TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)

O espelho digital na educação29/05/2020
Por: Luciano Sathler (doutor em Administração pela FEA/USP e membro do Comitê de Educação Básica da Associação Brasileira de Educação a Distância)

O regime emergencial de aulas remotas ora adotado pelas escolas é algo muito diferente de um programa de Educação a Distância (EAD) de boa qualidade.

A pandemia impôs o distanciamento social a mais de 1,5 bilhão de estudantes e 63 milhões de professores em todo o mundo, que ficaram impedidos de frequentar os espaços físicos de escolas e instituições de educação superior. Trata-se de uma situação inédita na escala e por acontecer em uma época com ampla gama de recursos digitais, ainda que disponíveis de forma desigual entre os diversos extratos sociais.

Vale lembrar que o Ministério da Educação homologou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio em 2018. Dentre as mudanças está a permissão de que as atividades realizadas a distância possam contemplar até 20% da carga horária total dos cursos diurnos, podendo incidir tanto na formação geral básica quanto, preferencialmente, nos itinerários formativos do currículo – uma inovação da organização curricular trazida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Acesse o texto na íntegra neste link: 
http://abed.org.br/arquivos/espelho_digital_ead_luciano_sathler.pdf
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED