CURSOS - PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
|
MINI-CURSOS
Vagas
limitadas.
*
os cursos só serão realizados com o mínimo de 20 alunos em cada
PRAZOS |
Até
28/02 |
Até
31/03 |
Até
09/04 |
no
local |
SÓCIOS |
R$
150,00
|
R$
180,00 |
R$
200,00 |
240,00 |
NÃO
SÓCIOS |
R$
180,00 |
R$
220,00 |
R$
250,00 |
300,00 |
Preços
Unitários
Horário
dos cursos: das 09:00 às 18:00hs
Sábado
- 12 de abril
|
1.
"EAD na Área de Saúde -
Tendências"
Daniel Sigulem - UNIFESP - SP
Mônica Parente - UNIFESP - SP
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Prédio do ICEX - Laboratório de Micro Informática,
Sala 1009
Tópicos
que serão abordados pelo curso:
-
O cenário da sociedade agrícola para a sociedade da
informação e do conhecimento
- As pressões sobre o profissional da área da saúde
- Algumas soluções
- O uso da tecnologia da informática e da informação na educação
em saúde histórico
- Os programas educacionais para alunos e para pacientes
- A Educação a Distância e a Internet
- Educação Continuada em Saúde
- Categorias dos cursos online em saúde e suas características
- Bibliotecas virtuais
- Requisitos essenciais e pontos críticos para a adoção dos
novos modelos educacionais
- Tendências
Daniel Sigulem
é Médico; Doutor em Nefrologia; Livre Docente em Informática
em Saúde; Chefe do Departamento de Informática em Saúde da
Universidade Federal
de São Paulo. Membro da Comissão Científica da ABED
Mônica
Parente Ramos é Biomédica; Mestre em Engenharia Biomédica;
Chefe da Disciplina de Informática em Saúde do Departamento de
Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo e
Coordenadora do Laboratório de Ensino a Distância do mesmo
Departamento. Membro da Comissão de Ética e Qualidade da ABED.
|
2. "EAD na
Área Corporativa - Alguns Casos Vistos em Profundidade"
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Auditório II do ICB
(9:30 às 11:00 horas)
Marly Teixeira Martins - UMV, Universidade
Martins do Varejo
"UMV -
Universidade Martins do Varejo: Entregando Conhecimento com
Qualidade e Gerando Fidelidade"
Com 10 anos de existência, a Universidade Martins do Varejo
utiliza há dois o e-learning. Com a missão de capacitar 6.000 colaboradores,
4.000 RCA's e 180.000 clientes, o atacadista Martins se utiliza de todos os meios:
internet, fitas cassete, apostilas, seminários,
palestras, entre outros.
(11:30 às 13:00 horas)
Ronaldo
Tavano Palaia - Antonelli&Palaia
"Ambientes
Digitais de Ensino-Aprendizado"
A Universidade não
sofreu grandes alterações e, de certa forma, manteve em grande
parte as mesmas características que possuía desde o seu
aparecimento à época do Renascimento. De todas as grandes
organizações seculares, como o Exército e a Igreja, talvez
seja a Universidade a mais conservadora em termos de valores e
práticas.
As
empresas de consultoria, de produção cultural, midia-players
e principalmente, escolas, as mais legítimas representantes das
organizações da sociedade do conhecimento,
estão prestes a ocupar o centro das economias mais
desenvolvidas. No entanto, as escolas e, principalmente, as
universidades são as mais despreparadas para esse desafio que
se avizinha. Será necessário um grande salto para passar do
renascimento para a economia digital. Em alguns casos, ainda se
ensina e se aprende esfregando-se (metaforicamente, é claro)
uma pedrinha clara (giz) sobre uma grande pedra
escura (lousa), em um típico processo da idade da
pedra.
O
nosso Case é a criação de Ambientes Digitais de
Ensino-Aprendizado incorporando recursos de Webtraining em IES
utilizando intranets-extranets, comunicações síncronas e assíncronas
em conjunto com estratégias pedagógicas presenciais. O estilo
blended de e-learning como modelo para Universidades
Corporativas.
