MC07 - ECoDI: A Criação de um Espaço de Convivência Digital Virtual para a Aprendizagem, utilizando mundos virtuais em 3D (Active Worlds e Second Life)
Eliane Schlemmer - autora principal
Luciana Backes - integrante da equipe
Helena Soares e Bruno de Faria Bandeira - bolsistas de iniciação científica

 

Quais os objetivos do curso?

O objetivo desse mini-curso consiste em possibilitar a experimentação de um espaço digital virtual de informação, de comunicação e de interação para a oferta de processos de ensino e de aprendizagem na modalidade de Educação a Distância. Esse espaço por meio da sua representação em 3D e das possibilidades que oferece, favorece o desenvolvimento de propostas metodológicas que promovam processos educativos  fundamentados numa concepção epistemológica interacionista/construtivista/sistêmica, de forma que efetivamente se constituam enquanto espaço de convivência provocador de aprendizagens.

Como será a didática do curso?
A metodologia do mini-curso está fundamentada na concepção epistemológica interacionista-construtivista-sistêmica, que se revela na seguinte proposta: A partir de uma conversa inicial os participantes irão explorar os MDV3D (Active Worlds e Second Life), por meio de desafios serão instigados a realizar determinadas ações, que permitirão a eles melhor conhecer as possibilidades desses MDV3D  para o contexto da Educação Digital, seguidas de um processo de reflexão e socialização com os demais participantes. Como sistematização será proposta uma discussão final e um registro sobre as aprendizagens, sentimentos em relação à elas e potencialidades dos MDV3D para os processos de ensino e de aprendizagem.
Para esse curso está previsto o uso de laboratório com  acesso ao Active Worlds e Second Life.

Convido a todos que tenham curiosidade e interesse para estarem conosco nesse mini-curso.

Eliane Schlemmer: Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre em Psicologia - UFRGS, Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GP e-du UNISINOS/CNPq, no qual atualmente desenvolve as pesquisas "A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NA INTERAÇÃO COM O AVA EM MUNDOS VIRTUAIS: Percepções e representações" (coordenadora) e Aprendizagem com Mobilidade no contexto organizacional . Conceptora do AVA-UNISINOS , do Agente Comunicativo Mariá, do Mundo Virtual AWSINOS e do Espaço de Convivência Digital Virtual (ECoDi). Esse último integra a tecnologia de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Mundos Virtuais e Agente Comunicativo. Membro do Comitê Gestor da Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensinos Superior - CVA-RICESU Principais áreas de atuação: Educação: Informática na Educação, Educação Digital, Novas Modalidades em Educação (Educação a Distância (e-learning, b-learning), Educação Pervasiva (m-learning, p-learning, u-learning), Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Mundos Virtuais, Agentes Comunicativos, Comunidades Virtuais, Metodologia de Projetos. Atua desde 1989 na área, com experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, incluindo Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu e formação de professores.

Administração: Tecnologias de Informação, e-learning, b-learning, m-learning, p-learning, u-learning, Gestão da Informação e da Interação, Comunidades Virtuais e Metodologia de Projetos. Atua desde 1997, com experiência em Ensino Superior, assessoria, consultoria, formação, capacitação e treinamento.

 

Luciana Backes é Mestre em Educação - UNISINOS; Especialista em Informática - UFRGS e Graduada em Pedagogia - UNISINOS. Professora do Curso de Especialização em Informática na Educação - UNILISALLE (Canoas - RS); Professora do Curso de Especialização Linguagem, Escrita e Tecnologia - UNIVATES (Lajeado - RS) e Participante do Grupo de Pesquisa GP e-du UNISINOS/CNPq