALMENTE MEDIADA EM SERVIÇO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA ULBRA EAD  
FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE PARA A REDUÇÃO DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL  
GESTÃO DA EAD NO CONTEXTO DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL  
GESTÃO DE PROJETO EM CURSO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA  
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PREPARAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA CURSOS ONLINE  
GESTÃO INOVADORA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - A IMPORTÂNCIA DE REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÓTICA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR  [VERSÃO INGLÊS]
GESTÃO NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO CERFEAD/IFSC  
IMPACTOS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA AVM FACULDADE INTEGRADA  
IMPACTOS DA EAD NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES DO CAMPO  [VERSÃO INGLÊS]
IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ÚNICO PARA AS OITO ESCOLAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS  
IMPORTÂNCIA DO CADERNO DE ESTUDOS PARA OS ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA  
INDICADORES DE DESEMPENHO EM EAD: UM ESTUDO DE CASO  
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EAD: COMO ARTICULAR TEORIA E PRÁTICA - ESTUDO DE CASO DA UNIASSELVI  
INOVAÇÃO E QUALIDADE COMO PRINCIPIOS PARA UMA FORMAÇÃO (LATO SENSU) DOCENTE CONTEXTUALIZADA  
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO  [VERSÃO INGLÊS]
INTEGRAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONLINE  
JÚRI SIMULADO VIRTUAL: TRABALHANDO CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
LEITURA EM TELA DO COMPUTADOR: IMPACTO SOBRE A CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA  
LINGUAGENS MIDIÁTICAS NOS CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA DA UNIVESP  
MEDIAÇÃO NA DOCÊNCIA ONLINE: A ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE TUTORES A DIMINUIR A DISTÂNCIA TRANSACIONAL E REDUZIR A EVASÃO DOS APRENDENTES  
METODOLOGIA DE ESTRUTURAÇÃO E UNIFORMIZAÇÃO DO LEIAUTE DOS CURSOS DA ESCOLA VIRTUAL DA ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  
METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE GESTÃO NA EAD: UM OLHAR A PARTIR DA REDE E-TEC BRASIL  
METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NA EAD: UMA PESQUISA NA INFRAESTRUTURA DA REDE E-TEC BRASIL  
MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS NA UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
MODELO DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS TUTORIAIS APLICADO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFAM NO ÂMBITO DA UAB  
MODELO DE GESTÃO PARA A EXPANSÃO DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR  
MODELO PEDAGÓGICO E OPERACIONAL DAS TELEAULAS DE CURSOS SEMIPRESENCIAIS  
MODELOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL BLACKBOARD  
MONITORIA EAD - PROJETO PILOTO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI  
MOOCS NA ÁREA DA SAÚDE: ORGANIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E POTENCIALIDADES.  
MOOCS: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS NO BRASIL E PORTUGAL - CONSTATAÇÕES E LIMITAÇÕES  
NARRATIVAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA WEB-CURRÍCULO COM ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA  [VERSÃO INGLÊS]
NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM  
NOVOS DESAFIOS PARA O EAD - UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS ENGENHARIA DA PRODUÇÃO  
O CURSO DE GESTÃO PÚBLICA DA UFSCAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DA TURMA 2013 DO POLO DE FRANCA (SP)  
O CURSO DE PEDAGOGIA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTANCIA NO BRASIL - UM ESTUDO COMPARATIVO  
O DESAFIO DA APLICAÇÃO DA DIALOGICIDADE EM QUESTÕES AVALIATIVAS PARA CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE EAD  
O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO ENTORNO DO POLOS DE APOIO PRESENCIAL  
O EMPREGO DA VIRTUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO EM EAD  
O ENSINO À DISTÂNCIA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE  
O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, À LUZ DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA  
O IMPACTO DO TREINAMENTO NO TRABALHO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE  [VERSÃO INGLÊS]
O PAPEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA  
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) E A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM  [VERSÃO INGLÊS]
O PROCESSO AVALIATIVO NA EAD, NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO  [VERSÃO INGLÊS]
O PROFESSOR AUTOR: SABERES E EXPERIÊNCIAS NECESSÁRIOS NA MODALIDADE EAD  
O SISTEMA UAB: UMA AVALIAÇÃO DE EFICÁCIA À LUZ DO REGIME DE COLABORAÇÃO FEDERATIVA  
O TUTOR NO CONTEXTO DA EAD: REFLEXÃO TENSÃO ENTRE SUA COMPETÊNCIA EDUCATIVA E SEU VÍNCULO DE TRABALHO  [VERSÃO INGLÊS]
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.  
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ACESSO A INFORMAÇÕES PARA A GESTÃO DE NEGÓCIOS  
O USO DO FACEBOOK COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES  
O USO DO FACEBOOK COMO UM OBJETO EDUCACIONAL PARA AJUDAR ALUNOS EM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL COMO TAMBÉM DA GEOMETRIA ANALÍTICA EM DIFERENTES LOCALIDADES.  
