CURSOS - PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR


MINI-CURSOS
Vagas limitadas.

PRAZOS Até 30/06 Até 31/07 Até 31/08
SÓCIOS R$180,00 R$200,00 R$250,00
NÃO SÓCIOS R$230,00 R$250,00 R$300,00
*Cursos: 6M e 6T
             
Sócios: R$ 100,00
Não Sócios: R$ 125,00
Sócios: R$ 110,00
Não Sócios: R$ 130,00
Sócios: R$ 130,00
Não Sócios: R$ 160,00

Preços Unitários

OBS.: Haverá tradução simultânea para os cursos ministrados em inglês


Sábado - 31 de agosto

1. "Planejamento de Sistemas, Estimativas de Custos e Organização de Orçamentos para Educação a Distância"
Greville Rumble - Consultor Independente / Open University - UK
(Será ministrado em inglês, com tradução simultânea)
5º andar - sala 1
9 - 17h

O curso começa com a apresentação de uma abordagem aos sistemas de análise de organizações de ensino à distância. Esta apresentação inicial oferece uma moldura para a análise posterior de atividades, tão essencial para as estruturas de custos que serão abordadas em seguida. O curso analisa a maneira como os orçamentos são estruturados, utilizando uma abordagem comercial bastante convencional mas aplicando-a a situações de ensino à distância. Haverá uma sessão que analisará os tipos básicos de custos, para avaliar se os participantes os compreendem. Em seguida, será feita uma análise de como estimar custos – custos baseados em atividades, custos conjuntos de produtos, Retorno do Investimento Realizado e Valor Econômico Agregado. O curso abordará, ainda, as análises econômicas da educação à distância incluindo o desenvolvimento de funções de custo/modelos econômicos e questões de eficiência de custos, de problemas técnicos associados com as comparações de custos e a medição da eficiência de custo e da eficácia de custo. Finalmente, haverá uma sessão sobre como manter os custos baixos e sobre como considerar os custos de estudantes.


Greville Rumble
é consultor independente em planejamento, gerenciamento, custos e financiamento de aprendizado aberto e à distância. Após ter estudado no Equador, Suíça e Reino Unido, graduou-se pela Universidade de Kent com um Bacharelado em História e, em seguida, um Mestrado na mesma área. Seu doutoramento, sobre custos e aspectos econômicos do aprendizado à distância, foi realizado na Open University. Começou a trabalhar para a Open University em 1970 como administrador, tendo ocupado vários cargos na universidade, incluindo a direção do Escritório de Planejamento e duas nomeações para Diretor de Serviços Acadêmicos e Administrativos em uma das regiões da universidade, antes de ser indicado para uma cátedra pessoal de Professor de Gerenciamento de Educação à Distância. Deixou a Open University em 2002. Trabalhou para a Universidad Estatal a Distancia em 1980-81 e na Deakin University, na Austrália, durante 1986. Realizou inúmeras consultorias em educação à distância – em mais de quarenta países, além de escrever vários livros e artigos em sua área de especialização.

2. "New Research Methods in Distance Learning"
Terry Anderson - Athabasca University - Canadá
(Será ministrado em inglês, com tradução simultânea)
6º andar, sala 3
9 - 17h

This workshop is designed to assist distance educators and researchers in developing the vision and skills to conduct effective distance education research. It presents an action research framework where practitioners and researchers work together to resolve meaningful educational problems. The workshop also focuses on the research tools of the Internet and shows how the network enhances the research process from literature review, to data collection to dissemination of results.The workshop includes time for collaborative work in small teams and active learning strategies.

Terry Anderson is a professor and Canada Research Chair in Distance Education at Athabasca University – Canada’s Open University. He has published widely in the area of distance education and educational technology and has recently co-authored two new books. He graduated with a Ph.D. from the University of Calgary in Educational Psychology, has an MSC. from the University of Oregon in Computer Education and BA and BEd. from the University of Alberta. Terry is a Principle Investigator with the Telelearning National Center of Excellence, serves on the Expert Advisory Panel for the Office of Learning Technologies and is active in provincial national, and international distance education associations. He teaches educational technology courses in the Masters of Distance Education Program.

