MEC aprova nova divisão do currículo e limite de 50% de EaD para cursos de licenciatura e pedagogia; entenda!
Por Bruno Alfano
Os licenciandos matriculados atualmente não passarão por mudanças. As novas regras passarão a valer para os inscritos nos próximos semestres.
O ministro da Educação, Camilo Santana, aprovou sem vetos as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) que determina que cursos de formação de professores (licenciaturas e pedagogia) tenham um limite de até 50% do tempo à distância. Foi aprovada ainda uma nova divisão do currículo, que cria quatro grupos de atividades de ensino. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (27). Entenda abaixo as medidas.
Divisão do currículo
O parecer cria quatro grupos de atividades:
1 - O núcleo Estudos de Formação é composto pelos conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a compreensão do fenômeno educativo e da educação escolar, como filosofia da educação, ética, avaliação, entre outros. Ele terá pelo menos 880 horas.
2 - O núcleo Aprendizagem e Aprofundamento dos Conteúdos Específicos das áreas de atuação profissional é composto pelos conteúdos específicos das disciplinas de cada licenciatura. Ou seja, uma imersão no currículo escolar que esse futuro professor vai ensinar em sua sala de aula. São 1,6 mil horas.
3 - O núcleo Atividades Acadêmicas de Extensão nas instituições de educação básica. São atividades culturais, comunitárias, de iniciação científica, tecnológica, entre outras. Está destinado 320 horas.
4 - O núcleo de Estágio Curricular Supervisionado, que é quando o aluno de licenciatura vai para a escola aprender a prática da profissão. São 400 horas para essa atividade.
A maior novidade dessa divisão é o maior foco no núcleo 2, de Aprendizagem e Aprofundamento dos Conteúdos Específicos das áreas de atuação profissional.
Atualmente, a formação de professores tem 2,2 mil horas para esses conteúdos e para o que agora passou a ser chamado de Estudos de Formação, o núcleo 1. A atual estrutura também tem 400 horas para estágio e outras 600 horas para diferentes práticas.
Para notícia acessar a notícia completa clique aqui.