Qualis - ISSN - 1086 - 1362
 




 

Orientações aos Autores

1. Idiomas

Os idiomas oficiais para publicação do conteúdo da revista são Inglês e Português. Textos de colaboradores e artigos apresentados por pesquisadores podem estar em qualquer uma das duas línguas oficiais. No caso de dificuldades em fornecimento do conteúdo nos dois idiomas oficiais, os autores devem solicitar orientações dos editores.

2. Resenhas dos artigos

Cada texto ou outra colaboração deve ser resumida em torno de 200 palavras. Este resumo deve ser capaz de tornar-se, sozinho, um descritor do artigo. Resenhas devem ser fornecidas nos dois idiomas oficiais. No caso de dificuldade em produzir estes textos nas duas línguas, os autores poderão contar com a assistência da equipe editorial.

3. Autores

Fornecer nome completo (com sobrenome em letras maiúsculas), endereço para correspondência (incluindo e-mail), número de telefone/fax e uma breve descrição da experiência profissional. Estas informações também devem ser fornecidas por todos os co-autores.

4. Estilo

Textos e todas as outras colaborações submetidas devem ser concisas e escritas de forma legível. Linguagem não técnica e não discriminatória deve ser usada onde possível e termos especializados devem ser explicados para um público multidisciplinar que pode não conhecer ou utilizar determinados termos técnicos. A terminologia nova ou altamente técnica deve ser definida e explicada. Os termos que serão usados de forma abreviada, deverão ser, primeiro, usados por extenso. Clareza deve ser consistente nos textos.

Para todas as contribuições, sejam em inglês ou português, o formato dos cabeçalhos, tabelas, figuras, citações, referências e outros detalhes devem seguir padrões internacionalmente reconhecidos tais como: ABNT (Brasil), APA (Estados Unidos), etc. Uma vez que se trata de uma revista internacional e bilingüe, aceita-se o emprego de qualquer estilo padronizado e reconhecido internacionalmente. O importante é manter consistência e um estílo único dentro de determinado artigo.

5. Citações

No caso de citações, o autor deverá apresentar todos os materiais exatamente como eles aparecem no original, indicando qualquer omissão pelo período de três espaços. Toda citação deve ser referenciada, indicando apenas o nome do autor e o ano de publicação no corpo do artigo e apresentando a referência completa em ordem alfabética no final do artigo. Recomendam-se 40 referências, no máximo. Estas deverão ser verificadas com grande cuidado. Para manter coerência no estilo da revista, o autor, independentemente do formato estilístico adotado para o corpo do artigo, deve seguir rigorosamente o guia de estilo da ABNT ou APA para a apresentação das referências. Todas as referências devem estar em ordem alfabética pelo nome do autor (não numerada), como no exemplo abaixo. Nestas referências não há espaços entre as iniciais do autor. Use o primeiro exemplo a seguir quando referir-se a um livro e o segundo exemplo a um artigo:

O'Shea, T., & Self, J. A. (1983). Aprendendo e ensinando com computadores. Englewood Cliffs, NJ: Pretince-Hall Inc.

Porter, R., & Lehman, J. (1984). Projetos para conceitos físicos de ensino usando um microcomputador. Jornal de Computadores no Ensino da Matemática e Ciência, 3(4), 14-15.

6. Textos, tabelas e gráficos

Todo texto deve ser original, cientificamente exato, e em boa forma editorial. A comunicação deve ser informativa, resumindo os fatos básicos a conclusões, e mantendo a coerência e unidade de pensamento. Tópicos controversos deverão ser tratados de forma factual e de maneira imparcial. Todo o texto deverá ser redigido utilizando um editor eletrônico de textos.

Tabelas, Gráficos e Formulários devem ser enviados de forma eletrônica usando um tipo de arquivo capaz de ser transformado em documento para a Web. NÃO submeter arquivos comprimidos (por exemplo, zipados).

Todas as tabelas e gráficos de figuras devem ser armazenados dentro de um arquivo de excelente qualidade. Figuras serão legendadas na parte inferior da imagem, e numeradas em sequência. Fórmulas matemáticas ou outros códigos/programas,/tabelas de texto, devem ser submetidos como gráficos (jpeg, gif, tiff, png, etc.). Os gráficos devem ser armazenados no arquivo onde devem aparecer.

7. Condições de aceitação de artigos e outras colaborações

Para a aceitação de textos para a RBAAD exige-se que:
  • sejam trabalhos originais e não publicados anteriormente

  • não estejam sendo considerados para publicação em nenhum outro lugar - exceções a essa regra podem ser: um editorial, novos itens ou resenhas de livros;
  • o autor tenha obtido toda permissão necessária e pago as taxas para uso de material citado ou cessão de direitos autorais. Autores devem indenizar a ABED e a equipe de editores da revista por qualquer perda ocasionada em conseqüência de alguma infração em relação a direitos autorais.
8. Revisão pela Equipe Editorial

Os textos serão revisados por membros da equipe editorial e por uma equipe de revisores com experiência na área representada pelo texto, e/ou convidados com competência especial na área referente. Todos os manuscritos serão recebidos mediante recibo. A revisão será realizada o mais rápido possível. Um manuscrito será revisado por pelo menos dois membros da equipe editorial que, usualmente, não levam mais de dois meses nesta tarefa. O autor principal, ou o autor designado para receber correspondência, será notificado, assim que for tomada a decisão para a publicação ou rejeição do trabalho . Através da notificação, e como condição da aceitação do trabalho para publicação, o autor poderá ser solicitado a fazer certas revisões no manuscrito, ou o Editor poderá submeter algumas sugestões de revisão para aprovação do autor.

9. Direitos Autorais

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) detém os direitos autorais desta revista. Um material publicado na RBAAD não poderá ser publicado em outro lugar sem a permissão anterior da ABED. A ABED possui esses direitos em todos os textos aceitos para publicação, assim como o direito de distribuir e/ou armazenar o seu conteúdo de uma ou mais formas a seguir: papéis, publicação eletrônica ou outra distribuição, arquivamento e mecanismos de recuperação. Autores dos textos publicados nas revistas têm o direito de usar este material para propósitos pessoais, puramente educacionais. Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser autorizadas pelo Editor, e não poderão ser feitas sem o reconhecimento, nas citações, da ABED como a editora original do artigo.

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning

Rua Vergueiro, 875 - 12º andar
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax:  (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br