TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)
Ensino Superior, IA e Pessoas: tríade em ebulição29/06/2023Não bastasse o avanço tecnológico nos meios de comunicação, nos processos de ensino e aprendizagem, e na vida das pessoas de um modo geral, agora estamos diante de uma nova era tecnológica. Essa nova era parece não só revolucionar o que já existe na educação, mas, também, exigir das IES, seus gestores e professores, um conhecimento mais especializado das teorias da IA, de suas ferramentas e de seus impactos diretos e indiretos na convivência acadêmica e na educação profissional.
É notória a confusão psicológica provocada pelo surgimento de algumas das ferramentas da IA, na esteira do ChatGPT, que tanto incomoda pesquisadores, professores e gestores do segmento educacional mundo afora. Embora a IA já esteja na vida das pessoas em várias de suas rotinas sociais, de trabalho e na educação, o espectro do ChatGPT e suas ferramentas coadjuvantes têm provocado interrogações e controvérsias não respondidas pelas experiências anteriores.
Nesse cenário, o resgate dos valores éticos, humanos e de contexto parece em ebulição diante do universo de possibilidades positivas e negativas, considerando as vantagens e os riscos que essas ”novas tecnologias” podem trazer para a IES e seu ecossistema educacional.
Autor: Enilton Ferreira Rocha
Publicado em: 29/06/2023
Texto na íntegra disponível em PDF: LINK
É notória a confusão psicológica provocada pelo surgimento de algumas das ferramentas da IA, na esteira do ChatGPT, que tanto incomoda pesquisadores, professores e gestores do segmento educacional mundo afora. Embora a IA já esteja na vida das pessoas em várias de suas rotinas sociais, de trabalho e na educação, o espectro do ChatGPT e suas ferramentas coadjuvantes têm provocado interrogações e controvérsias não respondidas pelas experiências anteriores.
Nesse cenário, o resgate dos valores éticos, humanos e de contexto parece em ebulição diante do universo de possibilidades positivas e negativas, considerando as vantagens e os riscos que essas ”novas tecnologias” podem trazer para a IES e seu ecossistema educacional.
Autor: Enilton Ferreira Rocha
Publicado em: 29/06/2023
Texto na íntegra disponível em PDF: LINK
Compartilhar: