| TITLE | 
| A AÇÃO DO ALUNO/PROFESSOR DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA À METODOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00141 | 
| A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MEDICINA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00022 | 
| A APLICAÇÃO DO DESIGN INSTRUCIONAL NOS CURSOS A DISTÂNCIA DA ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA INTERFACE COM A EQUIPE INTERDISCIPLINAR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00097 | 
| A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM DIALÓGICA INSTRUCIONAL: DA TEORIA EDUCACIONAL À PRATICA NA ELABORAÇÃO DOS CURSOS AUTOINSTRUCIONAIS DA ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00192 | 
| A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO A DISTANCIA PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA (EC) E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA “INSTITUIÇÃO FINANCEIRA” RUMO AO SUCESSO PROFISSIONAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00142 | 
| A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS NO ARES E SEU IMPACTO NA QUALIDADE DA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00323 | 
| A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00290 | 
| A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: CURSO AUTOINSTRUCIONAL DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00309 | 
| A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENFRENTAMENTO DO ZIKA VÍRUS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00311 | 
| A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS PARA A QUALIDADE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00075 | 
| A EDUCAÇÃO CONTINUADA COMO COMMODITY - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00270 | 
| A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO À DISTÂNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00088 | 
| A EXPANSÃO DA EAD NO BRASIL E O TRABALHO DE TUTORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00189 | 
| A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE UM NÚCLEO DE ESTÁGIOS EAD: ARTICULAÇÃO DE QUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00305 | 
| A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00131 | 
| A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA: UMA EXPERIENCIA NA CIDADE DE GUARULHOS/SP  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00056 | 
| A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISTÂNCIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00194 | 
| A FUNÇÃO DO TUTOR NO CURSO DE EJA EAD SEMIPRESENCIAL NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL PÚBLICO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00169 | 
| A IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE EAD EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PEQUENO PORTE: UMA EXPERIÊNCIA COM APLICATIVOS DO GOOGLE. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00109 | 
| A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA TRANSMISSÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE ALUNO DE EAD NA ÁREA DA SAÚDE: USO APLICADO NA ELABORAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00317 | 
| A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO PROCESSO DE APRENDIZADO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00137 | 
| A IMPORTÂNCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00306 | 
| A INFORMATIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE INCORPORADA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00021 | 
| A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFBA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00183 | 
| A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00159 | 
| A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAC CEARÁ - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00164 | 
| A OFERTA DE UM MODELO FLEXÍVEL PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00175 | 
| A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00104 | 
| A PRODUÇÃO DE ROTEIROS DE AULA COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00110 | 
| A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS BLOGUES DE MODA POR MEIO DE DESIGN INSTRUCIONAL FECHADO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00281 | 
| A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00251 | 
| A TECNOLOGIA NO NOVO TEMPO DE ENSINAR E DE APRENDER - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00162 | 
| A TERCEIRA IDADE NA EJA: O IDOSO E A TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00174 | 
| ADOÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MENTORIA FISHBOWL EM PROJETOS INTEGRADORES EM CURSO DE GRADUAÇÃO  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00237 | 
| AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00316 | 
| AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO SESC SP - Á LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00061 | 
| AMBIENTES VIRTUAIS ACESSÍVEIS SOB A PERSPECTIVA DE USUÁRIOS COM LIMITAÇÃO VISUAL  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00266 | 
| ANÁLISE COMPARATIVA DE INTERAÇÕES DISCURSIVAS NAS APLICAÇÕES MOODLE E WHATSAPP - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00249 | 
| ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00168 | 
| ANÁLISE DE MODELOS DE NEGÓCIOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PANORAMA ATUAL E TENDÊNCIAS. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00286 | 
| ANÁLISE DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO A PARTIR DE CONFIGURAÇÕES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM POR PROFESSORES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00210 | 
| APRIMORAMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EAD: UMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS EM EDUCOMUNICAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00018 | 
| AS BARREIRAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VALIDAÇÃO E RECONHECIMENTO – VENCENDO PRECONCEITOS PARA A MELHORIA DO ENSINO A DISTÂNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00092 | 
| AS CAUSAS DA EVASÃO E A RELAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORTALEZA-CE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00098 | 
| AS MOTIVAÇÕES DO TUTOR (EAD): CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/UFAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00017 | 
| AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E A ESTRATÉGIA: COMO A EAD PODE AUXILIAR NESTA RELAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00271 | 
| ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO DE QUEM PRODUZ - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00214 | 
| AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: NOVAS CONSTRUÇÕES DE TERRITÓRIOS PARA A APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00170 | 
| AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE CAPACITAÇÃO DO NUTEAD/UEPG: SOB A PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00238 | 
| AVALIAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS ONLINE COM FOCO NA APRENDIZAGEM E NA PROPOSIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00248 | 
| AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EAD UNITAU: CONSTRUINDO UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00127 | 
| AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS NA EAD: CONSIDERAÇÕES PARA PROJETOS INSTRUCIONAIS E GRÁFICOS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00211 | 
| AVALIAÇÃO DE REAÇÃO EM DESIGN INSTRUCIONAL: ANÁLISE DE UM CURSO ONLINE SOB A ÓTICA DOS ALUNOS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00239 | 
| AVALIAÇÃO E EFEITO RETROATIVO NO ENSINO SUPERIOR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00242 | 
| AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS INSTITUCIONAIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00182 | 
| AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NA EAD - SISTEMA BALIZADOR ENTRE AÇÕES PEDAGÓGICAS E RESULTADOS AVALIATIVOS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00181 | 
| AVAS21 – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O SÉCULO 21. CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00303 | 
| BIOLOGIA, LUZ, CÂMERA E AÇÃO! AMPLIANDO A SALA DE AULA COM O USO DO RECURSO TECNOLÓGICO AULA EXTERNA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00154 | 
| BLENDED LEARNING NA PRÁTICA: USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COMO O BMG CANVAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00080 | 
| CAMINHOS PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00116 | 
| CIBERMÍDIAS E CIBERESPAÇOS PARA CIBERCÉREBROS  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00090 | 
| CICLO DE VIDA DA TUTORIA: CONTRIBUIÇÕES DA COMUNIDADE DE INQUIRIÇÃO PARA A QUALIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00307 | 
| CINCO COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DO EDUCADOR DO ENSINO SUPERIOR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00150 | 
| COACHING EDUCACIONAL - UMA NOVA FORMA DE TUTORIA EM EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00057 | 
| CONCEITO IMAGÉTICO APLICADO AOS CURSOS VIRTUAIS DO CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO INSS - CFAI - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00035 | 
| CONSTRUÇÃO REVERSA E MAPEAMENTO DE AÇÕES PARA CURSO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA PARA AGENTES DE SAÚDE E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00315 | 
| CONTEXTUALIZAÇÃO DA GEOMETRIA ANALÍTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00298 | 
| CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA SOCIEDADE: PRIMEIRA EXPERIENCIA DO CURSO DE ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI NO PROGRAMA UNIEDU. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00193 | 
| CORDIALIDADE E POLIDEZ NA TUTORIA EM EAD: UM ESTUDO SOBRE O HABITUS DE GÊNERO NAS MENSAGENS ON LINE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00028 | 
| CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA RÉGUA DE ATIVIDADES PARA GESTÃO DE CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00279 | 
| CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E O PAPEL DO TUTOR NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM FÓRUNS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00071 | 
| CURSO DE HISTÓRIA/EAD E A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM - MOBILE-LEARNING DA UAB/UNEB/UNEAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00324 | 
| CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA PARA BRASILEIROS NO EXTERIOR: A EXPERIÊNCIA DO SENAC EAD NO JAPÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00216 | 
| DEFENSORES DE MINÉRVIA: ANÁLISE DA PRÉ-PRODUÇÃO DE UM JOGO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00265 | 
| DESAFIOS DA EAD COMO FERRAMENTA À QUALIFICAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS DE 2016 - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00034 | 
| DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM EAD  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00197 | 
| DESAFIOS DO GERENCIAMENTO E DA LOGÍSTICA DAS AVALIAÇÕES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD, NO CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL: REFLEXÕES E AVERIGUAÇÕES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00125 | 
| DESAFIOS E INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL PARA EAD: O MODELO ADOTADO PELA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00065 | 
| DESENVOLVIMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA O MEIO RURAL: O PERFIL DOS PARTICIPANTES DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR) - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00052 | 
| DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00293 | 
| DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E ACADÊMICA DE UM PROGRAMA DE CURSOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00308 | 
| DISCUTINDO A NECESSIDADE DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ANGOLA SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00227 | 
| DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PERCEPÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA PELA WEBCONFERÊNCIA - doi101.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00186 | 
| DOCÊNCIA ONLINE: FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00221 | 
| DOCÊNCIA ONLINE: PRECARIZAÇÃO DOCENTE VIA “BOLSISMO REMUNERATÓRIO” - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00173 | 
| EAD E A QUALIDADE DO MATERIAL DIDÁTICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DE CONTEÚDO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00044 | 
| EAD E NOVAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA DAS TICS NA EVASÃO DOS ALUNOS NA MODALIDADE EAD DO IFAC - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00188 | 
| EAD EM LARGA ESCALA: PROPONDO ESTRATÉGIAS E VENCENDO DESAFIOS DA EVASÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00229 | 
| EAD NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO - DESENVOLVIMENTO E EXPECTATIVAS EMERGENTES: ESTRUTURA IDEALIZADA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00074 | 
| EAD PARA O ASSEIO E CONSERVAÇÃO: OUSADIA? - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00053 | 
| EAD: UMA ANÁLISE DO MODELO DO SENAI DA BAHIA A PARTIR DE CONCEPÇÕES MODIFICADORAS DE OTTO PETERS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00225 | 
| EDUC@R PARA A CONTEMPORANEIDADE - FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE DE PROFESSORES PARA PROFESSORES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00085 | 
| EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE POSITIVA QUE FOMENTA A CRÍTICA CONSTRUTIVA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00007 | 
| EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO EXÉRCITO BRASILEIRO: O DESAFIO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO MILITAR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00284 | 
| EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE PADRÕES PARA A REALIZAÇÃO DA AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00119 | 
| EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO DE DIREITO: A EAD COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL AO ENSINO SUPERIOR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00115 | 
| EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO INSTRUMENTO PARA MITIGAR RISCOS OPERACIONAIS EM SEGURADORAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00043 | 
| EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA: CONEXÃO POSSÍVEL  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00196 | 
| EDUCAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A E-ESTÔNIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00263 | 
| EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00107 | 
| EDUCAÇÃO, CULTURA, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00208 | 
| EJA EAD SEMIPRESENCIAL NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL PÚBLICO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00050 | 
| ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00122 | 
| ENSINO DE CIÊNCIAS E A DEFICIÊNCIA VISUAL.UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ESTUDO DO CORPO HUMANO. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00099 | 
| ENSINO DE HISTÓRIA E JOGOS DIGITAIS: EXPERIÊNCIA COM ROLE-PLAYING GAME (RPG) PARA O ENSINO ONLINE DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00234 | 
| ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NARRATIVA DOCENTE SOBRE ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA PERSPECTIVA DA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00047 | 
| ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ONLINE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00134 | 
| ESTRATÉGIA DE INTERAÇÃO/INTERVENÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA EM AUTONARRATIVAS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE CURSOS EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00204 | 
| ESTRATÉGIAS TRANSMIDIÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO CURSO DE DOENÇA DE PARKINSON PARA MÉDICOS NÃO NEUROLOGISTAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00272 | 
| ESTUDO ANALÍTICO DA TRAJETÓRIA FORMATIVA DE PROFISSIONAIS DE RÁDIO, TV E INTERNET FRENTE ÀS DEMANDAS DA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00301 | 
| ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM UMA TURMA DE FÍSICA NO CONTEXTO DA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00267 | 
| ÉTICA, CONTROLE SOCIAL E A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA SERVIDORES PÚBLICOS E CONSELHEIROS ESCOLARES DO ESTADO DO CEARÁ - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00191 | 
| EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO IFRO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00199 | 
| EXPEDIÇÃO STJ: EXPERIÊNCIA DE GAMIFICAÇÃO EM CURSO DE AMBIENTAÇÃO ONLINE PARA NOVOS SERVIDORES DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ) - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00106 | 
| EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE E@D NA UNOPAR DO TERRITÓRIO DE CIDADANIA DE ITAPARICA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00201 | 
| EXTENSÃO NA EAD: O PAPEL DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00105 | 
| FACEBOOK E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DA INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00029 | 
| FACES DO DISCURSO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00185 | 
| FATORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DA UNIASSELVI COMO INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00055 | 
| FENOMENOLOGIA DAS RELAÇÕES NOS AMBIENTES VIRTUAIS_ UMA CHAVE DE LEITURA DO POTENCIAL DE EMPATIA ENTRE TUTOR-ALUNO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00203 | 
| FORMAÇÃO BÁSICA DE TUTORES PARA ENSINO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00089 | 
| FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00231 | 
| FORMAÇÃO DE ALUNAS DO CURSO PEDAGOGIA NO USO DO MOODLE PARA MEDIAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00041 | 
| FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: PERFIL DOS PROFISSIONAIS NA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00111 | 
| FÓRUM P&R LV: AVALIAÇÃO FORMATIVA NÃO-LINEAR DA APRENDIZAGEM APLICADA AO LMS MOODLE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00091 | 
| GAMEFICAÇÃO – JOGOS EDUCACIONAIS NARRATIVAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00020 | 
| GESTÃO LOGÍSTICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DO IFRO: GERENCIAMENTO DAS INFORMAÇÕES E DOS MATERIAIS UTILIZADOS. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00224 | 
| GESTÃO NA ELABORAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00200 | 
| HABILIDADES SOCIAIS DO TUTOR VIRTUAL: ANÁLISES A APROXIMAÇÕES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00010 | 
| HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00082 | 
| IMPLANTAÇÃO DOS POLOS DE EAD NO TOCANTINS: AVALIAÇÃO PARA A QUALIDADE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00245 | 
| IN VINO VERITAS: NOVOS DESENHOS EDUCACIONAIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00325 | 
| INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00212 | 
| INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00153 | 
| INDICADORES PARA O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NA INTERNAÇÃO DOMICILIAR - EXPERIÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00314 | 
| INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES TUTORES NA EVASÃO DOS CURSOS A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00327 | 
| INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE FÓRUNS DE APRESENTAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00070 | 
| INTERAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E OS IMPACTOS NA SATISFAÇÃO E NA EVASÃO DO ALUNO – EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00046 | 
| INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00060 | 
| JOGO ROLE PLAYING GAME ( RPG) DIGITAL PARA FORMAÇÃO EM TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE EAD INFORMAL E VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA SOCIAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00287 | 
| JUVENTUDE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E MOBILIDADE SOCIAL? - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00289 | 
| LEARNING ANALYTICS: REVISÃO DA LITERATURA E O ESTADO DA ARTE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00329 | 
| MELHORIA DA QUALIDADE NA EAD COM LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DAS ENGENHARIAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00176 | 
| MENTORING: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAIS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00235 | 
| METACOGNIÇÃO: CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE A METODOLOGIA DESIGN-BASED RESEARCH-DBR E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00063 | 
| MODELO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NO ENSINO A DISTÂNCIA DA UNIASSELVI. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00066 | 
| MODELO DE APOIO PARA DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO TÉCNICAS DE RPG - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00126 | 
| MODELO PEDAGÓGICO PARA EAD: UMA VISÃO SOBRE O USO DA TV DIGITAL INTERATIVA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00269 | 
| MOODLE E MAILCHIMP: CONVERGÊNCIA DE AÇÕES PARA APLICABILIDADE NA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00320 | 
| MULTIMEIOS DIDÁTICOS – TURMAS DE 2013: O CANTO DOS VITORIOSOS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00143 | 
| NA SALA DE AULA PRESENCIAL E NA VIRTUAL: SÃO NECESSÁRIAS COMPETÊNCIAS DISTINTAS PARA O PROFESSOR? - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00045 | 
| NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES E DISCENTES A PARTIR DO PROCESSO DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00101 | 
| NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DO USO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00058 | 
| NOVOS OLHARES NA EJA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE QUALIDADE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00072 | 
| O AUTOCAD E O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00300 | 
| O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS VIRTUAIS COMO PROPOSTA PARA O APRENDIZADO INTERATIVO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00156 | 
| O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EAD UNITAU : UMA PRÁTICA EDUCATIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00207 | 
| O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL E O ENSINO À DISTÂNCIA UNICESUMAR - POSSÍVEL, COMPATÍVEL E DE QUALIDADE. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00250 | 
| O FIES E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00084 | 
| O JOGO RPG ROLE PLAY GAME DIGITAL PARA O ENSINO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA SOBRE O TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS NA BAHIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00100 | 
| O LETRAMENTO DIGITAL E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EAD: REFLEXÕES AINDA NECESSÁRIAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00206 | 
| O MATERIAL DIDÁTICO E SUA SIGNIFICÂNCIA NA MANUTENÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00184 | 
| O MODELO DE NEGÓCIO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA QUESTÃO DE INOVAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00253 | 
| O PERFIL DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO (MODALIDADE EAD) NA ÁREA AMBIENTAL: REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00198 | 
| O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00280 | 
| O POTENCIAL IMPACTO DA MINERAÇÃO DE DADOS NA MELHORA DA QUALIDADE DOS CURSOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00215 | 
| O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE REA: UM RELATO DE CASO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00086 | 
| O PROFESSOR DO FUTURO E OS ALUNOS DO PRESENTE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00081 | 
| O PROFESSOR MEDIADOR NA PEDAGOGIA DA PARCERIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00083 | 
| O QUE DIZEM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS SOBRE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO? - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00268 | 
| O SEMIPRESENCIAL: O QUE SE FAZ NECESSÁRIO? ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE AS PERSPECTIVAS DE ALUNOS INICIANTES E FINALISTAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00190 | 
| O USO DA FERRAMENTA WIKI PARA A ELABORAÇÃO TEXTUAL DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA LICENCIATURA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00292 | 
| O USO DE MÍDIA SOCIAL COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL PARA DISCIPLINA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00118 | 
| O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00094 | 
| O USO DO BLACKBOARD MOBILE NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00172 | 
| O USO DO PDCA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00257 | 
| ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PEDAGÓGICO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVESP - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00220 | 
| OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA E TUTORIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO OLHAR DO PROFESSOR - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00274 | 
| PACOTE PADRÃO UNA-SUS - EMPACOTANDO RECURSOS EDUCACIONAIS MULTIMÍDIA EM FORMATO HTML5 PARA MULTIUSO. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00318 | 
| PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO A PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00205 | 
| PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS E DE NÍVEL SUPERIOR SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SALVADOR – BAHIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00006 | 
| PERCEPÇÃO DOS DESIGNERS INSTRUCIONAIS QUANTO AO PROCESSO DE PRODUÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE VIDEOAULAS EM LARGA ESCALA NO CONSÓRCIO CEDERJ - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00241 | 
| PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE E SUAS DIFICULDADES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA LOCALIZADA NO OESTE PAULISTA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00009 | 
| PESQUISA SOBRE O PERFIL E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES-TUTORES DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00130 | 
| PLATAFORMA ONLINE PARA ENADE: UM ESPAÇO PARA REPENSAR PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00042 | 
| POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL LGBT: OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO FACILITADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00304 | 
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00093 | 
| POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO CEGO NO ENSINO À DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00103 | 
| POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00312 | 
| POTENCIALIZANDO O ACERVO DE RECURSOS EDUCACIONAIS EM SAÚDE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO NESCON/UFMG COM VISTA A INCREMENTAR A DISPONIBILIZAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00313 | 
| PRINCÍPIOS DA EAD NA AVALIAÇÃO EM DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: A EXPERIÊNCIA NO AGENDAMENTO DE AVALIAÇÕES DO UNICURITIBA  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00275 | 
| PROCESSO DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE DO ALUNO COM A INSTITUIÇÃO DE EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00178 | 
| PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA AVA EM GRADUAÇÃO EAD: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE LINGUAGEM PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LE. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00213 | 
| PROJETO GESTÃO CIDADÃ - PARCERIA ENTRE O BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (UFRPE) E UM ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO DO SETOR PÚBLICO DE PERNAMBUCO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00133 | 
| QUALIDADE DA EAD, SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE UNIVERSIDADES CORPORATIVAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00025 | 
| QUALIDADE EM EAD: A CONTRIBUIÇÃO IMPRESCINDÍVEL DO COORDENADOR DE CURSO SUPERIOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00217 | 
| QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISTINÇÃO ENTRE MICRO E MACRO AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00254 | 
| QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESULTADOS POSITIVOS E TENDÊNCIAS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00260 | 
| QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E UM PENSAR NOVO SOBRE SUA AVALIAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00179 | 
| QUALIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EAD: PROJETO DE INTERVENÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00202 | 
| QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DO PROVAB E MAIS MÉDICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00319 | 
| RAZÕES PARA A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00326 | 
| RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E DIREITOS AUTORAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: CONFLITOS E PERSPECTIVAS  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00277 | 
| REFERENCIAIS DE QUALIDADE EM GESTÃO DE EAD: ESTUDO DE CASO PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00049 | 
| REGULAMENTAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO NA MODALIDADE EAD NO ESTADO DE SÃO PAULO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00040 | 
| RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EAD COMO APOIO PARA POLÍTICA PÚBLICA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PELO PROGRAMA QUALIFICA MAIS BRASÍLIA DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00226 | 
| RELATO DE EXPERIÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE UM GERENCIADOR DE CHAMADOS ACADÊMICOS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00209 | 
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: CURSO AUTOINSTRUCIONAL “MANEJO CLÍNICO DE CHIKUNGUNYA” - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00310 | 
| REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00062 | 
| ROTEIRO PARA VIDEOAULAS: A ESSÊNCIA DA CONSTRUÇÃO NARRATIVA NO CENÁRIO DA EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00297 | 
| SAITE STORE: LOJA VIRTUAL DE E-BOOKS LIVRES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00321 | 
| SECRETARIA VIRTUAL: UMA PROPOSTA PARA MELHORIA NO ATENDIMENTO AO ALUNO EAD UNITAU  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00136 | 
| SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EAD : UMA TOMADA DE DECISÃO BASEADA EM UMA MODELAGEM MULTICRITÉRIO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00129 | 
| SISTEMA DE APOIO A DECISÃO BASEADO EM MODELO INOVADOR DE RPG ONDE OS PERSONAGENS SÃO GRUPOS - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00233 | 
| SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): OPERACIONALIZAÇÃO DA METODOLOGIA “FLIPPED CLASSROOM” - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00262 | 
| SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS: CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMA INTEGRADA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA, ACADÊMICA E PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00166 | 
| SNAPCHAT COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL NA EDUCAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00236 | 
| SUPERANDO O DESAFIO DA QUALIDADE: EAD NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00296 | 
| TAXONOMIA DE BLOOM PARA DELINEAMENTO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE EAD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00240 | 
| TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE SOLUÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS A PARTIR DO USO DE PLATAFORMA VIRTUAL DE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00132 | 
| TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: POSSIBILIDADES DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00230 | 
| TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO DO EMPREENDEDORISMO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00067 | 
| TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AOS CURSOS PRESENCIAIS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DE FRANCA: ESCRITA ACADÊMICA  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00147 | 
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: GRADUAÇÃO EM DIREITO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00073 | 
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR:LABORATÓRIO VIRTUAL DE FÍSICA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00158 | 
| TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E INTERATIVIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA REDUZIR A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00124 | 
| TECNOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO A DISTÂNCIA: REALIDADE VIRTUAL, REALIDADE AUMENTADA E UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO CARDBOARD - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00039 | 
| TIPOS DE LIDERANÇA ADOTADOS POR GESTORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00195 | 
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: GESTÃO DO ACOMPANHAMENTO E CAMINHO PERCORRIDO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00299 | 
| TRADIÇÃO & INOVAÇÃO COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS NECESSÁRIAS À PRÁTICA EDUCACIONAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00005 | 
| TRILHAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE – PERCURSO DE UM GRUPO DE TRABALHO PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE EM ESPAÇO VIRTUAL - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00059 | 
| TUTORIA ELETRÔNICA: UMA PERSPECTIVA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E INTERAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00135 | 
| TUTORIA HOME OFFICE: UMA ESTRATÉGIA DE SUCESSO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00261 | 
| UM OLHAR AMPLIADO PARA A QUALIDADE: DESAFIO CONTEMPORÂNEO E MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00246 | 
| UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00278 | 
| UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE SABERES NA PERSPECTIVA DE NARRATIVAS TECIDAS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00171 | 
| UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO? - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00027 | 
| UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00177 | 
| UNIREC – UNIDADE VIRTUAL DE CURSOS A DISTÂNCIA: UMA POLÍTICA DE ACESSO AO CONHECIMENTO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00138 | 
| USABILIDADE DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM UTILIZADO NA EAD DAS IES. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00244 | 
| USO DE RECURSOS DE GAMIFICAÇÃO EMBARCADOS EM AVA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00117 | 
| USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA ÉTICA EM ODONTOLOGIA - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00330 | 
| USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: PERCEPÇÕES DOCENTES EM UM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00151 | 
| UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA. - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00108 | 
| VIDEOAULA ATRELADA A OUTROS RECURSOS: REALISMO E MALEABILIDADE - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00077 | 
| VÍDEOS NO YOUTUBE SOBRE PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00187 | 
| WHATSAPP – INIMIGO OU ALIADO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOB A ÓTICA DOS DISCENTES - doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00113 |