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Trabalhos




TEMPLATES PARA APRESENTAÇÃO (PPT)

Disponibilizamos opções de cores para os modelos de apresentação em Power Point. 
Clique na cor de sua preferência para o download do template no formato ppt. 
Lembramos que o uso do template de apresentação 28º CIAED é opcional.

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28º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
Rio de Janeiro - 15 a 18 de outubro de 2023
abed.org.br/congresso2023
abed@abed.org.br
 
Educação Híbrida e Hibridização na Educação
O tema central do 28º CIAED, que contudo não limita os assuntos a serem abordados nas diversas sessões,  envolve aplicar, entender, analisar, desenvolver, inovar e/ou experimentar a mescla entre tempos e espaços, físicos e virtuais, em todas suas vertentes, concepções e possibilidades, na educação aberta e a distância.
 
CHAMADA DE TRABALHOS

1. O congresso

O CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância é um tradicional evento acadêmico-científico que vem sendo promovido anualmente, desde 1994, pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, reunindo milhares de educadores, pesquisadores, gestores e outros profissionais que atuam em educação a distância, aberta, flexível e, mais recentemente, na educação híbrida.

Nesta chamada de trabalhos, convidamos autores(as) a submeterem resultados de pesquisa científica, relatos, estudos, ensaios, projetos ou propostas, nas formas de artigos completos, resumidos ou pôsteres, para apresentação durante o congresso e consequente publicação nos anais do evento.  

2. Os trabalhos

Após passarem por avaliação por pares, serão aceitos trabalhos acadêmico-científicos, inéditos, que tratem de assuntos relevantes e relacionados a: educação a distância, aberta, flexível e/ou híbrida, além da inserção das tecnologias digitais na educação em geral.

2.1 Formato

A partir desta edição, os artigos poderão ser submetidos em três diferentes formatos:
 
Artigo Completo
Artigos completos, contendo até dez páginas, incluindo as referências bibliográficas, apresentando contribuições inéditas, com resultados conclusivos e significativos. Se aprovados, serão apresentados oralmente em sessões técnicas temáticas, durante o Congresso.
 
Artigo Resumido
Artigos resumidos, contendo até cinco páginas, incluindo as referências bibliográficas, com ensaios, projetos em andamento, resultados parciais de pesquisas e estudo, propostas inovadoras, comunicações sobre tecnologias, ferramentas, metodologias e/ou conteúdos inovadores. Se aprovados, serão apresentados oralmente em sessões técnicas temáticas, durante o Congresso.
 
Artigo Pôster
Artigos pôster, contendo até duas páginas, para a apresentação de projetos em andamento, resultados parciais de estudos e pesquisas, propostas inovadoras, comunicações sobre tecnologias, ferramentas, metodologias e/ou conteúdos inovadores. Se aprovados, serão apresentados em sessões específicas, em espaço próprio no recinto de exposições, abertas a todos os frequentadores.
Os autores serão responsáveis por confeccionar os pôsteres de apresentação, segundo formatação que lhes será informada quando do comunicado do aceite do trabalho, e por levarem-nos ao evento, devendo pelo menos um dos autores de cada trabalho permanecer ao lado do respectivo pôster de apresentação durante a sessão. O “pôster de apresentação” não deve ser confundido com o “artigo pôster” que foi submetido e aprovado. O “pôster de apresentação” será preparado posteriormente, na forma de um cartaz, e utilizado apenas durante a respectiva sessão no espaço do evento, enquanto o “artigo pôster”, conforme submetido e aprovado, terá forma de artigo científico, com até duas páginas, e será publicado nos anais do congresso.
 
Importante: Todos os trabalhos aprovados (artigos completos, artigos resumidos e artigos pôster), serão publicados nos Anais do 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância e disponibilizados online, com acesso aberto e DOI, desde que tenham sido efetivamente apresentados por autores durante o evento.

2.2 Categorias

Cada trabalho submetido para apresentação no congresso deverá ser identificado de acordo com as seguintes categorias:

Investigação Científica (IC)
Apresenta resultados conclusivos (artigos completos) ou parciais (artigos resumidos ou artigos pôster) de pesquisa científica inédita.
 
Estudo de Caso (EC)
Apresenta e discute, com base em dados reais e fundamentação acadêmico-científica, um caso relevante para a educação a distância. Artigos completos devem fazer uma análise aprofundada e destacar as contribuições do estudo realizado.
 
Revisão de Literatura (RL)
Apresenta resultados inéditos sobre estado-da-arte, mapeamento conceitual e/ou respostas a determinadas questões científicas, por meio de pesquisa secundária em bases bibliográficas. Para artigos completos recomenda-se que sejam realizadas revisões sistemáticas (RS) de literatura e a metodologia/protocolo de pesquisa da RS seja claramente apresentada.

Relato de Experiência Inovadora (EI)
Apresenta e discute experiência didático-pedagógica ou de gestão. Esta categoria será aceita apenas para artigos resumidos e artigos pôster.
 
