1º  SEMINÁRIO  
NACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

"Habilidades e Talentos em EAD"

 12 a 15 de abril de 2003
Belo Horizonte - MG

 

CURSOS - PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

MINI-CURSOS
Vagas limitadas.

* os cursos só serão realizados com o mínimo de 20 alunos em cada
PRAZOS Até 28/02 Até 31/03 Até 09/04 no local
SÓCIOS R$ 150,00 R$ 180,00 R$ 200,00 240,00
NÃO SÓCIOS R$ 180,00 R$ 220,00 R$ 250,00 300,00

Preços Unitários

Horário dos cursos: das 09:00 às 18:00hs

Sábado - 12 de abril

1. "EAD na Área de Saúde - Tendências"
Daniel Sigulem - UNIFESP - SP
Mônica Parente - UNIFESP - SP
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Prédio do ICEX - Laboratório de Micro Informática, Sala 1009

Tópicos que serão abordados pelo curso:

- O cenário – da sociedade agrícola para a sociedade da informação e do conhecimento
- As pressões sobre o profissional da área da saúde
- Algumas soluções
- O uso da tecnologia da informática e da informação na educação em saúde – histórico
- Os programas educacionais para alunos e para pacientes
- A Educação a Distância e a Internet 
- Educação Continuada em Saúde
- Categorias dos cursos online em saúde e suas características
- Bibliotecas virtuais
- Requisitos essenciais e pontos críticos para a adoção dos novos modelos educacionais
- Tendências

 

Daniel Sigulem é Médico; Doutor em Nefrologia; Livre Docente em Informática em Saúde; Chefe do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal
de São Paulo. Membro da Comissão Científica da ABED

Mônica Parente Ramos é Biomédica; Mestre em Engenharia Biomédica; Chefe da Disciplina de Informática em Saúde do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora do Laboratório de Ensino a Distância do mesmo Departamento. Membro da Comissão de Ética e Qualidade da ABED.

2. "EAD na Área Corporativa - Alguns Casos Vistos em Profundidade"
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Auditório II do ICB

(9:30 às 11:00 horas) Marly Teixeira Martins - UMV, Universidade Martins do Varejo
"UMV - Universidade Martins do Varejo: Entregando Conhecimento com Qualidade e Gerando Fidelidade"
Com 10 anos de existência, a Universidade Martins do Varejo utiliza há dois o e-learning. Com a missão de capacitar 6.000 colaboradores, 4.000 RCA's e 180.000 clientes, o atacadista Martins se utiliza de todos os meios: internet, fitas cassete, apostilas, seminários, palestras, entre outros.

(11:30 às 13:00 horas) Ronaldo Tavano Palaia - Antonelli&Palaia
"Ambientes Digitais de Ensino-Aprendizado"
A Universidade não sofreu grandes alterações e, de certa forma, manteve em grande parte as mesmas características que possuía desde o seu aparecimento à época do Renascimento. De todas as grandes organizações seculares, como o Exército e a Igreja, talvez seja a Universidade a mais conservadora em termos de valores e práticas. As empresas de consultoria, de produção cultural, midia-players e principalmente, escolas, as mais legítimas representantes das organizações da sociedade do conhecimento, estão prestes a ocupar o centro das economias mais desenvolvidas. No entanto, as escolas e, principalmente, as universidades são as mais despreparadas para esse desafio que se avizinha. Será necessário um grande salto para passar do renascimento para a economia digital. Em alguns casos, ainda se ensina e se aprende esfregando-se (metaforicamente, é claro) uma “pedrinha clara” (giz) sobre uma “grande pedra escura” (lousa), em um típico processo da idade da pedra.  
O nosso Case é a criação de Ambientes Digitais de Ensino-Aprendizado incorporando recursos de Webtraining em IES utilizando intranets-extranets, comunicações síncronas e assíncronas em conjunto com estratégias pedagógicas presenciais. O estilo blended de e-learning como modelo para Universidades Corporativas.
 

