Mudanças podem tornar ensino a distância inviável, diz João Mattar, Presidente da ABED.
10/04/2025
Fonte: Tribuna Online
Por: Francine Spinassé
João Mattar, Presidente da ABED, defende que as regras da modalidade precisam ser revistas, mas revela apreensão com possibilidades apontadas pelo MEC
A expectativa de serem divulgadas novas regras para oferta de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD), o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), João Mattar, falou sobre a importância e os desafios do setor.
Ele destacou que, apesar das críticas em relação à qualidade do ensino, a EaD ampliou o acesso à educação superior, com benefícios para quem não pode frequentar hoje a sala de aula todos os dias.
“Somos favoráveis à regulação e à criação de regras, já que houve aumento grande no setor. No entanto, dependendo do que for anunciado, as mudanças podem tornar a educação a distância inviável. Não se pode achar que a presença do aluno em sala é o que garante qualidade do ensino”.
Um dos temores do setor, hoje, é a exigência de maior percentual de presença nos polos, como está colocado no caso das licenciaturas, em que 50% das aulas precisam ser presenciais.
Veja mais sobre a reportagem clicando aqui: