[ÍNDICE]

CLASSE: 1 – INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
A APRENDIZAGEM INVERTIDA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
A ARTE EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE JOGO EDUCACIONAL  
A CULTURA UNIVERSIDADE E OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS: TENDÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES  
A EVASÃO EM CURSOS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA  
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EAD: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS  
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA  [VERSÃO INGLÊS]
A PERSPECTVA DA UBIQUIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA REDE E-TEC BRASIL: UMA LEITURA DAS METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS  
A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA EM UMA DISCIPLINA ONLINE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ACESSOS À PLATAFORMA MOODLE  [VERSÃO INGLÊS]
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) SOB O OLHAR DOS BRASILEIROS.  [VERSÃO INGLÊS]
A SALA DE AULA INVERTIDA E AS MUDANÇAS CURRICULARES EM EAD  
A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE COMO POSSIBILIDADE METODOLOGICA DE APLICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
A TRAJETÓRIA DO EAD NO BRASIL E NOVAS POSSIBILIDADES PARA O DESIGN INSTRUCIONAL SOB A PERSPECTIVA COMPLEXA  
A UTILIZAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICO  
A VISÃO DOS TUTORES NA EAD DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS - UMA SUGESTÃO DE FORMAÇÃO CORPORATIVA AO SERVIÇO PÚBLICO  [VERSÃO INGLÊS]
AMPLIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DA GESTÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE BIG DATA  
ANÁLISE DE REQUISITOS PARA VIABILIDADE DA PROPOSTA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EM EAD  
ANÁLISE DO DESIGN DE INTERFACE, ASPECTOS DIDÁTICOS E RECURSOS DIGITAIS DO E-BOOK DE CARTOGRAFIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CEDERJ  [VERSÃO INGLÊS]
ANÁLISE MULTICRITÉRIAL PARA SELEÇÃO DE LOCAL PARA ABERTURA DE UM POLO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
ANDRAGOGIA E PEDAGOGIA: UMA EAD MAIS ACOLHEDORA  
APRENDER PELO ERRO - VANTAGENS DA ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  
APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA AUTÔNOMA DOS FENÔMENOS ÓPTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL  
ATORES HUMANOS NA EAD: UMA PESQUISA A PARTIR DAS METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NA REDE E-TEC BRASIL  
ATUAÇÃO DE TUTORES NA EAD: LIMITES E POSSIBILIDADES  
AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: DO CONCEITO À REALIDADE  
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA JORNADA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA EAD - JOIA  
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM CURSOS SUPERIORES À DISTÂNCIA EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO  
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A QUÍMICA DE MATERIAIS PARA ALUNOS DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO  [VERSÃO INGLÊS]
AVALIAÇÃO EM EAD: DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS?  [VERSÃO INGLÊS]
AVALIAÇÃO ONLINE FEITA POR PARES, AUTO AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO PELO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DE BLOOM  
COMUNIDADE DE PRÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NO PROJETO E-NOVA  
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO COLABORATIVO SOBRE A CONCEPÇÃO E USO DO APLICATIVO MÓVEL FUNCIONALIDADE  [VERSÃO INGLÊS]
CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EAD NO BRASIL  
CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DO PIAUÍ  
CRIANDO REDES DE SIGNIFICAÇÕES E SABERES NO CURSO DE PEDAGOGIA: A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ENSINO QUE PROPICIE O PROTAGONISMO DOS PARTICIPANTES.  
CURSOS LIVRES A DISTÂNCIA SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS BRASILEIROS: QUE RESULTADOS ALCANÇAMOS?  
DESIGN DE INTERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO  
DESIGN INSTRUCIONAL EM CURSOS ON-LINE BASEADO EM PRÁTICAS DE GESTÃO  
DESIGN PARA EAD: METODOLOGIA RECURSIVA PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS  
DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: PESQUISA APLICADA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
DIMENSÃO COMUNICACIONAL NA EAD: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA  
DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: RELAÇÃO ENTRE EAD E APRENDIZAGEM COM ENFOQUE NO DESIGN INSTRUCIONAL  [VERSÃO INGLÊS]
DIREITO DO CONSUMIDOR NA EAD: SERVIÇOS EDUCACIONAIS SALVAGUARDADOS PELA LEI  
EAD COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL  
EAD COMO MODALIDADE FACILITADORA PARA CAPACITAÇÃO, FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS  
EAD COMO RECURSO FUNDAMENTAL PARA O ACESSO DE EDUCAÇÃO POR GRUPOS INDÍGENAS  [VERSÃO INGLÊS]
EAD NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE O IDH REGIONAL E UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UMA DISCUSSÃO SOBRE A GOVERNANCA DAS NOVAS REGULAMENTAÇÕES DE 2014.  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERFIL GERAL E SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DO CONE LESTE PAULISTA  [VERSÃO INGLÊS]
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL  
EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE UMA FORMAÇÃO DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO  
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES  
EDUCAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE CONSTITUCIONAL DO DIREITO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LIVRE INICIATIVA  
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SÃO O CAMINHO PARA A QUALIDADE?  