Projeto em Andamento (PA)
Projetos de pesquisa, desenvolvimento ou outro, relacionados à educação a distância, que ainda não foram encerrados, podem ser trazidos para discussão com a comunidade acadêmico-científica participante do congresso. Dessa forma, os autores poderão receber importantes feedbacks, que contribuirão para seus projetos e elaboração de futuros artigos, e a comunidade poderá se atualizar, e acompanhar em primeira mão, sobre pesquisas e inovações recentes. Esta categoria será aceita apenas para artigos resumidos e artigos pôster.

Comunicação (C)
Produtos, serviços, ferramentas, tecnologias e outras soluções inovadoras podem ser apresentadas por meio de artigos resumidos ou artigos pôster.
 
Proposta (P)
Ideias e propostas inovadoras, sobre qualquer assunto relacionado à educação a distância, podem ser apresentadas, na forma de artigo resumido ou artigo pôster, e discutidas com a comunidade participante do congresso. A proposta deve ser adequadamente problematizada, justificada e fundamentada. 
 
Ensaio (E)
Artigo acadêmico, inédito e atual, de opinião ou organizador de conhecimento, discutindo tema relevante para a educação a distância, apresentado na forma de artigo resumido.

2.3 Trilhas

A partir desta edição os trabalhos serão avaliados e apresentados em trilhas separadas. Cada trilha terá um sub-comitê, que realizará as avaliações e seleções dos trabalhos a ela alocados. Cada trabalho deverá ser indicado para uma única trilha por seus autores. As trilhas 1 a 5 aceitam apenas artigos completos (10 páginas) e resumidos (5 páginas). A trilha 6 aceita apenas artigos em formato pôster (2 páginas). O comitê científico poderá, se julgar necessário e por critérios próprios, alterar a trilha à qual o artigo será submetido.
 
Trilhas e coordenadores

Coordenação Geral:

Romero Tori

 
Trilha 1 - Fundamentos e Epistemologia
Paula Carolei
Leandro Henrique Magalhães
 
Trilha 2 - Metodologias
João Mattar
Daniela Ramos
 
Trilha 3 - Tecnologias e Mídias
Alex Sandro Gomes
Ketia Kellen Araújo da Silva
 
Trilha 4 - Gestão
Betina Von Staa
Luciano Sathler
 
Trilha 5 - Políticas Públicas e Regulamentação
Ilka Serra
Jair dos Santos Jr
 
Trilha 6 - Sessão de Pôster
Gley Xavier
Ivete Palange
 
3. Normas para formatação do trabalho

Os trabalhos, incluindo figuras, tabelas, elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, deverão atender aos seguintes limites de número de páginas: 
Artigo Completo: máximo de 10 páginas; 
Artigo Resumido: máximo de 5 páginas;
Artigo Pôster: máximo de 2 páginas.

Na página do evento e neste link pode ser baixado um doc (formato Word) com orientações detalhadas, o qual também serve como modelo (template) de formatação.

4. Submissão do trabalho

A submissão do trabalho será feita única e exclusivamente através do sistema JEMS, Todas as orientações para formatação e submissão de artigos, incluindo link de acesso, tutorial de uso do sistema JEMS e FAQ, podem ser acessados na página  “Trabalhos” do site do CIAED 2023 ou por meio deste link curto: abed.org.br/artigos
 
IMPORTANTE: São aceitos no máximo 8 (oito) autores por trabalho. Tanto no título quanto no corpo do artigo não devem ser mencionados os nomes dos autores, instituições às quais estejam vinculados, agradecimentos ou quaisquer outras informações que possam favorecer a identificação da autoria.  No caso de essa exigência não ser observada, o artigo submetido será excluído do processo de avaliação. Todas as informações omitidas quando da submissão dos artigos, incluindo eventuais agradecimentos às pessoas que contribuíram de alguma forma com o trabalho (não autores) e creditagem de patrocínios, apoios, agências de fomento e outros, serão  incluídas apenas na versão final do artigo, após aprovação, na preparação para a publicação nos anais do congresso. 
 
ATENÇÃO:  No lugar de cada informação omitida coloque a seguinte expressão, delimitada pelos sinais “<” e “>”:  < omitido para revisão cega > .

5. Avaliação e seleção dos trabalhos

Os trabalhos submetidos ao 28º CIAED passarão por um rigoroso processo de avaliação duplamente cega por pares, na qual a identidade e a afiliação institucional do(s) autor(es) não são do conhecimento dos avaliadores e vice-versa.
 
A avaliação é realizada pelo Comitê Técnico-Científico (CTC) do Congresso, composto por subcomitês, cada um deles responsável por uma das trilhas do evento. O CTC é presidido pelo presidente do Conselho Científico da Abed,  que será consultado pelo presidente sempre que considerar necessário.

Os sub-comitês que avaliarão artigos completos e resumidos serão coordenados por dois doutores (ou possuidor de equivalente e reconhecido notório saber) nomeados pelo presidente do CTC, com experiência na área de sua trilha e na participação em comitês científicos. A composição de cada subcomitê será de responsabilidade de seus coordenadores e chanceladas pelo presidente do CTC.
 
