Qualis - ISSN - 1806 - 1362 / DOI 10.17143 / abed1995
 




 

Cartas ao Editor

A Eficácia dos Fóruns de Discussão na Aprendizagem Online

Andreia Inamorato dos Santos

Reaction Paper baseado no artigo The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning, de Bárbara A. Lewis, Universidade da Flórida do Sul, EUA.

Este artigo relata as conclusões obtidas numa pesquisa sobre a eficácia dos fóruns de discussão em cursos on-line. Para isso, utiliza como fonte de dados um curso on-line com duração de quinze semanas oferecido por uma universidade (dados como local, data idade dos alunos, tipo de curso, etc. não foram fornecidos). É importante salientar que o conteúdo do curso disponibilizado on-line, segundo a autora, sofreu pouca transformação quanto ao seu formato original, voltado para aulas presenciais.

Foi muito difícil escolher qual ponto deste artigo eu deveria me concentrar para essa discussão, pois há muitos aspectos interessantes e ao mesmo tempo conflitantes relatados nessa pesquisa. Porém, a questão de como foram tratadas as abordagens tradicional e construtivista na análise dos dados me causou um interesse em particular.

De uma maneira geral, a autora constata que "não há diferenças nos resultados de aprendizagem para aqueles que se engajam em atividades de discussão on-line em relação àqueles que completam questionários", estes últimos vistos como uma prática de ensino adotada para a aprendizagem e fixação do conteúdo. Porém, ela muitas vezes enfatiza que as atividades baseadas em questionários levam a resultados superiores nas provas finais quando comparadas às atividades de discussão.

Um aspecto a ser refletido nesta pesquisa é sobre o significado da palavra "eficácia". Eficácia em relação a quê? Qual o real objetivo do curso para que se possa considerar uma prática instrucional mais eficaz do que outra? O curso em questão parece estar genuinamente mais interessado em preparar os alunos para o exame final do que em preparar os alunos para a real aplicabilidade do conteúdo que está sendo estudado. Sendo assim, está claro que um questionário que "treine" os alunos a responderem o que se é esperado no exame final tem muito mais chances de ser considerado mais eficaz do que as discussões on-line, pois as mesmas permitem maior liberdade de reflexão sobre pontos variados do conteúdo. Por este motivo, não considero justo o contexto no qual os fóruns de discussão on-line foram aqui analisados. O contexto de análise para uma pergunta de pesquisa tão abrangente como esta, a de discutir a eficácia de discussões on-line, merece ser tratada num contexto apropriado, o qual não sofra de mal entendidos metodológicos nem da falta de uma análise do objetivo imediato ao qual o curso se destina.

A autora, de forma geral, ao abordar a questão das teorias de ensino posiciona corretamente os fóruns de discussão on-line como uma prática construtivista, pois implica participação colaborativa e um alto nível de engajamento cognitivo; e os questionários como uma prática tradicional, que exige menos em termos de cognição, constituindo uma atividade individualizada. Ao abordar o construtivismo, ela enfatiza o enfoque colaborativo, em contrapartida ao enfoque individual que as atividades de questionários oferecem. De acordo com a autora, os construtivistas postulam que o uso de fóruns de discussão põe os alunos diretamente em contato com o conteúdo do curso, ao invés de deixá-los de fora, como aprendizes passivos. Porém, segundo ela, se estas posições teóricas fossem válidas, poderia se esperar que o uso de fóruns de discussão on-line fossem mais eficazes que os questionários como um meio de promover a aprendizagem.

Sua pesquisa, entretanto, constata uma hipótese dita "nula", ou seja, de que não há diferença de aprendizagem em quaisquer opções, seja por meio das discussões on-line ou dos questionários. No entanto, as diferenças básicas do processo de aprendizagem não são levadas em conta, pois os questionários geralmente levam a uma aprendizagem mecânica e de curto prazo. As discussões on-line, ao contrário, como enfatiza a própria autora, exigem maior engajamento cognitivo e, como conseqüência, resultam numa aprendizagem mais consistente, ou seja, duradoura e modificadora de comportamentos. Novamente aqui, chamo a atenção para o significado da "eficácia" da aprendizagem que está sendo analisada nesta pesquisa. Analisa-se a eficácia a curto prazo, para uma finalidade exclusiva, como a dos exames finais do curso ou uma eficácia na aplicabilidade do conteúdo estudado em situações reais?

Por fim, entendo que o principal objetivo de uma comunidade acadêmica é justamente o de trocar informações, analisar práticas e situações comuns (ou diferenciadas). Nesse sentido, a pesquisa de Lewis apresenta uma valiosa contribuição a todos, pois reflete uma situação comumente encontrada em cursos on-line, na qual o uso do construtivismo é muitas vezes equivocado, levando a resultados frustrantes e inconclusivos.

Publicada em: 30/08/2002

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning

Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax:  (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br