Intervalo para almoço

(14:30 às 16:00 horas) Roberto do Valle Jr. - Universidade Tigre
"Universidade Tigre: levando a Tigre de transformadora de PVC em transformadora de competências"
- A Empresa e Seu Mercado
- Estratégias de Negócio e de Educação Corporativa 
- Concepção e Implementação da Universidade Corporativa
- Frentes de Ação
- Resultados
- Lições do Processo


(16:30 às 18:00 horas) Marise Helena Louvison  - Universidade Correios
"Implantação de Universidade Corporativa: erros e acertos"
A partir da experiência de implantação da Universidade Correios, o curso se propõe, a apresentar a transformação das tradicionais técnicas de T&D para o novo conceito de educação empresarial que se consolida há algumas décadas nos Estados Unidos e recentemente no Brasil. A apresentação tem como objetivo enumerar as efetivas mudanças que a nova conceituação de universidade corporativa traz  e discutir os questionamentos existentes se tudo não passa de apenas uma simples troca de marca. Portanto, pretende-se avaliar em que pontos uma universidade corporativa se destaca de uma área de treinamento e quais são seus efetivos diferenciais competitivos." 

 

   
Marly Teixeira Martins é graduada em Administração de Empresa pela Universidade Federal de
Uberlândia, Especialização em Análise de Sistema, atualmente cursando MBA em Psicanálise em Educação. Atuou durante vários anos na Souza Cruz na área de Informática - T&I  na área de Suporte, Administração de Banco de Dados, Gerenciamento de Projeto e Infra-estrutura e desde 2000 faz parte do Grupo Martins, atuando como Gerente de Ensino à Distância

Ronaldo Tavano Palaia é Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Politécnica USP; Especialista em Administração, pela CEAG EAESP-FGV e Doutor em Administração de Empresas pela EAESP- FGV. Atuou no ramo de Informática como Analista de Sistemas, Gerente de Sistemas, Diretor de Treinamento & Consultoria em Tecnologia da Informação. Na área acadêmica atuou como Professor Universitário, Chefe de Departamento, Coordenador de Curso e Diretor de Faculdade (UNIP, FAAP, Trevisan); atualmente é Consultor em Tecnologia Educacional, Projetos e Gestão Universitária, Universidades Corporativas e Gestão do Conhecimento. www.educonsite.com.br   

Beto do Valle - Gerente Universidade Tigre desde 2001. É graduado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Cásper Líbero e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.  Atuou como Diretor de Criação em diversas empresas de comunicação desde 1989, incluindo agências de publicidade, marketing de relacionamento, promoção e merchandising de mercados como São Paulo e Buenos Aires. Como Diretor de Criação obteve diversos prêmios, como Unpublished Best Advertising em 1999, em Berlim, e o Marketing Best em 2000. Pela Universidade Tigre, recebeu os prêmios Gestão Empresarial - ABRH e E-Learning Brasil.  

Marise Louvison é Secretária Executiva da Universidade Correios. Tem formação em Matemática e é oriunda da primeira turma da Escola Superior de Administração Postal. É especialista em correios internacionais com formação nas escolas da França e dos Estados Unidos. Nos Correios do Brasil implantou o marketing  esportivo, o sistema de franchising, o conceito de varejo, a área de negócios internacionais com o lançamento dos produtos Sur postal e Exporta Fácil. Foi membro da equipe do projeto de construção e implantação da Universidade Correios.   