3. "Criação, Produção e Uso de Objetos de Aprendizagem"
César Nunes - Escola do Futuro - USP - BR

5º andar - sala 2
9 -17h

Objetos de aprendizagem são pequenos objetos que podem ser combinados e/ou utilizados de distintas maneiras adequando-se a diferentes estratégias pedagógicas e diferentes ritmos e características dos alunos. Exemplos de objetos de aprendizagem são pequenas animações e simulações. Serão apresentadas e discutidas as ferramentas para a produção e as vantagens de envolver educadores e aprendizes no processo de criação dos objetos. Será discutida a catalogação, o uso e o reuso de objetos educacionais seguindo as padronizações internacionais. A versatilidade dos objetos educacionais será demonstrada através de exemplos em projetos sobre metacognição, material para ensino médio em física, química, matemática e biologia, e avaliação educacional.

Cesar A. A. Nunes é doutor em física pela Universidade Técnica de Munique, bacharel em violão clássico pela Faculdade Carlos Gomes. Coordenador do projeto Laboratório Didático Virtual na Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. Coordenador pedagógico da equipe brasileira no projeto Red Internacional Virtual de Educación pelo MEC. Professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia do SENAC. Diretor da ORT Tecnologia, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia para educação.

[ Apresentação do Mini-curso ]

4. "Televisão Digital e Interativa para Educação a Distância: Teorias e Exemplos Práticos"
Thais Waisman - Escola do Futuro - USP - BR

6º andar - sala 4
9 - 17h

A TV Digital interativa é uma mídia que utiliza o conceito de convergência de mídias, uma vez que congrega dentro de um mesmo aparelho as várias possibilidades do rádio, do vídeo, da TV, da internet e outros. O uso educacional da TV é conhecido há vários anos e com grande sucesso no Brasil, a exemplo do Telecurso da Fundação Roberto Marinho. Este workshop tratará do uso educacional da TV Interativa com um passeio pelas experiências mundiais de sucesso e insucesso. Será discutida também a metodologia pedagógica de produção de aplicativos educacionais, com demonstração ao vivo, a partir das pesquisas e experimentos do LABITV - Laboratório de TV Interativa e Multimeios da Escola do Futuro da USP.

Thais Waisman é médica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital 9 de Julho; MBA em Marketing pela IBMEC; Mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, com dissertação sobre Educação a Distância no ambiente corporativo. Desenvolveu e implantou projetos de Educação Continuada e a Distância, desenvolvimento de Produtos nos EUA, validação e tradução de Softwares e manuais técnicos de treinamento. Em janeiro de 1998 recebeu o Prêmio de Melhor Performance Mundial. Adquiriu vasta experiência em Marketing e treinamento no mercado latino americano, especialmente Mercosul. Atuou como consultora independente na implantação de programa de treinamento baseado em EAD em diversas empresas. É Coordenadora da Linha de pesquisa EAD do CIMID - Centro de Investigação em Mídias Digitais - PUC-SP /COS; e Escola do Futuro /USP, onde é produtora executiva e pesquisadora desde março de 2001.

5. "Planejamento de Atividades a Distância em Cursos Presenciais (Semi-Presenciais)"
Ricardo Carvalho Rodrigues - Faculdade Sumaré - BR

Auditório 
9 - 17h

O programa abordará  o planejamento de atividades a distância em cursos presenciais, definição do grau de interatividade professor e alunos, definição das ferramentas adequadas e a possibilidades de aplicação de atividades a distância no currículo presencial dos ensinos fundamental, médio e superior. Apresentação de casos. Também será discutido o uso da portaria 2.253 de 18 de outubro de 2001.

Ricardo Carvalho Rodrigues é mestre em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador na área de Novas Tecnologias Aplicadas a Educação e Educação a Distância. Integrante do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Sumaré. Colaborador da Escola do Futuro - USP e Centro de Tecnologia em Educação do SENAC. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie do curso Informática Aplicada a Educação.

[ Apresentação do Mini-curso ]

Domingo -  01 de  setembro

6M. Período da Manhã (duração: 3 horas)
"Sustentando Comunidades Rurais através da Educação Baseada em Tecnologias da Comunicação e Informação"

Robin Mason - Open University  - Reino Unido
Frank Rennie - University of the Highlands - Reino Unido

(Será ministrado em inglês, com tradução simultânea)

5º andar- sala 1
9 - 12h

Vários tipos de telecentros comunitários demonstram desempenhar um papel de importância crescente na distribuição do apoio ao estudante e ao aprendizado. Uma quantidade de redes de Ensino Superior está desenvolvendo telecentros  como pontos de acesso para cursos online. Iremos descrever tipos de centros locais de aprendizado que têm ampliado o escopo da oferta educacional e apresentaremos também estudos de caso de práticas extraídas destas experiências de aprendizado distribuído na Escócia e na Escandinávia. Este curso é de interesse para todos aqueles que estão engajados em programas online ou que trabalham com os impactos locais das comunidades virtuais.

Robin Mason é especialista na pesquisa e na utilização prática do ensino e aprendizado online. Ela foi uma das pioneiras no desenvolvimento da conferência por computador como uma ferramenta para a educação à distância, tendo completado o doutoramento nesta área em 1989. Desde então, tem escrito inúmeros trabalhos para a web, para artigos de jornais e em cinco livros. Além de ocupar o cargo de Professora Doutora em Tecnologia da Educação na Open University, foi nomeada para a função de Diretora de Pesquisa em meio-período da nova UK e-University, onde lidera um programa de pesquisa em aprendizado virtual. Suas áreas de interesse para pesquisa incluem comunidades online, aspectos culturais em cursos online, metodologias de avaliação com a utilização da web e a globalização da educação através das novas tecnologias.

Frank Rennie é conferencista e pesquisador e trabalha atualmente para o Lews Castle College nas Western Isles escocêsas. É especialista na área de desenvolvimento rural, na qual tem trabalhado como consultor independente durante os últimos dez anos. Qualificou-se também na área ambiental, com um doutoramento em geologia e possui uma forte preferência por iniciativas que visam o desenvolvimento social e comunitário.

6T. Período da Tarde (duração: 3 horas)
"Aspectos Relevantes no Estabelecimento de uma Universidade Virtual"

Robin Mason - Open University  - Reino Unido
Frank Rennie - University of the Highlands - Reino Unido

(Será ministrado em inglês, com tradução simultânea)

5º andar - sala 1
14 - 17h

Existem muitos modelos diferentes de universidades virtuais – algumas são novas instituições; outras são parcerias entre instituições já existentes, e outras ainda são evoluções de instituições tradicionais. Todas elas enfrentam desafios semelhantes: como elaborar cursos online efetivos? Que mecanismos (online e face-a-face) utilizar para dar apoio aos estudantes? Como manter a qualidade ao mesmo tempo em que controlamos custos? Estes aspectos serão abordados através de uma análise de diferentes modelos de universidades virtuais – três exemplos do Reino Unido além de vários da Europa e América.

Robin Mason
é especialista na pesquisa e na utilização prática do ensino e aprendizado online. Ela foi uma das pioneiras no desenvolvimento da conferência por computador como uma ferramenta para a educação à distância, tendo completado o doutoramento nesta área em 1989. Desde então, tem escrito inúmeros trabalhos para a web, para artigos de jornais e em cinco livros. Além de ocupar o cargo de Professora Doutora em Tecnologia da Educação na Open University, foi nomeada para a função de Diretora de Pesquisa em meio-período da nova UK e-University, onde lidera um programa de pesquisa em aprendizado virtual. Suas áreas de interesse para pesquisa incluem comunidades online, aspectos culturais em cursos online, metodologias de avaliação com a utilização da web e a globalização da educação através das novas tecnologias.

Frank Rennie é conferencista e pesquisador e trabalha atualmente para o Lews Castle College nas Western Isles escocêsas. É especialista na área de desenvolvimento rural, na qual tem trabalhado como consultor independente durante os últimos dez anos. Qualificou-se também na área ambiental, com um doutoramento em geologia e possui uma forte preferência por iniciativas que visam o desenvolvimento social e comunitário.