Intervalo para
almoço
(14:30 às 16:00 horas) Roberto do Valle Jr. - Universidade Tigre
"Universidade
Tigre: levando a Tigre de transformadora de PVC em
transformadora de competências"
- A Empresa e Seu Mercado
- Estratégias de Negócio e de Educação Corporativa
- Concepção e Implementação da Universidade Corporativa
- Frentes de Ação
- Resultados
- Lições do Processo
(16:30 às 18:00 horas) Marise Helena Louvison - Universidade
Correios
"Implantação
de Universidade Corporativa: erros e acertos"
A partir da experiência
de implantação da Universidade Correios, o curso se propõe, a
apresentar a transformação das tradicionais técnicas de
T&D para o novo conceito de educação empresarial que se
consolida há algumas décadas nos Estados Unidos e recentemente
no Brasil. A apresentação tem como objetivo enumerar as
efetivas mudanças que a nova conceituação de universidade
corporativa traz e discutir os questionamentos existentes
se tudo não passa de apenas uma simples troca de marca.
Portanto, pretende-se avaliar em que pontos uma universidade
corporativa se destaca de uma área de treinamento e quais são
seus efetivos diferenciais competitivos."
Marly Teixeira
Martins é graduada em Administração de Empresa pela
Universidade Federal de
Uberlândia, Especialização em Análise de Sistema, atualmente
cursando MBA em Psicanálise em Educação. Atuou durante vários
anos na Souza Cruz na área de Informática - T&I na
área de Suporte, Administração de Banco de Dados,
Gerenciamento de Projeto e Infra-estrutura e desde 2000 faz
parte do Grupo Martins, atuando como Gerente de Ensino à Distância
Ronaldo Tavano
Palaia é Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Politécnica
USP;
Especialista em Administração, pela CEAG EAESP-FGV e Doutor em
Administração de Empresas pela EAESP- FGV. Atuou no ramo de
Informática como Analista de Sistemas, Gerente de Sistemas,
Diretor de Treinamento & Consultoria em Tecnologia da
Informação. Na área acadêmica atuou como Professor Universitário,
Chefe de Departamento, Coordenador de Curso e Diretor de
Faculdade (UNIP, FAAP, Trevisan); atualmente é Consultor em
Tecnologia Educacional, Projetos e Gestão Universitária,
Universidades Corporativas e Gestão do Conhecimento. www.educonsite.com.br
Beto
do Valle - Gerente Universidade Tigre desde 2001. É
graduado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Cásper Líbero
e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou
como Diretor de Criação em diversas empresas de comunicação
desde 1989, incluindo agências de publicidade, marketing de
relacionamento, promoção e merchandising de mercados como São
Paulo e Buenos Aires. Como Diretor de Criação obteve diversos
prêmios, como Unpublished Best Advertising em 1999, em Berlim,
e o Marketing Best em 2000. Pela
Universidade Tigre, recebeu os prêmios Gestão Empresarial - ABRH e E-Learning Brasil.
Marise
Louvison é Secretária Executiva da Universidade Correios.
Tem formação em Matemática e é oriunda da primeira turma da
Escola Superior de Administração Postal. É especialista em
correios internacionais com formação nas escolas da França e
dos Estados Unidos. Nos Correios do Brasil implantou o marketing
esportivo, o sistema de franchising, o conceito de
varejo, a área de negócios internacionais com o lançamento
dos produtos Sur postal e Exporta Fácil. Foi membro da equipe
do projeto de construção e implantação da Universidade
Correios.
|
3.
"Cursos
na Web com Ferramentas Gratuitas - Prós, Contras e Outras Dicas"
Alfredo Matta - Universidade Católica de Salvador - Bahia
Hora: 09:00
às 18:00 hs
local: Prédio do ICEX - Laboratório de Informática - Sala
1.010
(plano
formato doc)
Apresentação
- EAD para todos é um curso que procura divulgar os
processos e o funcionamento elementar da Educação à Distância,
de forma que esta possa estar acessível aos professores e
educadores em geral, sem que seja necessário nenhum treinamento
complicado, investimento mais vultoso ou complicação de ordem
metodológica ou relacionados à necessidade da tutoria.
