MC 02 - Produção de Material Didático Impresso para EaD

Janae Gonçalves Martins e Bernadétte Beber


Justificativa

Conhecer a EaD implica buscar na historicidade dos atos e fatos a compreensão das possibilidades de transformações, das dificuldades e facilidades. Significa inserir-se e integrar-se num tempo e espaço, num contexto de demandas por formação e suas influências sobre a educação presencial que conhecemos e a não-presencial, na reorganização do trabalho docente e nos processos de aprendizagem.
Objetivo

Geral

Tem como objetivo ensinar técnicas para tornar o material didático atrativo e compatível com as propostas institucionais de cada escola. Por outro lado, destina-se espaço, também, ao conteúdo impresso digitalizado. Em ambos os casos, há necessidade de conhecimento, devido às características intrínsecas e específicas de cada linguagem.
Específicos

·     Conhecer as continuidades e rupturas entre educação presencial e a distância;

·     Relacionar os conceitos norteadores da educação a distância com mediação pedagógica do processo ensino-aprendizagem;

·     Identificar os critérios de qualidade necessários à produção do material didático;

·     Refletir sobre as possibilidades didático-pedagógicas na utilização de material didático instrucional;

·     Estabelecer o perfil e habilidades do profissional da equipe de produção do  desenvolvimento do material didático instrucional.

·     Situar a produção de material instrucional no processo da modalidade de educação a distância.

 

Conteúdo

1) A Mediação Pedagógica em EaD: relação professor X aluno

2) Redimensionando Tempo e Espaço na Educação a Distância

3) Etapas para Construção do Projeto de Material Didático para EaD

4) O Texto Didático Impresso para EaD:

4.1) Recursos e Orientações para a Produção de Material Didático

4.2) Recursos e Dicas Para a Produção de Material Didático

4.3) Estratégias de Produção Textual

 

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas;

Debate em pequenos e grandes grupos;

Uso de recursos audiovisuais;

Dinâmicas de grupo;

Trabalho individual.

 

 

Janae Gonçalves Martins

Doutora: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

Mestre: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção área de Pesquisa Operacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

Graduação: Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Atualmente, trabalha no Instituto Superior de Tecnologia – IST – SOCIESC, como professora e no departamento de EaD.

Atuou como pesquisadora no Instituto Virtual de Estudos Avançados – VIAS no ano de 2005. Atuou também como Coordenadora Operacional do Departamento de Educação a Distância da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, de 2002 a 2004, onde gerencio uma equipe composta por quinze profissionais que são doutores, doutorandos e mestres onde o campo de pesquisa é na área de tecnologia e educação. De 1995 a 2000 ministrou disciplinas de estatística e matemática nos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Univali.

Atuo como professora colaboradora do Laboratório de Ensino a Distância (LED) da Universidade Federal de Santa Catarina como Tutora de Orientação de 39 Dissertações, participação em 80 bancas de mestrado, qualify e doutorado, 52 trabalhos publicados em anais de eventos e outros.

Esteve envolvido com a área tecnológica e educação desde 1996, mais especificamente com a Educação a Distância (EaD).

Faz parte do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância.

 

Áreas de Pesquisa:

ü        Educação a Distância

ü        Jogos na Educação

ü        Aprendizagem Baseada em Problemas

ü        Tecnologia e Educação
   Tecnologia aplicada na Educação a Distância;

   Modelos de Educação a Distância;

 

Disciplinas:

ü        Teorias contemporâneas de aprendizagem aplicadas na tecnologia

ü        Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambientes virtuais de aprendizagem

ü        Tecnologia e educação

ü        Ambiente virtual de aprendizagem

ü        Educação a Distância

ü        Matemática

ü        Estatística

- - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
 

Bernadétte Beber. Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) - na área de mídias e educação. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) na área de mídia e conhecimento. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná e em Psicopedagogia pela Fundação Regional Jaraguaense (FERJ) (1995). Graduada em Pedagogia - Habilitações em Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Didática e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Itajaí (1995).

Coordenadora dos Cursos de Educação Superior: Pedagogia, Tecnologia em Design Cerâmico e Tecnologia em Manutenção Industrial na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora titular das disciplinas de Educação e Tecnologia, Gestão Educacional, Didática e outras afins na UNIVALI. Pesquisadora em Educação a Distância. Avaliadora de Instituições de Educação Superior e de Cursos de Graduação do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis.