ABED

  Agradecimentos

  Apresentação

  Cidade

  Fale Conosco

  Encontros

  Evento On-Line

  Exposição

  Hospedagem

  Imagens

  Inscrições

  Localização

  Mini-Cursos

  Parceiros

  Programação

  Trabalhos

  Últimas

  Principal

 


Flashes das Atividades Semipresenciais do 11º Congresso Internacional


Acompanhe abaixo todos os flashes elaborados pelo Professor Wilson Azevedo durante o evento da ABED:

Obs: A falta de acentuação gráfica se deve ao equipamento utilizado para envio das mensagens
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Tue, 7 Sep 2004 20:59:42 +0000

Subject: [CONGRESSO] Abertura do congresso

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

Amig*s

 

Comeca o XI Congresso Internacional de Educacao a Distancia. Da cerimonia de abertura faco os seguintes destaques:

 

1. Dentro da programacao do congresso acontece tambem o I Encontro de Educacao a Distancia dos Paises de Lingua Portuguesa.

 

2. Reservem a data de 24 DE NOVEMBRO, dia nacional da EaD, quando acontecerao eventos simultaneos em polos ABED em varias cidades brasileiras, ligados por videoconferencia.

 

3. Aguarda-se decisao final do Conselho Internacional de Educacao a Distancia (ICDE) sobre a possibilidade de realizacao de seu encontro anual em 2006 no Rio de Janeiro. E o proximo congresso da ABED, em 2005, devera' acontecer em Florianopolis, Santa Catarina.

 

4. Guardem este nome: HEKIMA. E'  o nome do software para uso em EaD, gratuito, especialmente projetado para aplicacao em conexoes de baixa velocidade. "Alta Educacao em Baixa Velocidade" e' o seu slogan. E' freeware, open-source, e pode ser livremente adotado.

 

[Estes primeiros destaques foram do discurso do presidente da ABED, prof. Frederic Litto]

 

5. O representante do Timor Leste, sr. Adalfredo de Almeida, informa que apenas de 2 anos para ca' a EaD foi introduzida no pais, em portugues, com participacao de organizacoes brasileiras, com destaque para o Telecurso da Fundacao Roberto Marinho.

 

6. Marcelo Menard, representando a Associada e Eduacacao a Distancia e Tecnologias Educativas da Argentina, anuncia que, junto com a ABED, sua associacao pretende incentivar a criacao de organizacoes congeneres em outros paises da America Latina, com vistas `a criacao da Federacao Panamericana de EaD, congregando todas elas em esforcos comuns pela

expansao da EaD nas Americas.

 

7. Foram homenageados 3 pioneiros baianos a EaD: Anisio Teixeira, Luiz Navarro de Britto e Carlos Sant'Anna.

 

8. Em seguida fala o prof. Carl Bereiter. Sobre sua fala farei destaques na proxima mensagem.

 

Ate'  daqui a pouco,

 

Wilson

 

 

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Tue, 7 Sep 2004 21:33:38 +0000

Subject: [CONGRESSO] Palestra de Carl Bereiter

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

Gente

 

Fala agora Carl Bereiter. De sua palestra sobre o tema "Trazendo as Escolas para a Era do Conhecimento" destaco:

 

1. "Design mode" (modo projeto) e "Belief mode" (modo crenca): dois modos de operacao com relacao a conhecimento.

 

2. Numa economia baseada em conhecimento, aperfeicoamento sustentado de ideias e' mais crucial e fundamental que a geracao de ideias.

 

3. Que Educacao melhor prepara as pessoas para viver numa Sociedade do Conhecimento? Certamente aquela que os prepara para aperfeicoar ideias, que torna os aluons parceiros e co-responsaveis pelo aperfeicoamento do

conhecimento no seu grupo.

 

4. E para a EaD, quais os desafios? A colaboracao entre os estudantes e' a chave: fazer dos alunos co-responsaveis e co-construtores de conhecimento em seus grupos. Ir alem da sala de aula, ampliar a construcao de conhecimento para alem dos limites do espaco e do tempo da escola, e' a contribuicao da EaD.

 

Foi uma palestra rica em principios e conceitos, que provocou a reflexao de todos nos sobre o que precisa mudar em Educacao (e em EaD tambem) para que ela possa atender ao que esta nova era requer.

 

Wilson

 

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

Date: Tue, 07 Sep 2004 18:44:14 -0300

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

Subject: [CONGRESSO] Flashes informativos direto de Salvador

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

 

Amig+s

 

Dentro de alguns instantes acontece a abertura do XI Congresso Internacional de Educacao a Distancia, em Salvador, no Bahia Othon Palace Hotel. A partir de hoje voce recebera´ flashes informativos enviados diretamente dos auditorios do congresso com as ultimas informacoes, destaques dos principais momentos e sinteses de algumas das palestras e mesas que acontecerao de hoje a sexta-feira.

 

No site das atividades nao-presenciais do congresso voce encontra o registro completo da mesa-redonda virtual realizada na semana passada. Tambem continua aberto o "Coffe-Break" virtual, oportunidade de confraternizacao com outros participantes do congresso. O endereco, username e senha de acesso ao site das atividades nao-presenciais e´:

 

      ENDERECO: http://www.aquifolium.com/abed/

      USERNAME: abed2004

      PASSWORD: tpnqmf

 

Por favor, guarde estas informacoes com cuidado, somente com voce. Nao as repasse a terceiros.

 

Ainda hoje voce recebera´ mais um flash sobre a cerimonia de abertura do congresso.

 

Ate´ ja´!

 

Wilson

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Tue, 7 Sep 2004 22:06:30 +0000

Subject: [CONGRESSO] Premio Excelencia em EaD

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

Colegas

 

Foram anunciados os ganhadores do Premio Excelencia em EaD da ABED e Instituto Embratel:

 

1. Na categoria PESQUISA, o ganhador foi o da profa. Desiree Pinto, com um trabalho sobre e-Learning.

 

2. Na categoria RELATO DE EXPERIENCIA, o primeiro lugar foi do SEBRAE com o Curso online "Iniciando um Pequeno Grande Negocio via Internet".

 

Wilson

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Wed, 8 Sep 2004 12:16:29 +0000

Subject: [CONGRESSO] Palestras da manha

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

Bom dia!

 

As atividades do congresso iniciam-se esta manha com algumas palestras internacionais. Fala primeiramente a profa. Marlene Scardamalia, da Universidade de Toronto. Seu tema e': "Construtivismo Profundo: o desafio da construcao do conhecimento" e ela mostra alguns exemplos de uso de recursos de colaboracao via Internet entre alunos e professores de nivel fundamental e medio indo alem de atividades do tipo "mao na massa" para atuarem como uma comunidade de construcao coletiva de conhecimento, tal como atuam as comunidades cientificas profissionais, num nivel mais profundo e consciente, fazendo mais do que seguir diretrizes curriculares fechadas. Assim elas aprendem que quanto mais trabalham com ideias, delas e dos outros, mais aprendem e mais inovacoes podem criar.

 

Em seguida fala Tereza Penna Firme, da Fundacao Cesgranrio, sobre "A Qualidade da Avaliacao da Qualidade". Em sintese, sua fala investe contra a adocao de modelos "da moda", em termos de avaliacao, quase sempre recebidos com euforia. Propoe que participemos mais ativamente do processo de invencao da avaliacao, processo por natureza inacabado, e que nao cabe em modelos prontos e uniformemente aplicados em contextos diversificados. E afirma: sem educacao a distancia nao teremos uma

educacao de qualidade. A EaD tem importante papel a desempenhar para a elevacao da qualidade da educacao em geral.  E conclui, falando da meta-avaliacao, da avaliacao da avaliacao, destacando alguns principios validos para ela: indagacao sistematica, competencia, integridade/honestidade, respeito pelas pessoas e responsabilidade pelo bem estar geral.

