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Referencial de Qualidade para EAD13/11/2024
Esta versão inicial de um Referencial de Qualidade para EaD, desenvolvida pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), tem o objetivo de auxiliar a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC) no processo de revisão do marco regulatório da educação a distância (EaD) no Brasil (2024-2025).
A metodologia para o desenvolvimento desta proposta incluiu:
a) leitura, análise e comparação entre dezenas de referenciais internacionais de qualidade para EaD durante a organização e tradução do livro Qualidade em Educação a Distância: referenciais internacionais e regulação (ABED, 2024), distribuído em versão impressa para os participantes do 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) e disponível em versão PDF no site da Associação para download gratuito;
b) apresentação feita por Daniel Ximenes, Diretor de Regulação da Educação Superior da Seres, na primeira reunião do Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares), em 2 de agosto de 2024;
c) revisão da proposta por parte dos membros da Diretoria, conselheiros e associados da ABED.
Esta versão do Referencial de Qualidade para EaD limitou-se intencionalmente a dois níveis (dimensões e subdimensões), para manter inclusive uma isonomia em relação à proposta inicial da Seres2, mas as próximas versões envolverão mais níveis, que inclusive já foram discutidos internamente na ABED. No 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), em 16 de setembro de 2024, às 18 horas, haverá um Encontro aberto especificamente para discutir o desenvolvimento deste Referencial. Descritores e indicadores de desempenho, em forma de instrumentos de avaliação, serão produzidos pela ABED nas próximas versões deste documento.
Para leitura completa do documento clique aqui.
Esta versão inicial de um Referencial de Qualidade para EaD, desenvolvida pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), tem o objetivo de auxiliar a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC) no processo de revisão do marco regulatório da educação a distância (EaD) no Brasil (2024-2025).
A metodologia para o desenvolvimento desta proposta incluiu:
a) leitura, análise e comparação entre dezenas de referenciais internacionais de qualidade para EaD durante a organização e tradução do livro Qualidade em Educação a Distância: referenciais internacionais e regulação (ABED, 2024), distribuído em versão impressa para os participantes do 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) e disponível em versão PDF no site da Associação para download gratuito;
b) apresentação feita por Daniel Ximenes, Diretor de Regulação da Educação Superior da Seres, na primeira reunião do Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares), em 2 de agosto de 2024;
c) revisão da proposta por parte dos membros da Diretoria, conselheiros e associados da ABED.
Esta versão do Referencial de Qualidade para EaD limitou-se intencionalmente a dois níveis (dimensões e subdimensões), para manter inclusive uma isonomia em relação à proposta inicial da Seres2, mas as próximas versões envolverão mais níveis, que inclusive já foram discutidos internamente na ABED. No 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), em 16 de setembro de 2024, às 18 horas, haverá um Encontro aberto especificamente para discutir o desenvolvimento deste Referencial. Descritores e indicadores de desempenho, em forma de instrumentos de avaliação, serão produzidos pela ABED nas próximas versões deste documento.
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