EDUCAÇÃO TÉCNICA E O TRABALHO NO BRASIL: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA E HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO DESSE SETOR EDUCACIONAL  [VERSÃO INGLÊS]
ENCONTROS INTERCULTURAIS NA EAD. NARRATIVAS DE VIDA DOS DIFERENTES BRASIS  
ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR A EVASÃO NA EDUAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DE UM SISTEMA DE MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS E LEARNING ANALYTICS  
ESTUDO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESCOLAS DE SANTA CATARINA  
EVASÃO DISCENTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO UAB/UFSC  
EXPERIMENTAÇÃO EM EAD: SELEÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E A CONEXÃO COM A NATUREZA DO PENSAMENTO QUÍMICO  
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO HIERARQUIZADOS PARA CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: UM (RE) PENSAR COTIDIANO  
FORMAÇÃO PROFISSIONAL VIRTUALMENTE MEDIADA EM SERVIÇO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA ULBRA EAD  
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PREPARAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA CURSOS ONLINE  
GESTÃO NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO CERFEAD/IFSC  
IMPACTOS DA EAD NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES DO CAMPO  [VERSÃO INGLÊS]
IMPORTÂNCIA DO CADERNO DE ESTUDOS PARA OS ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA  
INDICADORES DE DESEMPENHO EM EAD: UM ESTUDO DE CASO  
INOVAÇÃO E QUALIDADE COMO PRINCIPIOS PARA UMA FORMAÇÃO (LATO SENSU) DOCENTE CONTEXTUALIZADA  
INTEGRAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONLINE  
LINGUAGENS MIDIÁTICAS NOS CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA DA UNIVESP  
MEDIAÇÃO NA DOCÊNCIA ONLINE: A ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE TUTORES A DIMINUIR A DISTÂNCIA TRANSACIONAL E REDUZIR A EVASÃO DOS APRENDENTES  
METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE GESTÃO NA EAD: UM OLHAR A PARTIR DA REDE E-TEC BRASIL  
METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NA EAD: UMA PESQUISA NA INFRAESTRUTURA DA REDE E-TEC BRASIL  
MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS NA UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
MODELO PEDAGÓGICO E OPERACIONAL DAS TELEAULAS DE CURSOS SEMIPRESENCIAIS  
MODELOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  
MOOCS NA ÁREA DA SAÚDE: ORGANIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E POTENCIALIDADES.  
MOOCS: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS NO BRASIL E PORTUGAL - CONSTATAÇÕES E LIMITAÇÕES  
NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM  
NOVOS DESAFIOS PARA O EAD - UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS ENGENHARIA DA PRODUÇÃO  
O CURSO DE PEDAGOGIA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTANCIA NO BRASIL - UM ESTUDO COMPARATIVO  
O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO ENTORNO DO POLOS DE APOIO PRESENCIAL  
O EMPREGO DA VIRTUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO EM EAD  
O ENSINO À DISTÂNCIA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE  
O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, À LUZ DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA  
O IMPACTO DO TREINAMENTO NO TRABALHO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE  [VERSÃO INGLÊS]
O PAPEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA  
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) E A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM  [VERSÃO INGLÊS]
O PROFESSOR AUTOR: SABERES E EXPERIÊNCIAS NECESSÁRIOS NA MODALIDADE EAD  
O TUTOR NO CONTEXTO DA EAD: REFLEXÃO TENSÃO ENTRE SUA COMPETÊNCIA EDUCATIVA E SEU VÍNCULO DE TRABALHO  [VERSÃO INGLÊS]
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.  
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ACESSO A INFORMAÇÕES PARA A GESTÃO DE NEGÓCIOS  
O USO DO TABLET EDUCACIONAL E NOVOS MODOS DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO  
OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HEPATITES VIRAIS B E C: AVALIAÇÃO DO PÚBLICO ALVO  
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES  [VERSÃO INGLÊS]
PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE O USO DOS SMARTPHONES EM PROL DA APRENDIZAGEM  
PERFIL DOS PARTICIPANTES DOS CURSOS A DISTÂNCIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS: QUEM SÃO? ONDE ESTÃO?  
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: DEBATES, PESQUISA E PROPOSTAS  
PLANEJANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA COM A FERRAMENTA WIKI  
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA EAD: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO SOB O OLHAR DA TEORIA AUSUBELIANA  
PROUCA NA BAHIA: INCLUSÃO DIGITAL EXTENSIVO À FAMÍLIA DO ESTUDANTE  [VERSÃO INGLÊS]
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFESSORES TUTORES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE EDUCAÇÃO  
RECONFIGURAÇÃO DO MOODLE DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT - PR COM ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL  
REFLEXÃO ENTRE APRENDIZAGEM CONVENCIONAL E APRENDIZAGEM MEDIADA  [VERSÃO INGLÊS]
REFLEXÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO PERSONALIZADO EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO NA MODALIDADE B-LEARNING.  
RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR  
REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA  
SALA DE AULA AMPLIADA: ALÉM DOS LIMITES ESPAÇO-TEMPORAIS ESCOLARES  
SE EU FOSSE MINISTRO DA EDUCAÇÃO, EU FARIA O SEGUINTE A PROPÓSITO DA EAD: ESTABELECERIA CRITÉRIOS PARA O FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA VIA FIES.  
SISTEMA TUTORIAL UM DESAFIO A QUALIDADE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA: DESAFIOS EDUCACIONAIS NA ERA DA CIBERCULTURA  
TAXONOMIA DE BLOOM: SUA APLICAÇÃO NO BLENDED LEARNING  
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS  
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: SIMULAÇÃO DO IMPULSO NERVOSO  
TERCEIRA IDADE NA EAD: UMA PROPOSTA PARA AS INSTITUIÇÕES  
TIPOS DE LIDERANÇA ADOTADOS POR GESTORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
TUTORIA NA EAD: NOVA PRÁTICA EDUCATIVA  [VERSÃO INGLÊS]
UM OLHAR INTERDISCIPLINAR PELO DESIGN INSTRUCIONAL NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: BENCHMARKING  
USO DE VIDEOAULAS PARA ORIENTAÇÃO DE AULAS-PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NO CICLO BÁSICO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE.  
USO EDUCACIONAL DAS TDIC: POR QUE É TÃO FRACO?  
VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE ABORDAGEM METODOLÓGICA  [VERSÃO INGLÊS]