[ÍNDICE]

NATUREZA: B - DESCRIÇÃO DE PROJETO EM ANDAMENTO
A APRENDIZAGEM INVERTIDA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
A ARTE EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE JOGO EDUCACIONAL  
A CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DA UNIASSELVI  
A CULTURA UNIVERSIDADE E OS CURSOS SEMIPRESENCIAIS: TENDÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES  
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EAD: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS  
A IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DO PREPARO NO COMANDO DE OPERAÇÕES TERRESTRES, UTILIZANDO O AVA MOODLE E A GESTÃO DE PROJETOS EM SUA CONCEPÇÃO: ESTUDO DE CASO  
A IMPLEMENTAÇÃO DA UAB NA CIDADE DE SÃO PAULO COMO POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR  
A IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EAD NO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS (ISEPRO): DISCUSSÕES ACERCA DO MODELO DE EAD  
A TRAJETÓRIA DO EAD NO BRASIL E NOVAS POSSIBILIDADES PARA O DESIGN INSTRUCIONAL SOB A PERSPECTIVA COMPLEXA  
A UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS E O PROGRAMA BRASILEIRO DE PROVISÃO DE MÉDICO: CONTANDO CASO  
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EM MATEMÁTICA E FÍSICA: METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA (EJA EAD)  [VERSÃO INGLÊS]
AÇÕES EXTENSIONISTAS NA EAD  
ACOMPANHAMENTO DE CURSOS ON-LINE APOIADO POR AGENTES INTELIGENTES  
ADOÇÃO DA METODOLOGIA ÁRVORE DE PROBLEMAS EM PROJETOS DE INTERVENCÃO: TCC DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNA-SUS/UNIFESP  
AJUSTES EM DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL A PARTIR DA ANÁLISE DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM ANOS ANTERIORES  
ANÁLISE DE PERFIL E NECESSIDADES DOS ALUNOS: FATORES DETERMINANTES PARA A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA TUTORIA DA EAD SEBRAE  
ANÁLISE DO DESIGN DE INTERFACE, ASPECTOS DIDÁTICOS E RECURSOS DIGITAIS DO E-BOOK DE CARTOGRAFIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CEDERJ  [VERSÃO INGLÊS]
ANÁLISE MULTICRITÉRIAL PARA SELEÇÃO DE LOCAL PARA ABERTURA DE UM POLO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
AS TICS INTERMEDIANDO O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA  
BLENDED LEARNING: VIRTUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR  
BOOK TRAILER: TECNOLOGIA E LEITURA  
COMUNIDADES DE PRÁTICA: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE APOIO À CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TUTORES  [VERSÃO INGLÊS]
CONTEÚDO ONLINE - BANCO DE CONTEÚDOS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO SUPORTE AO ENSINO-APRENDIZAGEM  
CONTEXTUALIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS DA REDE E-TEC BRASIL NO IFSC  [VERSÃO INGLÊS]
CONTRIBUIÇÕES DA EAD PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO MÍNIMO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  
CRIANDO REDES DE SIGNIFICAÇÕES E SABERES NO CURSO DE PEDAGOGIA: A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ENSINO QUE PROPICIE O PROTAGONISMO DOS PARTICIPANTES.  
DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
DESIGN PARA EAD: METODOLOGIA RECURSIVA PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS  
EAD COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL  
EAD COMO RECURSO FUNDAMENTAL PARA O ACESSO DE EDUCAÇÃO POR GRUPOS INDÍGENAS  [VERSÃO INGLÊS]
EAD DE DENTRO PARA FORA: O APROVEITAMENTO E INTEGRAÇÃO DOS DOCENTES PRESENCIAIS COMO FORMA DE MELHORAR O ENVOLVIMENTO E ENFRENTAR OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.  
EAD PARALAPRACÁ: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, SEM DISTÂNCIA  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS CORREIOS RUMO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CORREIOS 2020  [VERSÃO INGLÊS]
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL  
EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE UMA FORMAÇÃO DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO  
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SÃO O CAMINHO PARA A QUALIDADE?  
ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO APLICADA - DO PRESENCIAL PARA DISTÂNCIA  
ENCONTROS INTERCULTURAIS NA EAD. NARRATIVAS DE VIDA DOS DIFERENTES BRASIS  
ENSINO ON-LINE ATRAVÉS DO DISCURSO DIGITAL NO TWITTER  
EQUIPE DE MONITORIA: ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO ONLINE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UEMA  
ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COLABORATIVAS EM AMBIENTES VIRTUAIS: O CURSO RAÍZES BRASILEIRAS ONLINE  
ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR A EVASÃO NA EDUAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DE UM SISTEMA DE MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS E LEARNING ANALYTICS  
ESTUDO DE CASO SOBRE A COMUNICAÇÃO DO PROJETO ÁGUA E GESTÃO: O DESAFIO DE COMUNICAR PARA A AMÉRICA LATINA  [VERSÃO INGLÊS]
EXPERIMENTAÇÃO EM EAD: SELEÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E A CONEXÃO COM A NATUREZA DO PENSAMENTO QUÍMICO  
FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO  
FERRAMENTAS E APLICATIVOS PARA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PLANO INOVADOR DE CAPACITAÇÃO - PIC - NUTEAD/UEPG  [VERSÃO INGLÊS]
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE NATAL: UMA PROPOSTA DE CURSO ONLINE DE NEUROCIÊNCIA BÁSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM  
FORMAÇÃO CONTINUADA ON LINE E A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF): FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIANDO NA DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR  [VERSÃO INGLÊS]
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: UM (RE) PENSAR COTIDIANO  
GESTÃO DA EAD NO CONTEXTO DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL  
IMPACTOS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA AVM FACULDADE INTEGRADA  
IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ÚNICO PARA AS OITO ESCOLAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS  
IMPORTÂNCIA DO CADERNO DE ESTUDOS PARA OS ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA  
INDICADORES DE DESEMPENHO EM EAD: UM ESTUDO DE CASO  
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EAD: COMO ARTICULAR TEORIA E PRÁTICA - ESTUDO DE CASO DA UNIASSELVI  
INOVAÇÃO E QUALIDADE COMO PRINCIPIOS PARA UMA FORMAÇÃO (LATO SENSU) DOCENTE CONTEXTUALIZADA  
INTEGRAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONLINE  
METODOLOGIA DE ESTRUTURAÇÃO E UNIFORMIZAÇÃO DO LEIAUTE DOS CURSOS DA ESCOLA VIRTUAL DA ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  
MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE BARREIRAS NA UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
MODELO DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS TUTORIAIS APLICADO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFAM NO ÂMBITO DA UAB  
MODELO DE GESTÃO PARA A EXPANSÃO DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR  
MODELO PEDAGÓGICO E OPERACIONAL DAS TELEAULAS DE CURSOS SEMIPRESENCIAIS  
NARRATIVAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES PARA WEB-CURRÍCULO COM ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA  [VERSÃO INGLÊS]
O DESAFIO DA APLICAÇÃO DA DIALOGICIDADE EM QUESTÕES AVALIATIVAS PARA CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE EAD  
O IMPACTO DO TREINAMENTO NO TRABALHO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE  [VERSÃO INGLÊS]
O PROCESSO AVALIATIVO NA EAD, NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO  [VERSÃO INGLÊS]
O TUTOR NO CONTEXTO DA EAD: REFLEXÃO TENSÃO ENTRE SUA COMPETÊNCIA EDUCATIVA E SEU VÍNCULO DE TRABALHO  [VERSÃO INGLÊS]
O USO DO FACEBOOK COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES  
OS CURSOS DE ENGENHARIA NA MODALIDADE EAD: PROPOSTA DE CURSOS NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO, PRODUÇÃO E ELÉTRICA  
PAPEL DO DESIGNER INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA CULTURA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS EM LARGA ESCALA: A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ  
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: DEBATES, PESQUISA E PROPOSTAS  
PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E DE APRENDIZAGEM  
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E ESTUDO PARA REUTILIZAR OBJETOS DE APRENDIZAGEM BUSCANDO POR COMPETÊNCIA  
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS EAD: OS DESAFIOS DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA PRODUÇÃO DE CURSOS EAD EM LARGA ESCALA NO SENAC/SC  
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UMA ANÁLISE DO PROJETO  
PROPOSTA DE SISTEMA PARA GESTÃO E ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A DISTÂNCIA  
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA EXPERIÊNCIA EM GESTÃO DO CONHECIMENTO DO PORTAL EAD/STJ  
REFLEXÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO PERSONALIZADO EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO NA MODALIDADE B-LEARNING.  
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS ACADÊMICOS INTEGRADO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SAV / MOODLE  
SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA: DESAFIOS EDUCACIONAIS NA ERA DA CIBERCULTURA  
TCC NA EAD: PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO E DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR  
TERCEIRA IDADE NA EAD: UMA PROPOSTA PARA AS INSTITUIÇÕES  
UM OLHAR INTERDISCIPLINAR PELO DESIGN INSTRUCIONAL NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: BENCHMARKING  
UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO CUMPRIMENTO DAS METAS DO PNE 2014-2024: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES  
UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR  [VERSÃO INGLÊS]
VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE ABORDAGEM METODOLÓGICA  [VERSÃO INGLÊS]