O USO DO TABLET EDUCACIONAL E NOVOS MODOS DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO  
OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HEPATITES VIRAIS B E C: AVALIAÇÃO DO PÚBLICO ALVO  
OFICINA CÂMERA EM AÇÃO - FERRAMENTA DIDÁTICA DE ORIENTAÇÃO NA PRODUÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL DOS CURSOS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO  
ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EAD NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO  
OS CURSOS DE ENGENHARIA NA MODALIDADE EAD: PROPOSTA DE CURSOS NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO, PRODUÇÃO E ELÉTRICA  
PAPEL DO DESIGNER INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA CULTURA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS EM LARGA ESCALA: A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ  
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES  [VERSÃO INGLÊS]
PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE O USO DOS SMARTPHONES EM PROL DA APRENDIZAGEM  
PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - EAD  
PERFIL DOS PARTICIPANTES DOS CURSOS A DISTÂNCIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS: QUEM SÃO? ONDE ESTÃO?  
PESQUISA NARRATIVA E PESQUISA-AÇÃO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM  
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: DEBATES, PESQUISA E PROPOSTAS  
PLANEJANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA COM A FERRAMENTA WIKI  
PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E DE APRENDIZAGEM  
PORTAL ATIVA E-TEC: ESPAÇO PARA CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE DESIGN INSTRUCIONAL PARA UM CURSO AUTOINSTRUCIONAL - EXPERIÊNCIA DA UNASUS/UFMA  [VERSÃO INGLÊS]
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E ESTUDO PARA REUTILIZAR OBJETOS DE APRENDIZAGEM BUSCANDO POR COMPETÊNCIA  
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA A MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DOS MATERIAIS PRODUZIDOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO **********************  
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS EAD: OS DESAFIOS DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA PRODUÇÃO DE CURSOS EAD EM LARGA ESCALA NO SENAC/SC  
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UMA ANÁLISE DO PROJETO  
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA EAD: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO SOB O OLHAR DA TEORIA AUSUBELIANA  
PROPOSTA DE SISTEMA PARA GESTÃO E ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A DISTÂNCIA  
PROPOSTA DE USO DA WEBCONFERÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO À DISTÂNCIA  
PROUCA NA BAHIA: INCLUSÃO DIGITAL EXTENSIVO À FAMÍLIA DO ESTUDANTE  [VERSÃO INGLÊS]
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFESSORES TUTORES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE EDUCAÇÃO  
RECONFIGURAÇÃO DO MOODLE DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT - PR COM ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL  
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA EXPERIÊNCIA EM GESTÃO DO CONHECIMENTO DO PORTAL EAD/STJ  
REFLEXÃO ENTRE APRENDIZAGEM CONVENCIONAL E APRENDIZAGEM MEDIADA  [VERSÃO INGLÊS]
REFLEXÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO PERSONALIZADO EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO NA MODALIDADE B-LEARNING.  
RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR  
RELATO DE UM ESTUDO DE CASO: ANALISANDO AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS POR MEIO DE SOCIOGRAMAS  
REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA  
SALA DE AULA AMPLIADA: ALÉM DOS LIMITES ESPAÇO-TEMPORAIS ESCOLARES  
SE EU FOSSE MINISTRO DA EDUCAÇÃO, EU FARIA O SEGUINTE A PROPÓSITO DA EAD: ESTABELECERIA CRITÉRIOS PARA O FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA VIA FIES.  
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS ACADÊMICOS INTEGRADO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SAV / MOODLE  
SISTEMA TUTORIAL UM DESAFIO A QUALIDADE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA: DESAFIOS EDUCACIONAIS NA ERA DA CIBERCULTURA  
TAXONOMIA DE BLOOM: SUA APLICAÇÃO NO BLENDED LEARNING  
TCC NA EAD: PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO E DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR  
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS  
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: SIMULAÇÃO DO IMPULSO NERVOSO  
TERCEIRA IDADE NA EAD: UMA PROPOSTA PARA AS INSTITUIÇÕES  
TIPOS DE LIDERANÇA ADOTADOS POR GESTORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
TUTORIA NA EAD: NOVA PRÁTICA EDUCATIVA  [VERSÃO INGLÊS]
UM OLHAR INTERDISCIPLINAR PELO DESIGN INSTRUCIONAL NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: BENCHMARKING  
UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
UMA PERSPECTIVA DO USO DO BLENDED LEARNING NAS ENGENHARIAS DO EAD  
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO CUMPRIMENTO DAS METAS DO PNE 2014-2024: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES  
USO DE VIDEOAULAS PARA ORIENTAÇÃO DE AULAS-PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NO CICLO BÁSICO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE.  
USO EDUCACIONAL DAS TDIC: POR QUE É TÃO FRACO?  
UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR  [VERSÃO INGLÊS]
VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE ABORDAGEM METODOLÓGICA  [VERSÃO INGLÊS]
VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO (UEMANET)  
WEB INVERTIDA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE METODOLOGIAS DE ENSINO ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.  
WEBCONFERÊNCIA: ASSEGURANDO A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DO SPC BRASIL  [VERSÃO INGLÊS]