3. "Cursos na Web com Ferramentas Gratuitas - Prós, Contras e Outras Dicas"
Alfredo Matta - Universidade Católica de Salvador - Bahia
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Prédio do ICEX - Laboratório de Informática - Sala 1.010

(plano formato doc)

Apresentação - EAD para todos é um curso que procura divulgar os processos e o funcionamento elementar da Educação à Distância, de forma que esta possa estar acessível aos professores e educadores em geral, sem que seja necessário nenhum treinamento complicado, investimento mais vultoso ou complicação de ordem metodológica ou relacionados à necessidade da tutoria.
Ementa -
Fundamentos da Educação à distância. Funcionamento de um ambiente EAD baseado em ambientes gratuitos da Internet. Exemplo de prática EAD de baixo custo.
Objetivos -
Objetivos Globais
Apresentar os conceitos fundamentais de um processo de ensino-aprendizagem EAD baseado no conceito de comunidades de aprendizagem;Realizar curso EAD exemplo, de baixo custo, baseado em ambientes gratuitos da Internet.

Comportamentos Terminais
Elaborar raciocínios críticos, explicativos e/ou analíticos sobre conceitos elementares das EAD; Realizar planejamento EAD elementar.; Avaliar e escolher ambientes EAD apropriados; Executar proposta pedagógica EAD baseada em comunidades de aprendizagem e práxis

Elementos de Conteúdo                                                      Nº de horas previstas

Fundamentos da EAD e das comunidades de aprendizagem

1

Prática em EAD para todos

5

 

Alfredo Eurico Rodrigues Matta é Doutor em Educação/Informática Educacional pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (Bahia) e Université Laval – Ulaval (Canadá) - Doutorado sanduíche Brasil/Canadá; Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, com especialidade em História do Brasil; é Professor de Graduação e Pós-Graduação em História, Informática e Aplicações Pedagógicas dos computadores na Universidade Católica do Salvador - UCSal; Professor do Mestrado em Educação e Contemporaneidades na Universidade do Estado da Bahia - UNEB;  Professor do Mestrado Interdisciplinar em Computação Científica na Fundação Visconde de Cairu. è coordenador do Pólo ABED Bahia, foi vencedor do CNPQ (Prêmio Jovem Cientista, CNPQ/Gerdau/Fundação Roberto Marinho.)Prêmio Jovem Cientista de 2001 (3o Lugar).

Domingo -  13 de abril

4. "Desvendado os Caminhos do TelEduc: Ambiente Gratuito para a Web"
Joice Lee Otsuka - UNICAMP 
José Claudio Júnior - UNICAMP*
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Auditório I do ICB (parte da manhã)
Prédio do ICEX - Laboratório de Informática - sala 1.010 (tarde)

 

Este curso tem como objetivo apresentar o ambiente de suporte à EaD TelEduc, mostrando desde uma visão dos seus fundamentos até uma visão prática de seu uso no suporte à cursos a distância. 

Programação:

1. Apresentação dos fundamentos do Ambiente de EaD TelEduc (2 horas)
- Características
- Histórico do desenvolvimento: das primeiras pesquisas à versão atual
-
Projetos de pesquisa em andamento
- Vantagens do ambiente

2. Apresentação da instância de um curso real ministrado via TelEduc (2 horas)

- Estruturação do curso
- Metodologia adotada
-
Considerações sobre a experiência – lições aprendidas
3. Criação de um mini-curso no TelEduc (4 horas)
-
Desenvolvimento de uma atividade prática no laboratório simulando a criação de um curso no TelEduc

Joice Lee Otsuka realizou mestrado na área de EaD no Instituto de Informática da UFRGS (1996 -1998) e atualmente desenvolve sua tese de doutorado na mesma área, no Instituto de Computação da Unicamp, sob orientação da professora Heloísa Vieira da Rocha. Trabalha no projeto TelEduc  e possui experiência como formadora em cursos a distância oferecidos pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Unicamp (Nied – Unicamp).

José Cláudio Vahl Júnior é bacharel em Ciência da Computação pela UFPel e atualmente está desenvolvendo seu trabalho de mestrado no Instituto de Computação da Unicamp, sob orientação da professora Heloísa Vieira da Rocha. Trabalha no projeto TelEduc  e possui experiência como formador em cursos a distância oferecidos pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Unicamp (Nied – Unicamp).

*Caso o número de inscritos ultrapasse 20, o curso contará com um 2º professor.

5. "Avaliação em EAD"
Consuelo Tereza Fernandes - Senai SP - SP
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Auditório II do ICB

Resumo:
O curso se constituirá em um espaço de análise e discussão  da questão da avaliação da aprendizagem em EAD, buscando desvendar seus limites e possibilidades, sob quatro focos estruturadores, quais sejam:

1.      Avaliar o quê, eis a questão...

2.      Avaliar para quê, eis o compromisso...

3.      Avaliar a partir do quê, eis o olhar...

4.      Avaliar como, eis o desafio...

Consuelo Teresa Fernandez, pedagoga, Mestre em Tecnologia Educacional, técnica em educação do SENAI/SP, professora da Universidade Metodista de São Paulo, especialista em avaliação educacional, atua há mais de 20 anos em projetos de educação a distância.
 

6. "Planejamento da Aprendizagem On-Line em Organizações"
Edésio Fernandes - University College London, PUC Minas Virtual
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Auditório III do ICB

O Prof. Edésio Fernandes apresentará, durante esse mini-curso, sua experiência de três anos com ensino virtual através da PUC Minas, na área do Direito Urbanístico e
Ambiental, para centenas de alunos de todas as partes do Brasil. Para tanto, irá mostrar como funciona o programa usado, o Lotus Learning Space, e como melhor utilizar suas possibilidades. Seus comentários e análises serão organizados levando em conta o modo de planejamento do curso virtual e como ministrá-lo.
Os participantes serão incitados à uma experiência concreta de utilização do programa da PUC.

Edésio Fernandes é Bacharel em Direito (Universidade Federal de Minas Gerais), Especialista em Urbanismo (UFMG); Mestre ( LL.M. in Law in Development, Warwick University, UK) e Doutor em Direito (Ph.D., Warwick University). Atualmente, é professor do Development Planning Unit/DPU da University College London (Inglaterra) e da Teaching Faculty do Lincoln Institute of Land Policy em Cambridge MA (EUA), bem como professor visitante em duas universidades brasileiras. É Coordenador do IRGLUS - International Research Group on Law and Urban Space, que é um dos grupos de trabalho do Research Committee on Sociology of Law da International Sociological Association, bem como um dos parceiros do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat). Vive em Londres há 14 anos. Seus tópicos de pesquisa têm sido Direito Urbanístico e Ambiental, Gestão Urbana e Metropolitana, Direitos Humanos e Sociologia do Direito (trabalha com freqüência com o Instituto de Sociologia Jurídica de Onati). Atua também como consultor para organizações governamentais e não-governamentais no Brasil e em diversos paises da América Latina, África do Sul, Albânia, Kosovo, etc.

7. "Elaboração do Material Didático para EAD - Meios Impressos e Eletrônicos"
Ivete Palange - SENAI - SP
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Auditório IV do ICB

(EAD.ppt)
(Produção e Implantação de EAD.ppt)
(A Busca de um Escritor.ppt)
(Memórias de Cursos On Line.doc)

Proposta de curso de Elaboração de Material Didático para Educação a Distância

 

-  Qual é o problema? EAD faz parte do problema ou é uma solução?

Como é o sistema de EAD : produção e implantação?

Quais os princípios que orientarão as situações de ensino?

Quem é o aluno?

Qual o conteúdo e como veiculá-lo?

Como organizar o conteúdo com criatividade? (Razão e emoção)

Como enfrentar os desafios das múltiplas linguagens da WEB?

-   Metáfora: uma questão e muitas soluções

Ivete Palange é formada em  Psicologia na USP com especialização em Comunicação Social, e atua como educadora com experiência docente e em elaboração de material didático para cursos presenciais e a distância em entidades de formação profissional há mais de 20 anos ( SENAI, CENAFOR)


Campus da UFMG: Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha - Belo Horizonte, MG