[ÍNDICE]

TIPO: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (IC)
A AÇÃO DO ALUNO/PROFESSOR DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA À METODOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00141 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00141  
A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MEDICINA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00022 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00022  
A APLICAÇÃO DO DESIGN INSTRUCIONAL NOS CURSOS A DISTÂNCIA DA ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA INTERFACE COM A EQUIPE INTERDISCIPLINAR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00097 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00097  
A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM DIALÓGICA INSTRUCIONAL: DA TEORIA EDUCACIONAL À PRATICA NA ELABORAÇÃO DOS CURSOS AUTOINSTRUCIONAIS DA ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00192 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00192  
A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO A DISTANCIA PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA (EC) E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA “INSTITUIÇÃO FINANCEIRA” RUMO AO SUCESSO PROFISSIONAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00142 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00142  
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS PARA A QUALIDADE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00075 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00075  
A EDUCAÇÃO CONTINUADA COMO COMMODITY - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00270 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00270  
A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO À DISTÂNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00088 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00088  
A EXPANSÃO DA EAD NO BRASIL E O TRABALHO DE TUTORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00189 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00189  
A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISTÂNCIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00194 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00194  
A FUNÇÃO DO TUTOR NO CURSO DE EJA EAD SEMIPRESENCIAL NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL PÚBLICO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00169 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00169  
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO PROCESSO DE APRENDIZADO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00137 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00137  
A IMPORTÂNCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00306 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00306  
A INFORMATIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE INCORPORADA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00021 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00021  
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00159 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00159  
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00104 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00104  
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00251 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00251  
AMBIENTES VIRTUAIS ACESSÍVEIS SOB A PERSPECTIVA DE USUÁRIOS COM LIMITAÇÃO VISUAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00266 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00266  
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00168 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00168  
ANÁLISE DE MODELOS DE NEGÓCIOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PANORAMA ATUAL E TENDÊNCIAS. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00286 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00286  
ANÁLISE DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO A PARTIR DE CONFIGURAÇÕES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM POR PROFESSORES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00210 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00210  
APRIMORAMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EAD: UMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS EM EDUCOMUNICAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00018 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00018  
AS BARREIRAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VALIDAÇÃO E RECONHECIMENTO – VENCENDO PRECONCEITOS PARA A MELHORIA DO ENSINO A DISTÂNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00092 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00092  
AS CAUSAS DA EVASÃO E A RELAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORTALEZA-CE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00098 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00098  
AS MOTIVAÇÕES DO TUTOR (EAD): CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/UFAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00017 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00017  
AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E A ESTRATÉGIA: COMO A EAD PODE AUXILIAR NESTA RELAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00271 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00271  
ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO DE QUEM PRODUZ - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00214 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00214  
AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE CAPACITAÇÃO DO NUTEAD/UEPG: SOB A PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00238 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00238  
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00127 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00127  
AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS NA EAD: CONSIDERAÇÕES PARA PROJETOS INSTRUCIONAIS E GRÁFICOS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00211 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00211  
AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS INSTITUCIONAIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00182 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00182  
CAMINHOS PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00116 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00116  
CIBERMÍDIAS E CIBERESPAÇOS PARA CIBERCÉREBROS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00090 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00090  
CINCO COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DO EDUCADOR DO ENSINO SUPERIOR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00150 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00150  
COACHING EDUCACIONAL - UMA NOVA FORMA DE TUTORIA EM EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00057 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00057  
CORDIALIDADE E POLIDEZ NA TUTORIA EM EAD: UM ESTUDO SOBRE O HABITUS DE GÊNERO NAS MENSAGENS ON LINE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00028 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00028  
CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA RÉGUA DE ATIVIDADES PARA GESTÃO DE CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00279 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00279  
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E O PAPEL DO TUTOR NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM FÓRUNS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00071 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00071  
CURSO DE HISTÓRIA/EAD E A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM - MOBILE-LEARNING DA UAB/UNEB/UNEAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00324 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00324  
DEFENSORES DE MINÉRVIA: ANÁLISE DA PRÉ-PRODUÇÃO DE UM JOGO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00265 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00265  
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00197 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00197  
