ABED ABED

ABED divulga resultados da consulta sobre o novo marco regulatório da EaD.


Entre os dias 2 e 4 de abril de 2025, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) promoveu uma consulta pública sobre aspectos centrais da proposta de revisão do marco regulatório da Educação a Distância (EaD) no Brasil. A participação foi aberta à comunidade educacional e divulgada por meio da lista de e-mails da Associação e de suas redes sociais.

Ao todo, foram recebidas 185 contribuições, que expressam uma diversidade significativa de experiências, percepções e sugestões relacionadas aos desafios e oportunidades da modalidade. Os participantes da consulta representam uma comunidade diversificada e amplamente envolvida com a Educação a Distância no Brasil. Aproximadamente 65% são mulheres e 35% homens. A maioria atua ou atuou diretamente na área de EaD, incluindo coordenação, tutoria, docência, gestão institucional ou desenvolvimento de materiais e tecnologias educacionais, com mais de 70% indicando experiência relevante, em muitos casos superior a cinco anos.

Quanto ao tipo de instituição, mais da metade está vinculada a instituições privadas de ensino superior, mas há participação significativa de profissionais da rede pública, especialmente de universidades federais, estaduais e institutos federais, totalizando cerca de 30%. Também há presença de profissionais de órgãos governamentais, ONGs, empresas edtech e polos EaD, o que sugere um perfil ampliado, que vai além das instituições de ensino superior.

Os resultados da consulta promovida pela ABED refletem o envolvimento da comunidade educacional com o processo de revisão do marco regulatório da Educação a Distância (EaD) no Brasil. As respostas evidenciam a importância de que esse processo continue sendo conduzido com escuta ativa, transparência e participação de especialistas e instituições comprometidas com a qualidade da modalidade.

Clique aqui e acesse na íntegra da análise.


 
Voltar

Associados mantenedores

WhatsApp