MINI-CURSO 03
 


Interação, Mediação e Prática: o universo possível em EaD

Marlei Pereira Cassol, M.Eng. – marleicassol@univali.br; Margarete Lazzaris Kleis, M.Eng – margarete@univali.br; Fernando José Spanhol, M.Eng – spanhol@led.br; Janae Gonçalves Martins, Dra – janae@vias.org.br

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI - http://www.univali.br
Departamento de Educação a Distância – DEAD – ead@univali.br


1. Justificativa:

Conhecer a EAD implica buscar na historicidade dos atos e fatos a compreensão das possibilidades de transformações, das dificuldades e facilidades. Significa inserir-se e integrar-se num tempo e espaço, num contexto de demandas por formação e suas influências sobre a educação presencial que conhecemos e a não-presencial, na reorganização do trabalho docente e nos processos de aprendizagem (ZANETTE, 2003).

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

  • Refletir acerca dos conceitos de Educação a Distância e as suas implicações na prática docente, considerando os avanços tecnológicos, relevantes nessa análise.

2.2 Objetivos Específicos

  • Relacionar os conceitos norteadores da educação a distância com mediação pedagógica do processo ensino-aprendizagem.
  • Conhecer os critérios de qualidade necessários à produção do material didático impresso.
    Refletir sobre as possibilidades didático-pedagógicas na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem.
    Identificar as potencialidades da videoconferência.


3. Ementa

  • Conceitos norteadores em educação a distância - concepção de educação a distância; mediação pedagógica em EaD: relação professor x aluno;
  • Produção de material impresso - o texto didático impresso; recursos e orientações para a produção; estratégias de produção textual; material didático digitalizado;
  • Possibilidades didático-pedagógicas na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem - ambiente virtual de aprendizagem; princípio da autonomia; princípio da aprendizagem colaborativa e cooperativa; princípio da interação e da interatividade; comunidades virtuais de aprendizagem; ambiente virtual x comunidades virtuais de aprendizagem;
  • Potencialidades da videoconferência - tipos de videoconferência; aula pela videoconferência; recursos técnicos da videoconferência; recursos de áudio: potencializando a voz do professor; recursos de vídeo: a narrativa televisiva; dinâmicas aplicadas na videoconferência; recursos para a utilização (para o professor; para o planejamento da aula; para a utilização de arquivos do computador; para humanizar a sala virtual).


4. Metodologia

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Debate em pequenos e grandes grupos;
  • Trabalho em pequenos grupos;
  • Uso de recursos audiovisuais;
  • Dinâmicas de grupo.

Clique aqui para voltar à lista de Mini-cursos