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Modalidade a distância triplica no país em 1 ano

10/01/2012

Depois da proliferação de MBAs (Master in Business Administration) pelas salas de aula em todo o Brasil, eles começam agora a se multiplicar em outro ambiente: o virtual.

Em um ano, a oferta desse tipo de pós-graduação a distância mais do que triplicou, segundo o Abraead 2008 (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância).
Os dados mais recentes mostram que, em 2006, 11 MBAs eram oferecidos pela internet; em 2007, 36. Nesse mesmo período, o número de cursos lato sensu passou de 246 para 404 -um aumento de 64%.

Desde esse último levantamento, realizado com instituições que obtiveram autorizações e credenciamento no MEC (Ministério da Educação) e nos Conselhos Estaduais de Educação para promover cursos a distância, mais organizações ingressaram nessa seara.

Uma delas é a UGF-Posead (Universidade Gama Filho), que, desde o primeiro semestre de 2008, ministra cinco MBAs executivos pela web. "Já contamos com 10 mil alunos, pois abrimos turmas mensalmente", afirma Evandro Lepletier, coordenador acadêmico dos cursos de pós-graduação.
Há 727,7 mil alunos matriculados em graduações e pós a distância, segundo o Abraead, que não conta com os dados separadamente.

Não existem números oficiais recentes sobre matrículas em cursos de pós-graduação a distância. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC, os dados eram coletados até 2004.

ESCOLHA PLANEJADA

Uma pós-graduação lato sensu a distância deve:

ser oferecida por uma instituição credenciada pelo MEC. A lista completa pode ser encontrada em https://siead.mec.gov.br/novosiead/web/emec/#tab=0

oferecer pelo menos 360 horas de curso

ter 50% do corpo docente com titulação (mestrado/doutorado)

exigir trabalho de conclusão de curso e defesa presencial

contar com provas presenciais

O que avaliar antes de fazer a matrícula:

projeto pedagógico

sistemas de comunicação (ferramentas que possibilitam a interatividade entre professores, tutores e alunos, como "chats", fóruns e videoconferências)

material didático

experiência do corpo docente, dos tutores e dos auxiliares


Fonte: Folha S. Paulo
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