Relatório apresenta o estado da arte do e-learning na Espanha
22/11/2005O e-learning consolida-se nas grandes empresas e instituições espanholas, algumas das quais já oferecem mais de 20% de seus programas de formação on-line. No entanto, pouco se conhece sobre o papel que desempenha a formação virtual nas grandes organizações espanholas, a visão que os responsáveis de formação têm desta modalidade e suas previsões de evolução futura. Respondendo a esta necessidade, Santillana Formacion realizou um estudo exaustivo para conhecer as necessidades e preferências de formação on-line na Espanha, com o fim de estabelecer propostas de qualidade que dêem respostas satisfatórias ao mercado.
O relatório "El e-learning en la administración pública y en la gran empresa en España 2005" (O e-learning na administração pública e na grande empresa na Espanha 2005), é o resultado de uma medição desenvolvida pela consultora Millward Brown durante o primeiro trimestre de 2005, através de entrevistas com responsáveis de Recursos Humanos de companhias pertencentes aos setores de energia, telecomunicações, finanças, farmácia e organismos da Administração Geral do Estado , as comunidades autônomas , as administrações locais e outras administrações públicas.
Entre as conclusões, assinala-se que o e-learning é considerado como mais uma peça dos programas de atualização e aperfeiçoamento das organizações, conseguindo uma nota média de 3,53 sobre 5, entre os responsáveis de capacitação das organizações. De fato, "45% das grandes empresas e administrações públicas espanholas destinam mais de 10% de seu orçamento de formação a processos de capacitação on-line", destaca o relatório.
Segundo o relatório, as grandes empresas privadas têm mais experiência com programas de e-learning do que a administração pública (95% das companhias privadas possuem iniciativas de formação on-line). Em contrapartida, os organismos públicos encontram uma maior resistência de seus empregados e enfrentam uma visão restritiva do e-learning, centrada em informática e inglês. No entanto, 80% das organizações crê que a capacitação virtual se adequa às suas necessidades.
Os critérios mais considerados pelas empresas e organismos públicos no momento de contratar um programa de formação on-line, são: o número de potenciais alunos; sua dispersão geográfica; os custos da solução; a adequação da metodologia ao tema e aos alunos e a proposta pedagógica. No entanto, ao eleger o provedor, consideram mais importante aspectos como: as experiências prévias, referências em projetos similares, a qualidade do conteúdo e o custo.
80% das organizações pensam em contratar serviços de formação on-line no futuro próximo, ainda que no relatório também se estabelece um limite em torno de 40% como porcentagem máxima de capacitação virtual dentro de uma organização. Outras preferências do mercado estão dadas pelo protagonismo dos programas de formação mistos, uma maior personalização dos conteúdos e um aumento na terceirização da gestão.
Conclui-se a partir do relatório que hoje em dia as organizações espanholas apreciam o e-Learning como uma metodologia útil que pode complementar, mas nunca substituir, a formação presencial. Apreciam melhoras nos conteúdos e as questões técnicas e crêem que o mercado foi compreendendo o valor adicionado que tem este tipo de formação e onde é mais adequado utilizá-la.
Fonte: Nicolás Hellers/e-learning Amércia Latina - www.elearningamericalatina.com