Ementa - Fundamentos
da Educação à distância. Funcionamento de um ambiente EAD
baseado em ambientes gratuitos da Internet. Exemplo de prática
EAD de baixo custo.
Objetivos - Objetivos
Globais
Apresentar os conceitos fundamentais de um processo de
ensino-aprendizagem EAD baseado no conceito de comunidades de
aprendizagem;Realizar curso EAD exemplo, de baixo custo, baseado
em ambientes gratuitos da Internet.
Comportamentos Terminais
Elaborar raciocínios críticos, explicativos e/ou analíticos
sobre conceitos elementares das EAD; Realizar planejamento EAD
elementar.; Avaliar e escolher ambientes EAD apropriados;
Executar proposta pedagógica EAD baseada em comunidades de
aprendizagem e práxis
Elementos de Conteúdo
Nº de horas previstas
Fundamentos
da EAD e das comunidades de aprendizagem |
1
|
Prática
em EAD para todos |
5
|
Alfredo
Eurico Rodrigues Matta é Doutor em Educação/Informática
Educacional pela Universidade Federal da Bahia UFBA
(Bahia) e Université Laval Ulaval (Canadá) - Doutorado
sanduíche Brasil/Canadá; Mestre em História pela Universidade
Federal da Bahia - UFBA, com especialidade em História do
Brasil; é Professor de Graduação e Pós-Graduação em História,
Informática e Aplicações Pedagógicas dos computadores na
Universidade Católica do Salvador - UCSal; Professor do
Mestrado em Educação e Contemporaneidades na Universidade do
Estado da Bahia - UNEB;
Professor do Mestrado Interdisciplinar em Computação
Científica na Fundação Visconde de Cairu. è coordenador do
Pólo ABED Bahia, foi vencedor do CNPQ (Prêmio Jovem Cientista,
CNPQ/Gerdau/Fundação Roberto Marinho.);
Prêmio Jovem Cientista de 2001 (3o Lugar).
|
Domingo
- 13 de abril
|
4.
"Desvendado os Caminhos do TelEduc:
Ambiente Gratuito para a Web"
Joice Lee Otsuka - UNICAMP
José Claudio Júnior - UNICAMP*
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Auditório I do ICB (parte da manhã)
Prédio do ICEX - Laboratório de Informática - sala 1.010 (tarde)
Este curso tem como objetivo
apresentar o ambiente de suporte à EaD TelEduc, mostrando desde uma visão dos
seus fundamentos até uma visão prática de seu uso no suporte à cursos a distância.
Programação:
1. Apresentação
dos fundamentos do Ambiente de EaD TelEduc (2 horas)
- Características
- Histórico do desenvolvimento: das primeiras pesquisas à versão atual
- Projetos de pesquisa em
andamento
- Vantagens do ambiente
2. Apresentação
da instância de um curso real ministrado via TelEduc (2 horas)
- Estruturação do
curso
- Metodologia adotada
- Considerações
sobre a experiência lições aprendidas
3. Criação
de um mini-curso no TelEduc (4 horas)
- Desenvolvimento
de uma atividade prática no laboratório simulando a criação
de um curso no TelEduc
Joice Lee
Otsuka realizou mestrado na área de EaD no Instituto de
Informática da UFRGS (1996 -1998) e atualmente desenvolve sua
tese de doutorado na mesma área, no Instituto de Computação
da Unicamp, sob orientação da professora Heloísa Vieira da
Rocha. Trabalha no projeto TelEduc
e possui experiência como formadora em cursos a distância
oferecidos pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação
da Unicamp (Nied Unicamp).
José
Cláudio Vahl Júnior é
bacharel em Ciência da Computação pela UFPel e atualmente está
desenvolvendo seu trabalho de mestrado no Instituto de Computação
da Unicamp, sob orientação da professora Heloísa Vieira da
Rocha. Trabalha no projeto TelEduc
e possui experiência como formador em cursos a distância
oferecidos pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação
da Unicamp (Nied Unicamp).
