NOTÍCIAS

Confira as dicas para fazer o cursinho online render25/03/2009

Se preparar para o vestibular fica ainda mais difícil para quem precisa conciliar os estudos para as provas com atividades extracurriculares, trabalho e escola. Para esses candidatos que não conseguem freqüentar um pré-vestibular convencional, os cursinhos online são uma opção.

Segundo a pedagoga Rita Maria Lino Tarcia, da Associação Brasileira de Educação a Distância, essa modalidade de estudo é uma alternativa que possibilita maior flexibilidade de horário para o vestibulando se organizar. "Se o curso for bem elaborado, o aluno encontrará material complementar para enriquecer seus estudos, principalmente sobre temas que tenha maior interesse ou mais dificuldades para serem superadas", afirma. Ela reforça que o aluno precisa ter consciência de que sua organização e responsabilidade são importantes para obtenção de bons resultados. "Nesse processo, o aluno assume a responsabilidade pela sua aprendizagem e é mais autônomo em relação à definição de sua rotina de estudos", diz.

Um fator importante na preparação a distância é a administração do tempo. Mesmo tendo maior flexibilidade, diz Rita, o vestibulando precisa de tempo para a leitura, o estudo e a realização das atividades. "Outra preocupação é a de manter o foco. Isso significa que, como terá um professor encaminhando as aulas e os processos, o vestibulando também assume a responsabilidade pelo cumprimento das tarefas. Com certeza, esse exercício será importante para sua formação profissional, porque ele será mais autônomo, responsável e organizado na sua rotina", analisa a pedagoga.

Confira algumas dicas para quem pretende se preparar com cursinhos online:

- Reserve um tempo, de preferência diário, para os estudos.
- No horário determinado, evite entrar em outros sites. Concentração é fundamental.
- Participe dos fóruns e chats promovidos pelo curso. É o momento de maior interação dos professores com os alunos e entre os próprios alunos.
- Faça todos os exercícios e simulados propostos.
- Procure outros sites com material de estudos, peça indicação de materiais complementares para os professores.


Fonte: Terra
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED