Como se sair bem em um curso a distância
14/02/2006As estatísticas não mentem. O índice elevado de evasão em e-learning é um problema. Às vezes, a culpa é do curso, que não é atraente ou motivador. Mas em grande parte dos casos, a própria indisciplina do aluno gera o abandono.A principal questão é: como o aluno deve se comportar para chegar ao final de um curso online?
De acordo com Maria Isabel Moreira, coordenadora pedagógica do NEaD – Núcleo de Educação a Distância do Senac São Paulo, as instruções básicas oferecidas pela instituição de ensino devem ser seguidas, sempre. "Quando organizamos um curso online nos preocupamos em oferecer dicas claras e objetivas para que o aluno entenda como deve proceder. Seguindo estas instruções, não há como errar e, certamente, ele chegará ao final."
Para o bom acompanhamento de um curso a distância, Maria Isabel destaca que é fundamental que o aluno participe ativamente das atividades e respeite os prazos estipulados pelo tutor. As regras básicas de etiqueta e educação também são muito importantes. "Aceitar as divergências do grupo, mesmo estando longe dos outros alunos, é fundamental. Para manter um ambiente agradável de convívio e aprendizagem, é necessário que o participante respeite o tutor e seus companheiros", realça.
A maioria dos cursos online apresenta uma sugestão de carga horária a ser cumprida. É importante que o aluno respeite as determinações do tempo e esteja online para estudar. Normalmente, um curso é desenvolvido com o propósito de fazer o participante construir, aos poucos, o seu conhecimento. "Há cursos que não sugerem carga horária diária de estudo. Isso acontece nos casos em que as atividades não requerem muita troca de informações entre os participantes", explica.
Quando um aluno resolve apostar no e-learning, é porque ele acredita que vai ter o tempo necessário para o acompanhamento. Mas imprevistos acontecem. E sempre há quem queira acumular suas horas de estudo para cumpri-las em outros dias. "O aluno só não terá grandes problemas neste acúmulo, se as atividades forem totalmente individuais e não houver valorização dos espaços de colaboração", salienta a coordenadora do NEaD. Porém, no caso de cursos estruturados nos trabalhos em grupo, isso pode não dar certo.
Esse foi o caso de Irma Gonçalves, gerente de uma escola de idiomas, que decidiu acompanhar o curso a distância "Aprender a Empreender", organizado pelo Sebrae. "Eram apenas 30 horas/aula e achei que cumpriria facilmente, comprometendo uma hora do meu dia, como sugeriam as instruções." Mas Irma quase abandonou o curso, pois foi sendo atropelada pelo dia-a-dia e pelos imprevistos. Assim, ela foi acumulando horas e atividades. "Achei que, em uma tarde inteira, eu conseguiria ler tudo e fazer os exercícios pendentes. Só no final, percebi que as horas impostas eram muito importantes para o bom acompanhamento." Irma concluiu o curso a tempo, em novembro do ano passado. "Precisei correr muito no final. Acho que eu poderia ter aproveitado muito mais, se tivesse feito tudo com calma, seguindo uma etapa por vez."
Ela ressalta que um ponto muito positivo foi o incentivo do tutor, que enviava e-mails diários, solicitando a participação de todos, e mandava textos extras, além do conteúdo. "Senti o tutor muito próximo, como se eu estivesse em uma sala de aula convencional", conta.
A questão da proximidade entre aluno e tutor também é fundamental para a conclusão do curso. E quando se trata de e-learning, essa interação, na maioria das vezes, só pode ser feita por meio de fóruns e comunidades. Maria Isabel afirma que é vital que os alunos dividam opiniões e colaborem para a construção do conhecimento do grupo. "Por isso os cursos do Senac São Paulo estão sempre voltados para a prática da colaboração e interatividade. Acreditamos que as pessoas aprendem com os demais, não somente com o docente."
Da mesma forma, acontece com os encontros presenciais promovidos pela instituição ao longo do curso. "Entendemos que os encontros presenciais devem estar bem calibrados com o trabalho online, como complemento das atividades. Quando incluímos encontros no currículo de um curso, é preciso que todos participem, pois são essenciais na construção do conhecimento", completa.
Outro cuidado muito importante a ser tomado é a dedicação aos estudos, principalmente, para quem vai acompanhar aulas virtuais de casa. "É preciso eleger uma hora específica do dia para os estudos e criar uma rotina", lembra Maria Isabel. Há muitas mulheres que trabalham em casa e enfrentam a tripla jornada de mãe, dona de casa e profissional. Quem quer acompanhar aulas a distância deve ter a mesma dedicação de quem está na sala de aula. Não adianta ler um pouquinho e atender ao telefone, responder a uma questão e ser interrompido pelo filho. "Dessa forma as aulas se tornarão muito mais lentas e menos produtivas", esclarece.
Fonte: SENAC - SP