*Caso o número
de inscritos ultrapasse 20, o curso contará com um 2º
professor.
|
5.
"Avaliação em EAD"
Consuelo Tereza Fernandes - Senai SP - SP
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Auditório II do ICB
Resumo:
O curso se constituirá em um espaço de análise e discussão
da questão da avaliação da aprendizagem em EAD,
buscando desvendar seus limites e possibilidades, sob quatro
focos estruturadores, quais sejam:
1.
Avaliar o quê, eis a questão...
2.
Avaliar para quê, eis o compromisso...
3.
Avaliar a partir do quê, eis o olhar...
4.
Avaliar como, eis o desafio...
Consuelo
Teresa Fernandez, pedagoga, Mestre em Tecnologia
Educacional, técnica em educação do SENAI/SP, professora da
Universidade Metodista de São Paulo, especialista em
avaliação educacional, atua há mais de 20 anos em projetos de
educação a distância.
|
6.
"Planejamento da Aprendizagem
On-Line em Organizações"
Edésio Fernandes - University College London, PUC Minas
Virtual
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Auditório III do ICB
O Prof. Edésio
Fernandes apresentará, durante esse mini-curso, sua experiência
de três anos com ensino virtual através da PUC Minas, na área
do Direito Urbanístico e
Ambiental, para centenas de alunos de todas as partes do Brasil.
Para tanto, irá mostrar como funciona o programa usado, o Lotus
Learning Space, e como melhor utilizar suas possibilidades. Seus
comentários e análises serão organizados levando em conta o
modo de planejamento do curso virtual e como ministrá-lo.
Os participantes serão incitados à uma experiência concreta
de utilização do programa da PUC.
Edésio Fernandes é Bacharel em Direito (Universidade Federal de Minas Gerais), Especialista em Urbanismo (UFMG); Mestre ( LL.M. in Law in
Development, Warwick University, UK) e Doutor em Direito (Ph.D., Warwick University). Atualmente, é professor do Development Planning Unit/DPU da University College London (Inglaterra) e da Teaching Faculty do Lincoln Institute of Land Policy em Cambridge MA (EUA), bem como professor visitante em duas universidades brasileiras. É Coordenador do IRGLUS - International Research Group on Law and Urban
Space, que é um dos grupos de trabalho do Research Committee on Sociology of Law da International Sociological Association, bem como um dos parceiros do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat). Vive em Londres há 14 anos. Seus tópicos de pesquisa têm sido Direito Urbanístico e Ambiental, Gestão Urbana e Metropolitana, Direitos Humanos e Sociologia do Direito (trabalha com freqüência com o Instituto de Sociologia Jurídica de Onati). Atua também como consultor para organizações governamentais e não-governamentais no Brasil e em diversos paises da América Latina, África do Sul, Albânia, Kosovo, etc.
|
7.
"Elaboração do Material
Didático para EAD - Meios Impressos e Eletrônicos"
Ivete Palange - SENAI - SP
Hora: 09:00 às 18:00 hs
local: Auditório IV do ICB
(EAD.ppt)
(Produção e
Implantação de EAD.ppt)
(A Busca de um
Escritor.ppt)
(Memórias de Cursos On
Line.doc)
Proposta de curso
de Elaboração de Material Didático para Educação a Distância
-
Qual é o problema? EAD faz parte do problema ou é uma
solução?
-
Como é o sistema de EAD : produção e implantação?
-
Quais os princípios que orientarão as situações de
ensino?
-
Quem é o aluno?
-
Qual o conteúdo e como veiculá-lo?
-
Como organizar o conteúdo com criatividade? (Razão e
emoção)
-
Como enfrentar os desafios das múltiplas linguagens da
WEB?
-
Metáfora: uma questão e muitas soluções
Ivete Palange
é formada em Psicologia na USP com especialização em
Comunicação Social, e atua como educadora com experiência
docente e em elaboração de material didático para cursos
presenciais e a distância em entidades de formação
profissional há mais de 20 anos ( SENAI, CENAFOR)
|
|
Campus da UFMG: Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha -
Belo Horizonte, MG |
|