DOCÊNCIA ONLINE: FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00221 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00221  
DOCÊNCIA ONLINE: PRECARIZAÇÃO DOCENTE VIA “BOLSISMO REMUNERATÓRIO” - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00173 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00173  
EAD E A QUALIDADE DO MATERIAL DIDÁTICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DE CONTEÚDO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00044 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00044  
EAD E NOVAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA DAS TICS NA EVASÃO DOS ALUNOS NA MODALIDADE EAD DO IFAC - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00188 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00188  
EAD: UMA ANÁLISE DO MODELO DO SENAI DA BAHIA A PARTIR DE CONCEPÇÕES MODIFICADORAS DE OTTO PETERS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00225 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00225  
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE POSITIVA QUE FOMENTA A CRÍTICA CONSTRUTIVA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00007 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00007  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE PADRÕES PARA A REALIZAÇÃO DA AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00119 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00119  
EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO DE DIREITO: A EAD COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL AO ENSINO SUPERIOR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00115 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00115  
EDUCAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A E-ESTÔNIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00263 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00263  
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00107 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00107  
ENSINO DE HISTÓRIA E JOGOS DIGITAIS: EXPERIÊNCIA COM ROLE-PLAYING GAME (RPG) PARA O ENSINO ONLINE DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00234 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00234  
ESTRATÉGIA DE INTERAÇÃO/INTERVENÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA EM AUTONARRATIVAS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE CURSOS EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00204 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00204  
ESTUDO ANALÍTICO DA TRAJETÓRIA FORMATIVA DE PROFISSIONAIS DE RÁDIO, TV E INTERNET FRENTE ÀS DEMANDAS DA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00301 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00301  
ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM UMA TURMA DE FÍSICA NO CONTEXTO DA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00267 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00267  
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO IFRO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00199 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00199  
EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE E@D NA UNOPAR DO TERRITÓRIO DE CIDADANIA DE ITAPARICA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00201 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00201  
EXTENSÃO NA EAD: O PAPEL DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00105 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00105  
FACEBOOK E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DA INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00029 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00029  
FACES DO DISCURSO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00185 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00185  
FATORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DA UNIASSELVI COMO INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00055 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00055  
FENOMENOLOGIA DAS RELAÇÕES NOS AMBIENTES VIRTUAIS_ UMA CHAVE DE LEITURA DO POTENCIAL DE EMPATIA ENTRE TUTOR-ALUNO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00203 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00203  
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: PERFIL DOS PROFISSIONAIS NA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00111 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00111  
FÓRUM P&R LV: AVALIAÇÃO FORMATIVA NÃO-LINEAR DA APRENDIZAGEM APLICADA AO LMS MOODLE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00091 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00091  
GESTÃO LOGÍSTICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DO IFRO: GERENCIAMENTO DAS INFORMAÇÕES E DOS MATERIAIS UTILIZADOS. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00224 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00224  
HABILIDADES SOCIAIS DO TUTOR VIRTUAL: ANÁLISES A APROXIMAÇÕES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00010 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00010  
IMPLANTAÇÃO DOS POLOS DE EAD NO TOCANTINS: AVALIAÇÃO PARA A QUALIDADE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00245 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00245  
IN VINO VERITAS: NOVOS DESENHOS EDUCACIONAIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00325 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00325  
JUVENTUDE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E MOBILIDADE SOCIAL? - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00289 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00289  
LEARNING ANALYTICS: REVISÃO DA LITERATURA E O ESTADO DA ARTE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00329 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00329  
MELHORIA DA QUALIDADE NA EAD COM LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DAS ENGENHARIAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00176 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00176  
METACOGNIÇÃO: CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE A METODOLOGIA DESIGN-BASED RESEARCH-DBR E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00063 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00063  
MODELO PEDAGÓGICO PARA EAD: UMA VISÃO SOBRE O USO DA TV DIGITAL INTERATIVA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00269 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00269  
NA SALA DE AULA PRESENCIAL E NA VIRTUAL: SÃO NECESSÁRIAS COMPETÊNCIAS DISTINTAS PARA O PROFESSOR? - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00045 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00045  
O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS VIRTUAIS COMO PROPOSTA PARA O APRENDIZADO INTERATIVO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00156 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00156  
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EAD UNITAU : UMA PRÁTICA EDUCATIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00207 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00207  
O FIES E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00084 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00084  
O JOGO RPG ROLE PLAY GAME DIGITAL PARA O ENSINO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA SOBRE O TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS NA BAHIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00100 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00100  
O LETRAMENTO DIGITAL E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EAD: REFLEXÕES AINDA NECESSÁRIAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00206 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00206  
O MATERIAL DIDÁTICO E SUA SIGNIFICÂNCIA NA MANUTENÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00184 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00184  
O MODELO DE NEGÓCIO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA QUESTÃO DE INOVAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00253 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00253  
O PERFIL DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO (MODALIDADE EAD) NA ÁREA AMBIENTAL: REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00198 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00198  