Cada sub-comitê se encarregará de avaliar e selecionar os trabalhos a serem apresentados em sua respectiva trilha. Os sub-comitês seguirão as diretrizes estabelecidas pelo CTC, como a necessidade de que cada artigo seja avaliado por pelo menos três integrantes do subcomitê, e terão autonomia para estabelecer seus próprios e específicos critérios de avaliação e seleção, desde que sejam respeitadas as diretrizes gerais.
 
Todos os trabalhos serão avaliados quanto aos aspectos de:
  • - Ética acadêmica;
    - Respeito às regras de formatação conforme estabelecido em abed.org.br/artigos;
    - Grau de efetiva contribuição e relevância para a área de EAD.
     
 Os trabalhos autoclassificados pelos autores como Investigação Científica (IC) serão também avaliados quanto a:
  • - Grau de inovação da pesquisa;
    - Clareza e coerência da metodologia e da técnica de análise de resultados;
    - Coerência da fundamentação teórica e bibliografia atualizada;
    - Articulação entre objetivos, contextualização e resultados;
    - Clareza e correção da linguagem;
    - Coerência da análise dos resultados do experimento/estudo.
 
Os trabalhos autoclassificados pelos autores como Estudo de Caso (EC), Revisão de Literatura (RL) ou Relato de Experiência Inovadora (EI) serão avaliados quanto a:
  • - Grau de inovação da experiência/caso/revisão;
    - Clareza na descrição dos objetivos e do método para experimentação;
    - Coerência da análise dos resultados relatados.
 
No final do processo de julgamento pelo respectivo subcomitê, o trabalho poderá receber um dos seguintes veredictos:
a) Aceitação para apresentação;
b) Recomendação para apresentação em formato Resumido ou Pôster (haverá um prazo para ressubmissão no novo formato, caso seja do interesse do autor);
c) Devolução ao autor para realização de aprimoramentos indicados (haverá um prazo para ressubmissão da nova versão, que será reavaliada e poderá ser aceita ou recusada);
d) Recusa.  

Os autores de trabalhos que necessitarem de correções para apresentação (devolução ao autor para modificações) serão informados automaticamente via e-mail e deverão acessar novamente o sistema de submissão para que providenciem as devidas alterações no próprio trabalho, dentro do prazo expressamente estabelecido.
 
O prazo para correção e reenvio dos trabalhos será de exatos 7 dias a partir da emissão automática da mensagem de aviso de correções para os autores. Correções solicitadas e não realizadas dentro do prazo motivarão a recusa do trabalho.

IMPORTANTE: a comunicação automática entre a ABED e os autores será por meio do endereço eletrônico do autor responsável pela submissão do trabalho, conforme registrado na ferramenta de submissão.

6. Publicação e Apresentação dos Trabalhos Aprovados

Os trabalhos aprovados pelos respectivos subcomitês e apresentados em Sessão Oral ou de Pôster serão publicados eletronicamente nos Anais do Congresso, disponíveis no site da ABED sob o ISSN 2175-4098 e será atribuído um número DOI para cada artigo.
 
Os trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis ou representantes no dia e horários definidos na programação serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis.
 
Informações complementares
 
- Estará disponível no local para a apresentação dos trabalhos nas Sessões Orais um computador com sistema operacional básico, sistema de projeção e acesso à internet.
 
- Os trabalhos aprovados receberão 1 (uma) senha para desconto de 50% na taxa de inscrição do apresentador do trabalho no Congresso.
 
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados nos anais do CIAED, ficando sua replicação total ou parcial sujeita a indicação de primeira publicação nos anais do 28º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.
 
7 Cronograma

1. Submissão de artigos (completo, resumido) até 31/3/23 - Prorrogado até 16/04/23 - PRAZO ENCERRADO /
Submissão para Sessão Poster - até 22/06/23
2. Divulgação dos resultados - 30/5/23
Divulgação dos resultados da Sessão Poster - previsão 15/07/23

4. Confirmação de apresentação (inscrição) até - 15/7/23
Confirmação de apresentação (inscrição) na Sessão Poster - até 31/07/23

5. Versão em inglês e/ou espanhol (opcional) - 31/8/23
6. Apresentação dos trabalhos no Congresso - 16 a 18/10/23
 
 
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28º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
15 a 18 de outubro de 2023 – Rio de Janeiro / RJ
 
Romero Tori
Presidente do Conselho Científico ABED
Coordenador do Comitê Técnico-Científico (CTC) CIAED
 
Comissão Organizadora
Fredric Michael Litto – ABED
Romero Tori - USP
Waldomiro Pelágio Diniz Carvalho Loyolla – ABED
Beatriz Roma Marthos – ABED
Alessandra dos Santos Ferreira Pio - ABED
Maurício Aguiar - ABED
Ozéias Silva – ABED
 
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