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		14° 
		Congresso 
		Internacional 
		ABED 
		de 
		Educação 
		a 
		Distância 
		"Mapeando 
		o 
		Impacto 
		da 
		EAD 
		na 
		Cultura 
		do 
		Ensino-Aprendizagem" 
		Setembro 
		2008 
		- 
		Santos 
		(SP) 
  
		
		Em 
		2004, 
		no 
		11° 
		Congresso 
		Internacional 
		da 
		ABED, 
		na 
		Bahia, 
		uma 
		das 
		conferencistas 
		principais, 
		Dra. 
		Eva 
		Kampitz, 
		diretora 
		da 
		ONG 
		norte-americana 
		que 
		organiza 
		a 
		avaliação 
		de 
		instituições 
		de 
		ensino 
		superior 
		na 
		região 
		da 
		Nova 
		Inglaterra 
		(como 
		Harvard, 
		Yale, 
		M.I.T., 
		entre 
		outras), 
		explicou 
		que 
		um 
		dos 
		indicadores 
		usados 
		em 
		sua 
		instituição 
		para 
		determinar 
		qualidade 
		é 
		a 
		resposta 
		à 
		pergunta: 
		“Como 
		você 
		pode 
		comprovar 
		que 
		seus 
		alunos 
		estão 
		efetivamente 
		aprendendo?”  
		Os 
		resultados 
		de 
		exames 
		ministrados 
		não 
		são 
		considerados 
		pertinentes 
		para 
		formular 
		uma 
		resposta, 
		observou 
		ela. 
		
		  
		
		No 
		Brasil, 
		atualmente, 
		muitos 
		programas 
		de 
		EAD 
		são 
		exemplos 
		de 
		eficácia 
		e 
		de 
		bons 
		resultados 
		em 
		aprendizagem. 
		Mas, 
		quando 
		procuramos 
		evidência 
		mais 
		substancial, 
		adquirida 
		através 
		de 
		métodos 
		cientificamente 
		comprovados, 
		ficamos 
		freqüentemente 
		desapontados 
		em 
		relação 
		a 
		sua 
		inexistência. 
		A 
		EAD 
		no 
		Brasil 
		só 
		será 
		considerada 
		“madura” 
		quando 
		a 
		prática 
		da 
		modalidade 
		for 
		acompanhada 
		de 
		informação 
		sobre 
		o
		
		impacto 
		do 
		curso, 
		ou 
		da 
		atividade 
		de 
		aprendizagem, 
		no 
		aprendiz.
		 
		
		  
		
		Estudos 
		de
		
		impacto 
		na 
		educação 
		têm 
		como 
		objetivos 
		dar 
		“feedback” 
		aos 
		organizadores 
		do 
		curso 
		ou 
		programa 
		sobre 
		o 
		que 
		funcionou 
		e 
		o 
		que 
		não 
		funcionou; 
		se 
		o 
		curso 
		ou 
		programa 
		tem 
		uma 
		relação 
		positiva 
		de 
		custo/benefício; 
		se 
		houve 
		conseqüências 
		não-pretendidas, 
		positivas 
		ou 
		negativas; 
		e 
		se 
		o 
		curso 
		ou 
		programa 
		pode 
		ser 
		considerado 
		de 
		qualidade 
		quando 
		é 
		gerenciado 
		por 
		resultados 
		atrelados 
		ao 
		processo 
		de 
		ensino 
		e 
		aprendizagem. 
		Os 
		resultados 
		de 
		estudos 
		de
		
		impacto 
		servem 
		para 
		melhorar 
		continuamente 
		o 
		planejamento 
		detalhado 
		de 
		qualquer 
		curso 
		ou 
		programa 
		de 
		EAD; 
		fornecem 
		dados 
		importantes 
		para 
		que 
		administradores 
		tomem 
		suas 
		decisões 
		baseadas 
		em 
		dados 
		concretos 
		e 
		fenômenos 
		mensuráveis, 
		e 
		não 
		em 
		impressões 
		meramente 
		subjetivas; 
		permitem 
		comparações 
		entre 
		métodos 
		didáticos, 
		recursos 
		usados 
		e 
		as 
		próprias 
		instituições. 
		Idealmente, 
		uma 
		avaliação 
		de
		
		impacto 
		deve 
		ser 
		embutida 
		dentro 
		do 
		planejamento 
		de 
		qualquer 
		curso 
		de 
		EAD, 
		porque 
		ela 
		gera 
		uma 
		base 
		de 
		conhecimento 
		sobre 
		os 
		resultados 
		no 
		processo 
		ensino/aprendizagem. 
		
		  
		
		É 
		urgente 
		que 
		os 
		profissionais 
		de 
		EAD 
		no 
		Brasil 
		iniciem 
		estudos 
		do
		
		impacto 
		da 
		aprendizagem 
		nas 
		suas 
		instituições, 
		tanto 
		para 
		aperfeiçoar 
		progressivamente 
		seu 
		trabalho 
		e 
		o 
		de 
		seus 
		colegas, 
		quanto 
		para 
		criar 
		“inputs 
		críticos” 
		(benchmarks) 
		que 
		servem 
		de 
		marcadores 
		de 
		qualidade 
		para 
		identificar 
		as 
		causas 
		que 
		levam 
		a 
		resultados 
		diferentes. 
		
		  
		
		Embora 
		seja 
		sempre 
		verdade 
		que 
		os 
		autores 
		de 
		trabalhos 
		submetidos 
		para 
		apresentação 
		nos 
		Congressos 
		Internacionais 
		da 
		ABED 
		podem 
		escolher 
		o 
		assunto 
		que 
		mais 
		lhes 
		convêm, 
		os 
		organizadores 
		do 
		14° 
		Congresso, 
		de 
		2008, 
		gostariam 
		de 
		receber 
		o 
		maior 
		número 
		possível 
		de 
		trabalhos 
		que 
		lidam 
		com 
		o 
		tema 
		proposto: 
		a 
		identificação 
		dos 
		diferentes 
		fatores 
		que 
		comprovadamente 
		impactam 
		na 
		aprendizagem 
		em 
		EAD, 
		e 
		do 
		impacto 
		que 
		a 
		EAD 
		tem 
		sobre 
		o 
		processo 
		ensino/aprendizagem 
		na 
		modalidade 
		presencial. 
		
		  
		
		Fredric 
		M. 
		Litto
		 
		 
           
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