MINI-CURSO 06
 


Gestão, planejamento e modelagem de cursos a distância ou semi-Presenciais

Gley Fabiano Cardoso Xavier

Centro Universitário SENAC-SP / Escola Politécnica da USP

Objetivos do curso

Apresentar os fundamentos de uma metodologia de processos e uma técnica de modelagem que possibilite a construção de cursos a distância, presenciais ou semi-presenciais, contemplando-se todas as fases que antecedem a fase de produção. Com essas informações espera-se uma ampliação da visão de funcionamento do curso  na fase de produção, além de se propiciar: documentação sistemática do projeto; maior reutilização de modelos e objetos de aprendizagem; análise, comparação e métricas das atividades de aprendizagem.

Público-alvo

Professores, coordenadores de cursos, gerentes de treinamentos e demais profissionais que participem ou sejam responsáveis pela gestão de projetos educacionais presenciais ou a distância.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos sobre educação e educação a distância, de preferência com experiência na construção ou coordenação de cursos presenciais e/ ou virtuais.

Conteúdo

Parte 1 – Gestão de projetos educacionais
A convergência entre educação virtual e presencial
Planejamento estratégico educacional
Focos de um projeto educacional: pedagógico, tecnológico, mercadológico e operacional
Métricas sobre distância

Parte 2 – Criação e planejamento de cursos baseados em Educação Virtual Interativa
Visões sobre as formas de planejamento de um curso (gestor e professor)
Metodologia Spider – Fase planejamento
Métodos de planejamento de conteúdo / habilidades
Taxonomia e representação iconográfica da mídia na educação
Modelagem das Atividades de Aprendizagem e Programas de Aprendizagem

Parte 3 – Produção e operacionalização de cursos baseados em Educação Virtual Interativa
Metodologia Spider – Fases produção, implantação, operação e avaliação.
Tópicos vitais para produção de cursos
Gestão de gestores

Parte 4 – Exemplos práticos da aplicação dos conhecimentos

Curso

Gestão,planejamento e modelagem de cursos a distância ou semi-presenciais.
O avanço das tecnologias de telecomunicação e computação, aliadas às necessidades de educação continuada e de flexibilização de competências e habilidades dos profissionais no contexto de mercados globalizados, gerou uma expansão do mercado de educação a distância (EaD) utilizando a Internet.

O reflexo disso é sentido no aumento de iniciativas em se padronizar o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à educação. Por outro lado, não houve uma evolução, no mesmo ritmo,  das metodologias de criação, produção e operação de cursos a distância. Enquanto o mercado de EaD se expande e se desenvolve tecnologicamente não se encontram metodologias capazes de acompanhar tal expansão e de ajudar no desenvolvimento de projetos com agilidade, qualidade, confiabilidade e reusabilidade.

Esse curso, resultado da compilação de resultados de pesquisas realizadas, mostrará uma metodologia, compostas de fases bem definidas e pontos a serem observados para a construção e operação de projetos de cursos a distância, sendo encarados como uma composição de vários fatores importantes (pedagógico, tecnológico, mercadológico e operacional) que se complementam. Para facilitar a aplicação dessa metodologia serão apresentadas uma taxonomia da mídia na educação e uma linguagem gráfica de modelagem de atividades de aprendizagem, que possibilitarão a documentação e visualização dos modelos e fluxos de atividades. Todos esses conhecimentos serão debatidos com o foco em gestão de projetos educacionais (a distância ou presencial).

Clique aqui para voltar à lista de Mini-cursos