NOTÍCIAS

A imprensa de Goa foi marcada pelo civismo13/10/2020
Hoje recebemos uma ótima notícia enviada pelo nosso amigo Prof. Aurobindo Xavier, Presidente da Sociedade Lusófona de Goa, um persistente defensor da preservação do idioma de Camões e embaixador voluntário da Cultura luso-brasileira na ex colônia portuguesa na Índia, onde realiza anualmente o Festival de Cultura Lusófona, sempre com a participação de escritores, pesquisadores e artistas brasileiros.

Goa, quando capital do império português no Oriente, chegou a superar Lisboa, capital da metrópole, tanto em população quanto em importância econômica.

Com a anexação de Goa ao governo indiano em 1961, o idioma usual foi proibido e retirado seu ensino-aprendizagem em todas as escolas goeses de educação básica. Em 2016 era notável a sobrevivência heróica da língua portuguesa entre seus habitantes com mais de 60 anos.

Parabéns para "O Heraldo", seu mais importante diário, pela criação de uma coluna dominical.em lingua portuguesa. Camões e toda comunidade lusófona  agradecem por meio dos seus 256 milhões de falantes e residentes  nos cinco Continentes. Constituindo assim, na atualidade, o quinto idioma mais falado no mundo. O Brasil lidera em número de usuários do Português com seus 212 milhões de habitantes.

"A última flor do Lacio" continua viva e forte!

De Brasília nosso abraço fraternal a todos os goeses. 

Marcos Formiga
Membro Fundador da ABED

heraldo
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED