[ÍNDICE]

SETOR: 2 - EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DIRECIONADA A TUTORES – UMA EXPERIÊNCIA BASEADA EM UM CURSO TECNICO DE GUIA DE TURISMO – MODALIDADE EAD - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00208  
A PRESENÇA DE ELEMENTOS SEMIÓTICOS NA APRENDIZAGEM EM EAD - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00019  
A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES QUE ATUAM NO ENSINO TÉCNICO A DISTÂNCIA DO CENTRO PAULA SOUZA - SP - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00158  
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DISCENTE. - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00433  
ABORDAGEM EXTRACURRICULAR E PROJETO COLABORATIVO: APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00404  
APRENDIZAGEM ATIVA COM O WHATSAPP NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00124  
AULA INTERDISCIPLINAR FOMENTADA POR PLATAFORMA EDUCACIONAL ONLINE - IMPRESSÕES E EXPECTATIVAS NO DISCURSO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00462  
CURSOS TÉCNICOS HÍBRIDOS: INTERDISCIPLINARIDADE E COLABORAÇÃO - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00405  
DESENVOLVIMENTO DE DESIGN COGNITIVO SÓCIO-INTERACIONISTA EM UMA PESQUISA DBR PARA REPRESENTAÇÃO VIRTUAL DA ESCOLA PARQUE IDEALIZADA POR ANÍSIO TEIXEIRA - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00294  
DESENVOLVIMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00172  
DESIGN DE MAPA INTERATIVO 2D DA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XIX PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA BAHIA - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00300  
DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00022  
EAD E ETNOMATEMÁTICA: UMA COMBINAÇÃO EFICAZ PARA ALUNOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00355  
EDUCAÇÃO A DISTANCIA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA IMPLANTAÇÃO. - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00188  
ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA PARA O CEMITEC-BAHIA - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00461  
ENSINO HÍBRIDO - NOVAS PERSPECTIVAS PARA AS AULAS DE REVISÃO DECONTEÚDOS DE MATEMÁTICA - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00441  
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA (EMITEC): INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO NA ZONA RURAL E REGIÕES REMOTAS - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00153  
ESTRATEGIAS UTILIZADAS POR PROFESORAS EN FORMACIÓN PARA LA ELABORACIÓN DE PRODUCTOS TECNOLÓGICOS MEDIANTE IMPLEMENTACIÓN DE RESIDUOS SÓLIDOS. - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00123  
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00446  
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00257  
GAMIFICAÇÃO E QRCODE: FERRAMENTAS MOTIVADORAS UTILIZADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM EAD PARA APRENDIZAGEM DOS CONTEUDOS - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00370  
INVERTENDO A FUNÇÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O PROFESSOR - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00125  
JOGOS DIGITAIS E ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) NO ENSINO MULTIDISCIPLINAR ONLINE SOBRE A COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP). - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00163  
JOGOS E HISTÓRIA: O USO DO JOGO RPG (ROLE PLAYING GAME) DIGITAL PARA O ENSINO ONLINE DAS ROTAS DO TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00240  
O B-LEARNING UMA ESTRATÉGIA APLICADA AO DIPLOMADO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, UNIVERSIDADE VERACRUZANA, REGIÃO POZA RICA- TUXPAN MÉXICO - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.000104  
O ENSINO DA FÍSICA ATRAVÉS DE ANALOGIAS COM VARIANTES DO JOGO DE XADREZ: POTENCIALIZADO COM REALIDADE AUMENTADA - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00345  
OS MODELOS DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO E LABORATÓRIO ROTACIONAL NO ENSINO HÍBRIDO DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA SEMIPRESENCIAL: UM NOVO OLHAR DENTRO E FORA DA SALA DE AULA - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00301  
PADRÕES DE COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DA UNESCO: ANÁLISE DO GRAU DE MATURIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO TOCANTINS - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00463  
RELATO DE PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O ENSINO HÍBRIDO - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00321  
REVISÃO POR PARES NO PROCESSO CRIATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00157  
TÉCNICO EM LOGÍSTICA NO CONTEXTO DO MODELO PEDAGÓGICO SENAC: DESAFIOS DE UMA ESCRITA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.000103  
WHATSAPP E POSSIBILIDADES MULTIMODAIS EM ARTICULAÇÕES COM LETRAMENTOS DIGITAIS - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00396  
WHATSAPP MESSENGER: DE MÍDIA INTERATIVA A UMA NOVA FERRAMENTA DE ENSINO NO PROFUNCIONÁRIO - doi10.17143/ciaed/XXIIlCIAED.2017.00091