[ÍNDICE]

SETOR: 3 - EDUCAÇÃO SUPERIOR
A APRENDIZAGEM INVERTIDA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
A ARTE EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE JOGO EDUCACIONAL  
A CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DA UNIASSELVI  
A CULTURA UNIVERSIDADE E OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS: TENDÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES  
A EFETIVIDADE DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE DISCENTES DE LETRAS: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA EM CORPUS  
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EAD: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS  
A IMPLEMENTAÇÃO DA UAB NA CIDADE DE SÃO PAULO COMO POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR  
A IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EAD NO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS (ISEPRO): DISCUSSÕES ACERCA DO MODELO DE EAD  
A PERSPECTVA DA UBIQUIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR MEIO DE SOFTWARES GRATUITOS: EXPRESSANDO CONCEITOS BIOLÓGICOS DE FORMA LÚDICA  [VERSÃO INGLÊS]
A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA EM UMA DISCIPLINA ONLINE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ACESSOS À PLATAFORMA MOODLE  [VERSÃO INGLÊS]
A SALA DE AULA INVERTIDA E AS MUDANÇAS CURRICULARES EM EAD  
A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE COMO POSSIBILIDADE METODOLOGICA DE APLICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
A TRAJETÓRIA DO EAD NO BRASIL E NOVAS POSSIBILIDADES PARA O DESIGN INSTRUCIONAL SOB A PERSPECTIVA COMPLEXA  
AÇÕES EXTENSIONISTAS NA EAD  
ACOMPANHAMENTO DE CURSOS ON-LINE APOIADO POR AGENTES INTELIGENTES  
ADOÇÃO DA METODOLOGIA ÁRVORE DE PROBLEMAS EM PROJETOS DE INTERVENCÃO: TCC DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNA-SUS/UNIFESP  
AJUSTES EM DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL A PARTIR DA ANÁLISE DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM ANOS ANTERIORES  
AMPLIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DA GESTÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE BIG DATA  
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS TECNÓLOGOS PRESENCIAIS, DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CASCAVEL, QUANTO A INCLUSÃO DE DISCIPLINAS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA.  
ANÁLISE DE REQUISITOS PARA VIABILIDADE DA PROPOSTA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EM EAD  
ANÁLISE DO DESIGN DE INTERFACE, ASPECTOS DIDÁTICOS E RECURSOS DIGITAIS DO E-BOOK DE CARTOGRAFIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CEDERJ  [VERSÃO INGLÊS]
ANDRAGOGIA E PEDAGOGIA: UMA EAD MAIS ACOLHEDORA  
APLICAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO PARA CADASTRO E CONTROLE DE INFORMAÇÕES DE NOVOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
APRENDER PELO ERRO - VANTAGENS DA ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  
ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO PARA LICENCIATURAS: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DOS CURSOS DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EAD  
ATUAÇÃO DE TUTORES NA EAD: LIMITES E POSSIBILIDADES  
AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: DO CONCEITO À REALIDADE  
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA JORNADA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA EAD - JOIA  
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM CURSOS SUPERIORES À DISTÂNCIA EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO  
AVALIAÇÃO EM EAD: DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS?  [VERSÃO INGLÊS]
AVALIAÇÃO ONLINE FEITA POR PARES, AUTO AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO PELO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DE BLOOM  
BLENDED LEARNING: VIRTUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR  
COMUNIDADES DE PRÁTICA: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE APOIO À CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TUTORES  [VERSÃO INGLÊS]
CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EAD NO BRASIL  
CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DO PIAUÍ  
CRIANDO REDES DE SIGNIFICAÇÕES E SABERES NO CURSO DE PEDAGOGIA: A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ENSINO QUE PROPICIE O PROTAGONISMO DOS PARTICIPANTES.  
DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
DESIGN DE INTERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO  
DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: PESQUISA APLICADA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
DIÁRIOS DE BORDO NA AVALIAÇÃO EM EAD  
DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: RELAÇÃO ENTRE EAD E APRENDIZAGEM COM ENFOQUE NO DESIGN INSTRUCIONAL  [VERSÃO INGLÊS]
DIREITO DO CONSUMIDOR NA EAD: SERVIÇOS EDUCACIONAIS SALVAGUARDADOS PELA LEI  
EAD COMO RECURSO FUNDAMENTAL PARA O ACESSO DE EDUCAÇÃO POR GRUPOS INDÍGENAS  [VERSÃO INGLÊS]
EAD DE DENTRO PARA FORA: O APROVEITAMENTO E INTEGRAÇÃO DOS DOCENTES PRESENCIAIS COMO FORMA DE MELHORAR O ENVOLVIMENTO E ENFRENTAR OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.  
EAD NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE O IDH REGIONAL E UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE  
ECATHS COMO FERRAMENTA PARA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UMA DISCUSSÃO SOBRE A GOVERNANCA DAS NOVAS REGULAMENTAÇÕES DE 2014.  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERFIL GERAL E SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DO CONE LESTE PAULISTA  [VERSÃO INGLÊS]
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL  
EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE UMA FORMAÇÃO DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO  
EDUCAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE CONSTITUCIONAL DO DIREITO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LIVRE INICIATIVA  
EDUCAÇÃO PERMANENTE E O ENSINO À DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE COM FOCO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA  
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SÃO O CAMINHO PARA A QUALIDADE?  
ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO APLICADA - DO PRESENCIAL PARA DISTÂNCIA  
ENCONTROS INTERCULTURAIS NA EAD. NARRATIVAS DE VIDA DOS DIFERENTES BRASIS  
ENSINO ON-LINE ATRAVÉS DO DISCURSO DIGITAL NO TWITTER  
EQUIPE DE MONITORIA: ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO ONLINE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UEMA  
ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR A EVASÃO NA EDUAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DE UM SISTEMA DE MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS E LEARNING ANALYTICS  
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PREVENIR EVASÃO  
EVASÃO DISCENTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO UAB/UFSC  
EXPERIMENTAÇÃO EM EAD: SELEÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E A CONEXÃO COM A NATUREZA DO PENSAMENTO QUÍMICO  
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO HIERARQUIZADOS PARA CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
FORMAÇÃO DE ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO USO DO MOODLE PARA MEDIAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL.  
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: UM (RE) PENSAR COTIDIANO  
FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO: O USO DE TABLETS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE  
FORMAÇÃO PROFISSIONAL VIRTUALMENTE MEDIADA EM SERVIÇO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA ULBRA EAD  
FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE PARA A REDUÇÃO DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL  
GESTÃO DA EAD NO CONTEXTO DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL  
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PREPARAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA CURSOS ONLINE  
GESTÃO INOVADORA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - A IMPORTÂNCIA DE REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÓTICA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR  [VERSÃO INGLÊS]
IMPACTOS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA AVM FACULDADE INTEGRADA  
IMPACTOS DA EAD NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES DO CAMPO  [VERSÃO INGLÊS]
IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ÚNICO PARA AS OITO ESCOLAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS  
INDICADORES DE DESEMPENHO EM EAD: UM ESTUDO DE CASO  
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EAD: COMO ARTICULAR TEORIA E PRÁTICA - ESTUDO DE CASO DA UNIASSELVI  
JÚRI SIMULADO VIRTUAL: TRABALHANDO CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
LINGUAGENS MIDIÁTICAS NOS CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA DA UNIVESP  
MODELO DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS TUTORIAIS APLICADO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFAM NO ÂMBITO DA UAB  
MODELO DE GESTÃO PARA A EXPANSÃO DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR  
MODELO PEDAGÓGICO E OPERACIONAL DAS TELEAULAS DE CURSOS SEMIPRESENCIAIS  
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL BLACKBOARD  
MONITORIA EAD - PROJETO PILOTO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI  
MOOCS NA ÁREA DA SAÚDE: ORGANIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E POTENCIALIDADES.  
NARRATIVAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA WEB-CURRÍCULO COM ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA  [VERSÃO INGLÊS]
NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM  
NOVOS DESAFIOS PARA O EAD - UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS ENGENHARIA DA PRODUÇÃO  
O CURSO DE GESTÃO PÚBLICA DA UFSCAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DA TURMA 2013 DO POLO DE FRANCA (SP)  
O CURSO DE PEDAGOGIA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTANCIA NO BRASIL - UM ESTUDO COMPARATIVO  
O DESAFIO DA APLICAÇÃO DA DIALOGICIDADE EM QUESTÕES AVALIATIVAS PARA CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE EAD  
O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO ENTORNO DO POLOS DE APOIO PRESENCIAL  
O ENSINO À DISTÂNCIA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE  
O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, À LUZ DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA  
O PAPEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA  
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) E A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM  [VERSÃO INGLÊS]
O PROCESSO AVALIATIVO NA EAD, NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO  [VERSÃO INGLÊS]
O PROFESSOR AUTOR: SABERES E EXPERIÊNCIAS NECESSÁRIOS NA MODALIDADE EAD  
O SISTEMA UAB: UMA AVALIAÇÃO DE EFICÁCIA À LUZ DO REGIME DE COLABORAÇÃO FEDERATIVA  
O TUTOR NO CONTEXTO DA EAD: REFLEXÃO TENSÃO ENTRE SUA COMPETÊNCIA EDUCATIVA E SEU VÍNCULO DE TRABALHO  [VERSÃO INGLÊS]
O USO DO FACEBOOK COMO UM OBJETO EDUCACIONAL PARA AJUDAR ALUNOS EM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL COMO TAMBÉM DA GEOMETRIA ANALÍTICA EM DIFERENTES LOCALIDADES.  
OFICINA CÂMERA EM AÇÃO - FERRAMENTA DIDÁTICA DE ORIENTAÇÃO NA PRODUÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL DOS CURSOS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO  
OS CURSOS DE ENGENHARIA NA MODALIDADE EAD: PROPOSTA DE CURSOS NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO, PRODUÇÃO E ELÉTRICA  
PAPEL DO DESIGNER INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA CULTURA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS EM LARGA ESCALA: A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ  
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES  [VERSÃO INGLÊS]
PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE O USO DOS SMARTPHONES EM PROL DA APRENDIZAGEM  
PESQUISA NARRATIVA E PESQUISA-AÇÃO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM  
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: DEBATES, PESQUISA E PROPOSTAS  
PLANEJANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA COM A FERRAMENTA WIKI  
PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E DE APRENDIZAGEM  
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA A MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DOS MATERIAIS PRODUZIDOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO **********************  
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UMA ANÁLISE DO PROJETO  
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA EAD: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO SOB O OLHAR DA TEORIA AUSUBELIANA  
PROPOSTA DE SISTEMA PARA GESTÃO E ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A DISTÂNCIA  
PROPOSTA DE USO DA WEBCONFERÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO À DISTÂNCIA  
REFLEXÃO ENTRE APRENDIZAGEM CONVENCIONAL E APRENDIZAGEM MEDIADA  [VERSÃO INGLÊS]
REFLEXÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO PERSONALIZADO EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO NA MODALIDADE B-LEARNING.  
RELATO DE UM ESTUDO DE CASO: ANALISANDO AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS POR MEIO DE SOCIOGRAMAS  
REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA  
SE EU FOSSE MINISTRO DA EDUCAÇÃO, EU FARIA O SEGUINTE A PROPÓSITO DA EAD: ESTABELECERIA CRITÉRIOS PARA O FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA VIA FIES.  
SISTEMA TUTORIAL UM DESAFIO A QUALIDADE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
TAXONOMIA DE BLOOM: SUA APLICAÇÃO NO BLENDED LEARNING  
TCC NA EAD: PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO E DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR  
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS  
TIPOS DE LIDERANÇA ADOTADOS POR GESTORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
TUTORIA NA EAD: NOVA PRÁTICA EDUCATIVA  [VERSÃO INGLÊS]
UM OLHAR INTERDISCIPLINAR PELO DESIGN INSTRUCIONAL NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: BENCHMARKING  
UMA PERSPECTIVA DO USO DO BLENDED LEARNING NAS ENGENHARIAS DO EAD  
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO CUMPRIMENTO DAS METAS DO PNE 2014-2024: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES  
USO DE VIDEOAULAS PARA ORIENTAÇÃO DE AULAS-PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NO CICLO BÁSICO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE.  
UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR  [VERSÃO INGLÊS]
VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE ABORDAGEM METODOLÓGICA  [VERSÃO INGLÊS]
VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO (UEMANET)  
WEB INVERTIDA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE METODOLOGIAS DE ENSINO ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.