ODL EVENTS > CICLO DE CURSOS E PALESTRAS ABED

Qualificação profissional24/08/2006

A Secretaria de Estado de Educação realizou no no dia 21 de agosto a solenidade de abertura do Curso de Especialização em Educação a Distância para professores da rede estadual e municipal de ensino. O programa é uma parceria entre SEE e a Universidade de Brasília (UnB). O evento contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Maria Corrêa, do vice-prefeito de Rio Branco, Eduardo Farias, da diretora técnica de extensão da Unb, Maria de Fátima Makiuchi e de uma equipe de dez professores da Unb entre outras autoridades.

Participam do curso 56 pedagogos, de 18 municípios acreanos, selecionados por meio de análise de currículos e de projeto apresentado à Universidade de Brasília. A primeira etapa do curso vai ser presencial e acontecerá Laboratório de Informática da Uninorte até o dia 25 de agosto.

A partir desse treinamento os professores atuarão como mediadores para cerca de mil docentes da capital e do interior do Estado que tentarão uma vaga no vestibular do curso de Licenciatura em Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização, na modalidade Educação a Distância - EAD. O curso de Licenciatura será oferecido pela Secretaria de Estado de Educação ainda este ano. Para a realização do curso o Governo do Acre está destinando recursos da ordem de quatro milhões de reais.

Na grade curricular do curso estão disciplinas como: Educação e Língua Materna, Desenvolvimento e Aprendizagem, Currículo de Diversidade Cultural, Aprendizagem e Tecnologias de EAD, entre outras, que objetivam dar suporte teórico para os professores na realização de suas atividades ao longo do projeto, que tem duração estimada de três anos. Todas as disciplinas serão trabalhadas por professores doutores e mestres da Unb.

De acordo com professora Maria Correia, secretária de Estado de Educação, o objetivo do curso é capacitar profissionais para atuarem como mediadores de EAD. "Com esta formação, nós vamos aprender muito a trabalhar com Educação a Distância, além de termos em nosso quadro de docentes, profissionais altamente capacitados que vão poder dar continuidade a esta modalidade de ensino no Acre", afirmou. A secretária ressalta ainda que a parceria trará benefícios também para a Unb pois a partir dessa iniciativa a instituição conhecerá uma nova realidade educacional, ou seja, o trabalho que vem sendo realizado no Estado do Acre.

Os Cursos de Especialização em Educação a Distância e a Licenciatura em Pedagogia on-line, faz parte de um projeto de capacitação dos docentes acreanos que teve início em 2001, com os cursos de formação inicial de professores, iniciativa da SEE em parceria com a Ufac, e beneficiou nos últimos cinco anos mais de 5 mil professores, o que elevou de forma considerável o nível da educação oferecida aos estudantes acreanos.


Fonte: Página 20
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED