[ÍNDICE]
SETOR: 3 - EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
A AFETIVIDADE MEDIADA POR MEIO DA INTERAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO FATOR PREPONDERANTE PARA A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO
A DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL “SISTEMAS E GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO” NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
A EVOLUÇÃO DO ENSINO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UMA RESPOSTA ATRAVÉS DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA.
A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NO CURSO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
A INTERAÇÃO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE DINÂMICAS DE GRUPO
A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA INTERNET: ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS
A NATUREZA DO TRABALHO DOCENTE E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A ATUAÇÃO PARALELA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
A RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DO PROFESSOR E A CONTRIBUIÇÃO DA RÁDIO WEB NO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DO ALUNO DE EAD
A UTILIZAÇÃO DA EAD COMO ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA ALUNOS DE ENGENHARIA: A EXPERIÊNCIA DA PUCPR
A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
ALUNO COMO ATIVO E NÃO ATIVO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM APOIANDO MELHORIAS NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVAS) E PROFESSORES/TUTORES: ITENS DE DESTAQUE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ANALISANDO AS INTERAÇÕES REALIZAS NO FÓRUM DE UM CURSO MINISTRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA LMS EM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DA PLATAFORMA MOODLE DO LATEC/UFRJ SEGUNDO A ABORDAGEM SISTÊMICO-RELACIONAL DE INTERAÇÃO.
ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES PUBLICADAS EM SITES INSTITUCIONAIS AOS POTENCIAIS ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: COMPARATIVO ENTRE INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS
APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS PARA REFLETIR SOBRE OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO
ARQUITETURA DE ORIENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA EAD: DESENVOLVENDO INSTRUMENTOS COM EVIDÊNCIAS DE CONFIABILIDADE E VALIDADE
ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO VIRTUAL: A ESCRITA COLABORATIVA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
AUTO E HETERO-AVALIAÇÃO DOCENTE: UMA FERRAMENTA DA GESTÃO DE DESEMPENHO APLICADA AO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE SAÚDE UTILIZANDO FERRAMENTAS ONLINE
AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NA GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO: UM OLHAR DA TUTORIA
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO: EXPERIÊNCIA DA UNB.
AVALIAÇÃO DE BARREIRAS À CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ALUNOS ANGOLANOS
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: O TERMO DE SANEAMENTO DE DEFICIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE SUPERVISÃO E REGULAÇÃO
AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS TUTORES PRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – IFES
CARACTERÍSTICAS PARA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS PARA CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: O CASO DA UFPB
CONSTRUINDO REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA UMA GESTÃO EFICAZ NO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: O AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A CAPACITAÇÃO DOS COORDENADORES DE POLO DE APOIO PRESENCIAL
COORDENADOR DE CURSO EM EAD: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE SUA FUNÇÃO
CURSOS DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA UFSCAR: UMA PROPOSTA DE MODELO
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: A IMPLANTAÇÃO E A GESTÃO NA MODALIDADE A DISTÃNCIA
DE DOCENTE A ALUNO: REFLEXÕES SOBRE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA EAD
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O PROJETO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/UFMG
DIALOGICIDADE NA WEBAULA: UM ESTUDO DE CASO
DIMINUINDO A DICOTOMIA ENTRE O PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE
DISCIPLINA DE FORMAÇÃO GERAL E ATUALIDADES NA MODALIDADE EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOCÊNCIA NA SALA DE AULA VIRTUAL: DO LEGAL AO REAL
DOCENTES E DISCENTES: PERCEPÇÕES E ATRIBUIÇÕES SOBRE O PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSO DE GRADUAÇÃO VIRTUAL
EAD COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA DE VIDAS: O CASO DA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE MARINGÁ
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E APRENDIZAGEM COOPERATIVA: INCOMPATIBILIDADE OU POSSIBILIDADE?
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: DUAS MODALIDADES, UM CAMINHO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A): UM NOVO EDUCADOR MEDIATIZADO PELAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS NOVAS TECNOLOGIAS E O PAPEL DO TUTOR NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
EDUCAÇÃO ABERTA E AS REDES SOCIAIS
EDUCAÇÃO ON-LINE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: UM SONHO POSSÍVEL?
ENSINAR ARTES A DISTÂNCIA? ISSO É POSSÍVEL? OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE ATELIÊ NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UAB/UNB
EVALUACIÓN Y ACREDITACIÓN DE LA EDUCACIÓN A DISTANCIA. EL CASO DE LA UNED - ESPAÑA
EXPERIÊNCIA COM A DISCUSSÃO DE JOGOS NUMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA À DISTÂNCIA.
FERRAMENTAS E-MAIL, CHAT E FÓRUM: A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR
FÓRUNS DE DISCUSSÃO SOCRÁTICOS: UM MODELO PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO
GÊNESE E CONSTRUÇÃO DE UM MBA EM GESTÃO PARA DIRIGENTES ESCOLARES
GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: POR QUE O ALUNO OPTA?
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA EAD VIRTUAL: ENFOQUE CONCEITUAL E DIALÓGICO
INOVAÇÕES DE APOIO A DECISÃO NA TELEMEDICINA COM CURVAS ROC LIDAS PELA LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA 2V (PARABAYES)
INTEGRANDO A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO – PROJETO DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL PARA AS LICENCIATURAS
LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DA UNIASSELVI – DAVINCI MAT
MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA PARA NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS NO DESENVOLVIMENTO DE CURSOS EAD
MEDIAÇÃO EM FÓRUM NA EAD, UMA POSTURA QUE EFETIVA A EDUCAÇÃO COLABORATIVA.
MEDINDO A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A DISCIPLINA ON-LINE DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
METODOLOGIA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÕES DE TCC EM CURSOS A DISTÂNCIA
M-LEARNING: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MODOS DE ENDEREÇAMENTO DE UM CURSO A DISTÂNCIA E OS SENTIDOS PRODUZIDOS PARA ELES POR SEUS ALUNOS
NOVO DESIGN INSTRUCIONAL DE CURSOS ON-LINE
O DESIGN INSTRUCIONAL DE MATERIAIS IMPRESSOS PARA EAD: DA CONSTRUÇÃO À RECONSTRUÇÃO
O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM AMBIENTE VIRTUAL
O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES E EAD: UMA PARCERIA POSSÍVEL
O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM
O PAPEL DA EAD FRENTE AO DESAFIO DA QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O PROJETO FACEL DE SUSTENTABILIDADE: O USO DA TECNOLOGIA EM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
O RÁDIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR: O EXEMPLO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOAS
O USO DAS FERRAMENTAS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PELOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E PROCESSOS GERENCIAIS DO NEAD-CESUMAR
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA A DISCENTES UNIVERSITÁRIOS EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
OS PROCESSOS EDUCATIVOS E O PAPEL DO PROFESSOR TUTOR NA E PARA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
OUVIR OU LER? COMO SE APRENDE MAIS?UM ESTUDO EM UM CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA
PERFIL DO ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CURSO DE DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE EAD
PLANO DE AÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NOS MATERIAIS INTERATIVOS DA UNIASSELVI
POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA INCLUIR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS).
POR UMA EAD INCLUSIVA:DESAFIOS E OPORTUNIDADES.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: MODELO ADOTADO NO PROJETO UNIVESP
PROGRAMAS DE NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS: M-LEARNING COM VIDEOAULAS
PROPOSTA DE INDICADORES DE QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO E PLANEJAMENTO DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA – UM MODELO PARA A RETENÇÃO DO ALUNO E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO
RECURSOS (ÁUDIO) VISUAIS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
REDE DE INTERCÂMBIO ENTRE ESTUDANTES: UMA NOVA PROPOSTA DE INTERATIVIDADE E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO À DISTÂNCIA
REDES E MÍDIAS SOCIAIS: ESTUDO COMPARATIVO DE UTILIZAÇÃO POR ESTUDANTES DE DISCIPLINAS ON-LINE
REDES SOCIAIS - DESAFIOS E CONSIDERAÇÕES NA DEFINIÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS QUE AUXILIAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL
RELAÇÕES DE GÊNERO E EAD: AS MEMÓRIAS ESCOLARES DO PÚBLICO FEMININO DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
RESULTADOS EXPERIMENTAIS DA DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA: UMA REALIDADE DE EAD NO CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO – ARAÇATUBA (SP)
ROTEIRO PARA APOIAR AVALIAÇÕES EMPÍRICAS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
SÍNTESE DO PROCESSO EVOLUTIVO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NA MODALIDADE EAD DA UAB-UFSCAR
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: SIMULAÇÃO DO TEOREMA DE HARDY-WEINBERG
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS
TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:INDICADORES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS
USABILIDADE E OS PROBLEMAS DO MOODLE: O CASO DA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
USO DE REDES SOCIAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DE SUAS CARACTERÍSTICAS
VOZES E SUBVOZES NA EAD