7. "Internet de 4º Geração e Educação a Distância" 
(Será ministrado em inglês, com tradução simultânea)

6º andar - sala 3
9 - 17h

Parte 1 - Rafiq Khan - CANARIE - Canadá - 9 - 12h

CANARIE - Canada´s Advanced Internet Development Organization, usando Internet de banda larga, criou uma rede de instituições de pesquisa e educação sem paralelo no mundo,  contando hoje com mais de 80 universidades, 50 faculdades isoladas, mais de 2000 escolas, e mais de 10 centros de pesquisa científica.  O “backbone” desta rede, que se chama CA*net 3, é uma rede de fibra óptica dedicada, com capacidade para transmitir informação a 40.000 Mbps, fazendo dela a mais veloz plataforma de Internet para inovações em pesquisa e desenvolvimento científico e industrial em educação


Rafiq Khan holds the position of Senior Director of Strategic Development at CANARIE Inc. - Canada's Advanced Internet Development Organization. Mr. Khan's primary focus is on developing and executing strategies to harness the benefits of broadband networking, enabling technologies and multimedia content for the economic, social and cultural development of Canada. Mr. Khan's leads CANARIE's highly successful R&D funding programs that promote leading edge private sector innovation in such areas as optical networks, wireless technologies, eBusiness, eLearning and tele-health. His work in fostering the strategic policy environment and national consensus to launch CA*net, the world's leading national broadband may be his most outstanding to Canada's technology infrastructure. Mr. Khan has been active in the development of broadband networks in Canada since 1987 and a senior economist and policy advisor to the Government of Canada for over 25 years. He is a member of numerous advisory boards including that of the Reston VA-based Internet Society and has often represented Canadian interests in the development of the global Internet. A graduate in business administration and quantitative economics at Southern Illinois University, Mr. Khan is a widely recognized authority on the economics of telecommunications and information technology (IT) trends in Canada. Mr. Khan is also a successful private entrepreneur and investor.

Parte 2 - René Hatem - CANARIE - Canadá  -  14 - 17h

A Quarta Geração, Net 4, será implantada no Canadá, no segundo semestre de 2002, com características especiais: redes “condomínio” poderão comprar uma porção da faixa de banda larga e criar portais sem a necessidade de discagem comum; não haverá um operador central do sistema como um todo; a rede se extende do litoral Atlântico ao litoral Pacífico (num total de 8.000 km). Uma maneira de conceber a rede é como se fosse o “maior disco rígido do mundo”, porque permite que computadores leiam e escrevam dados diretamente à rede óptica, em vez de para outros computadores na rede.

 

René Hatem is the Chief Engineer at CANARIE, responsible for the day-to-day operational management of the two latest versions of Canada’s national research and innovation infrastructure, CA*net 3 and CA*net 4.  The responsibility includes management of Network Operations Centre resources in support of operational activities and coordination with regional networks and GigaPOPs on technical policies and network design issues. René has been actively involved in the uniquely enabling design of CA*net 4, alongside Bill St. Arnaud, CANARIE’s Director of Advanced Networks, and others.  He participated in the contract negotiations for CA*net 4 and oversaw the details of the network build. Prior to being Chief Engineer, from 1998 to 2000, René headed the network Statistics and Measurements effort in the then CA*net 2 and CA*net 3 Network Operation Centres.  There he implemented several tools which permitted key stakeholders to better understand the traffic levels and patterns, and instituted regular traffic reports. René joined CANARIE in 1995 as Senior Project Analyst, where he was responsible for the technical and business evaluation of external technology development projects seeking CANARIE funding support.  He was also responsible for the ongoing evaluation and administration of succesful funding recipients. René holds a Bacc. in Electrical Engineering from RMC and an MSc. in Project Management from the RMC and an MSc. in Project Management from the Université du Québec.

8. "A Avaliação da Aprendizagem em Educação a Distância"
Stella Porto - Universidade de Maryland - USA

Auditório
9 - 17h

Em qualquer contexto de instrução formal, a avaliação do aprendizado gera questões críticas e debates. Em educação a distância, além dessas mesmas questões genéricas concernentes as estratégias de avaliação em si, as diferentes mídias utilizadas na comunicação determinam um novo ambiente que precisa também ser considerado, no intuito de se alcançar uma avaliação eficiente e eficaz. Iniciamos esse workshop olhando atentamente aos conceitos e teorias fundamentais ligadas a avaliação da aprendizagem. Em seguida, refletiremos sobre o impacto das diferentes mídias e analisaremos estratégias e ferramentas de avaliação em educação a distância. Finalmente, as práticas em instituições de educação a distância nos Estados Unidos e Europa serão discutidas.