O POTENCIAL IMPACTO DA MINERAÇÃO DE DADOS NA MELHORA DA QUALIDADE DOS CURSOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00215 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00215  
O QUE DIZEM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS SOBRE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO? - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00268 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00268  
O SEMIPRESENCIAL: O QUE SE FAZ NECESSÁRIO? ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE AS PERSPECTIVAS DE ALUNOS INICIANTES E FINALISTAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00190 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00190  
O USO DE MÍDIA SOCIAL COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL PARA DISCIPLINA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00118 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00118  
O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00094 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00094  
ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PEDAGÓGICO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVESP - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00220 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00220  
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO A PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00205 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00205  
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS E DE NÍVEL SUPERIOR SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SALVADOR – BAHIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00006 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00006  
PERCEPÇÃO DOS DESIGNERS INSTRUCIONAIS QUANTO AO PROCESSO DE PRODUÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE VIDEOAULAS EM LARGA ESCALA NO CONSÓRCIO CEDERJ - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00241 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00241  
PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE E SUAS DIFICULDADES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA LOCALIZADA NO OESTE PAULISTA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00009 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00009  
PESQUISA SOBRE O PERFIL E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES-TUTORES DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00130 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00130  
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00093 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00093  
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISTINÇÃO ENTRE MICRO E MACRO AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00254 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00254  
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESULTADOS POSITIVOS E TENDÊNCIAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00260 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00260  
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E UM PENSAR NOVO SOBRE SUA AVALIAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00179 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00179  
QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DO PROVAB E MAIS MÉDICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00319 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00319  
RAZÕES PARA A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00326 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00326  
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E DIREITOS AUTORAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: CONFLITOS E PERSPECTIVAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00277 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00277  
REFERENCIAIS DE QUALIDADE EM GESTÃO DE EAD: ESTUDO DE CASO PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00049 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00049  
REGULAMENTAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO NA MODALIDADE EAD NO ESTADO DE SÃO PAULO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00040 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00040  
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00062 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00062  
SECRETARIA VIRTUAL: UMA PROPOSTA PARA MELHORIA NO ATENDIMENTO AO ALUNO EAD UNITAU - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00136 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00136  
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EAD : UMA TOMADA DE DECISÃO BASEADA EM UMA MODELAGEM MULTICRITÉRIO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00129 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00129  
SISTEMA DE APOIO A DECISÃO BASEADO EM MODELO INOVADOR DE RPG ONDE OS PERSONAGENS SÃO GRUPOS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00233 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00233  
TAXONOMIA DE BLOOM PARA DELINEAMENTO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00240 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00240  
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: POSSIBILIDADES DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00230 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00230  
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E INTERATIVIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA REDUZIR A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00124 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00124  
TECNOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO A DISTÂNCIA: REALIDADE VIRTUAL, REALIDADE AUMENTADA E UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO CARDBOARD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00039 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00039  
TIPOS DE LIDERANÇA ADOTADOS POR GESTORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00195 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00195  
TRADIÇÃO & INOVAÇÃO COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS NECESSÁRIAS À PRÁTICA EDUCACIONAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00005 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00005  
UM OLHAR AMPLIADO PARA A QUALIDADE: DESAFIO CONTEMPORÂNEO E MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00246 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00246  
UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00278 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00278  
UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE SABERES NA PERSPECTIVA DE NARRATIVAS TECIDAS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00171 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00171  
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO? - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00027 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00027  
UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00177 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00177  
USABILIDADE DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM UTILIZADO NA EAD DAS IES. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00244 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00244  
USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: PERCEPÇÕES DOCENTES EM UM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00151 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00151  
UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00108 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00108  
VIDEOAULA ATRELADA A OUTROS RECURSOS: REALISMO E MALEABILIDADE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00077 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00077  
VÍDEOS NO YOUTUBE SOBRE PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00187 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00187  
WHATSAPP – INIMIGO OU ALIADO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOB A ÓTICA DOS DISCENTES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00113 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00113