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Apresentação

Embora os encontros da ABED sempre estejam abertos à apresentação de trabalhos, minicursos e mesas-redondas tratando de temas representando os variados interesses da nossa comunidade, as comissões de programa dos eventos normalmente indicam um tema como sugestão para provocar a atenção dos associados para uma nova vertente na teoria ou na prática da EAD. Após quase vinte anos de atividades de fomento da EAD no Brasil, através de suas publicações e seus encontros científicos, a ABED, no início de 2014, recebeu, pela primeira vez, duas denuncias de casos de plágio—uma com relação a um artigo publicado na nossa revista científica, outra num trabalho apresentado em um dos nossos Congressos Internacionais.

Enquanto estamos aguardando os resultados das investigações desses casos, a comissão do programa do Seminário de 2015 achou apropriado focalizar a atenção da nossa comunidade na questão da integridade que deve fazer parte do nosso trabalho de ensinar, de aprender e de pesquisar. Integridade científica, nas comunicações entre estudiosos e cientistas, refere-se à qualidade de um trabalho no sentido moral—isto é, se o trabalho apresenta os resultados de uma investigação conduzida e relatada de forma honesta e íntegra, sem dissimular, ou ocultar ou acobertar no seu texto, evidência de má conduta ou fraude (tipicamente cometido através da falsificação de informação, fabricação leviana de dados, ou plágio—apresentando como sendo suas as palavras ou ideias de outros).

Idealmente, as instituições de ensino deveriam não apenas ensinar com eficácia seus estudantes, mas também lembrar aos seus docentes, as normas éticas que regem a academia; não se deve esperar a explosão e repercussão na imprensa de casos de má conduta para prestar atenção a esses problemas nas operações das instituições. Cabe lembrar, nesse aspecto, que, fora da academia, não é incomum encontrar práticas de plágio nas comunicações e apresentações (por exemplo, "escritores fantasmas" contratados para redigir textos cuja autoria seria assumida por outros). Mas na academia, onde discentes e docentes estão sendo constantemente avaliados por sua competência, sua autonomia e sua originalidade, essa prática é anátema. Nem os critérios usados nos universos de literatura, música e cinema são transferíveis para o mundo acadêmico. Denúncias comprovadas de má conduta científica na academia levam à retratação pública da comunicação, opróbrio para o autor e redução de prestígio para sua instituição.

A partir de 2015, a ABED começará um controle interno rigoroso de todas as submissões de trabalhos científicos para nossos eventos e artigos destinados a nossas publicações, com o apoio de programas de identificação de plágio. Ao mesmo tempo, convidamos membros da nossa comunidade, acadêmicos e não acadêmicos, a submeterem trabalhos, propostas de mesas redondas e debates tendo por temas a integridade científica no âmbito prático de EAD e a pesquisa em torno da EAD para o Seminário Nacional em 2015.

Prof. Dr. Fredric Michael Litto
Presidente ABED