Stella Porto, doutora em Ciência da Computação pela PUC RJ, atuou, desde 1991 como professora e pesquisadora na Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro, tendo várias publicações. Em janeiro de 2001 passou a fazer parte da Universidade de Maryland – USA, onde ocupa o cargo de Diretora de Sistemas de Computação Aplicada no Programa de Gerenciamento de Sistemas de Computação. Tem focado seus estudos e pesquisas na educação a distância além de ministrar cursos relacionados ao tema.


[ Apresentação do Mini-curso ]

[ Apresentação de Power Point ]

9. "Qual a Melhor Forma de Desenvolver Modelos de Moderação Eletrônica? Quais são os Componentes Essenciais?"
Annete Odell - University of Surrey - Reino Unido
(Será ministrado em inglês, com tradução simultânea)

5º andar - sala 2
9 - 17h

O workshop é focado na elaboração de cursos para o desenvolvimento de funcionários em habilidades de supervisão online relacionadas a cursos que utilizam comunicação assíncrona (mensagens escritas) como forma principal de comunicação entre tutores e estudantes.
O workshop está dividido em uma sessão matutina que terá início às 9:00 e término às 12:00 horas, e uma sessão vespertina que terá início às 14:00 e término às 17:00 horas.
A sessão matutina abordará os seguintes tópicos:
¨ Uma visão geral sobre diferentes tipos de cursos online e o papel do tutor dentro destes programas.
¨ Critérios para comparação e avaliação de diferentes ferramentas de comunicação assíncrona.
¨ Habilidades de moderação eletrônica relacionadas aos aspectos técnicos dos meios de comunicação.
¨ Os pontos fortes e fracos da comunicação assíncrona.
¨ A experiência dos estudantes na comunicação assíncrona e como elas informam nossas habilidades e técnicas de moderação eletrônica.
A sessão vespertina focará em:
¨
Avaliação das competências de supervisão eletrônica.
¨ Adaptação das abordagens de moderação eletrônica adequadas ao contexto e audiência.
¨  Identificação e superação das barreiras e resistências à supervisão online.
¨ Elaboração de cursos para o desenvolvimento de funcionários que sejam adequados a uma variedade de contextos.

O workshop é bastante ativo e envolve uma variedade de atividades individuais, em pares, em pequenos e em grandes grupos, além de debates
.

Annette Odell é Gerente de Design para Instrução do Centro de Desenvolvimento de Aprendizado da University of Surrey, sendo responsável pela facilitação dos cursos online da UniS na área de habilidades de moderação eletrônica e também pela elaboração e distribuição de cursos semelhantes. Além de estar envolvida com a criação do aprendizado online, Annette também tem experiência como estudante online, tendo completado recentemente três anos de estudos online em meio-período com o Institute of Educational Technology da Open University no Reino Unido, o que a levou a conquistar o título de Mestre em Educação Aberta e à Distância. 
10. "Os Segredos de Sucesso de uma Universidade Corporativa"
Cases de 4 Universidades Brasileiras

6º andar - sala 4

09 - 10:30h - Petrobrás - "Educação a Distância num Modelo de Universidade Corporativa" - André Pinto, Gerente de Educação a Distância da Universidade Petrobrás

10:30 - 12h - Universidade da Caixa Econômica Federal - "Universidade Caixa: Um Modelo de Educação Corporativa" - Ricardo Baiocchi - Coordenador da Universidade Caixa

14 - 15:30h - UNIPREV -  "Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da UNIPREV" - Clara Huguenin de Araújo, Coordenadora de EAD do INSS

15:30 - 17h - Universidade Correios - "Educação a Distância: a Mudança de uma Cultura Organizacional" - Vera Lucia Amaral, Coordenadora Nacional da Universidade Correios