 

Na parte da tarde, apos o almoco, teremos apresentacoes de trabalhos premiados ontem, mesas-redondas tematicas e encontros setoriais.

Apresentarei alguns flashes de alguns destas atividades.

 

Ate'  mais!

 

Wilson

 

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Thu, 9 Sep 2004 11:09:18 +0000

Subject: [CONGRESSO] Premio ABED/Universia de Objetos de Aprendizagem

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

PessoALL

 

Ontem nao pude enviar flashes informativos da programacao da tarde do congresso. A variedade de trabalhos apresentados simultaneamente e'  muito grande e nao e' possivel fazer justica a todos, destacando apenas um ou outro. Assim optei por levantar um tema para discussao no Coffee-Break virtual (visitem o site das atividades nao presenciais e vejam): "Quanto mais, melhor" ou "menos e'  mais"?

 

Hoje as atividades da manha do congresso se iniciam com o anuncio dos ganhadores do Premio ABED/Universia de Objetos de Aprendizagem:

 

1. Manual virtual de laboratorio, Jose Arigoni Souto, UFRGS.

 

2. Esforco interno em vigas: Ricardo Fragelli, ITESB.

 

3. Eletromagnetismo - Carlos Roberto dos Santos, da UFRGS

 

O premio surpreendeu pelo numero de trabalhos submetidos (mais de 80) e de pessoas envolvidas nestes trabalhos (mais de 600). Os objetos foram experimentados pelos usuarios do portal Universia que, opcionalmente, podiam votar nos melhores. Alem disto uma comissao tecnica avaliou qualitativamente os trabalhos apresentados. Mais de 3 mil pessoas experimentaram e analisaram os trabalhos. Foi a primeira edicao deste premio, mas a maneira como ele nasce revela que tem um bom futuro pela

frente.

 

Wilson

 

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Thu, 9 Sep 2004 12:44:27 +0000

Subject: [CONGRESSO] I Encontro de EaD dos paises de lingua portuguesa

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

Gente

 

Agora comeca o I Encontro de EaD dos paises de lingua portuguesa, dentro  da programacao do XI Congresso Internacional de EaD. Participam da mesa do encontro:

 

1. Victor Narciso, representando Angola.

2. Marcos Formiga, pelo Brasil

3. Alcides Nguenha, por Mocambique

4. Joao Carlos Paiva, Portugal

5. Adalfredo de Almeida, Timor Leste

 

Das diversas falas, na primeira parte do encontro, dedicada a tracar um panorama da EaD nos paises de lingua portuguesa, destaco:

 

1. Angola tem uma area de EaD no seu ministerio de educacao, ja' tendo desenvolvido acoes de EaD desde a decada de 80.

 

2. Mocambique optou pela EaD como modalidade estrategica para ultrapassar as grandes restricoes de sua condicao atual, criando um orgao gestor de infra-estrutura para EaD no pais, o Instituto Nacional de EaD e, neste momento, formando especialistas em EaD.

 

3. O representante de Portugal mostra como as tecnologias da informacao e da comunicacao estao disponiveis para os professores portugueses, com indices acima dos 80% de professores que usam computadores em casa.

Porem, nas escolas, o uso ainda precisa ser incentivado, assim como na EaD. O pais tem longa experiencia com EaD e praticamente todas suas universidades desenvolvem acoes de EaD.

 

4. O representante do Timor Leste destaca os impactos da guerra encerrada em 1999 na educacao: escolas destruidas, jovens que nao puderam frequentar a escola por causa da guerra etc. Suas iniciativas de EaD passam pela introducao do Telecurso da Fundacao Roberto Marinho no pais. As condicoes do pais ainda sao muito limitadas para poder se utilizar Internet, mas a TV e o radio sao meios que estao mais disponiveis.

 

Na parte da tarde o encontro prosseguira' com a apresentacao de projetos de cooperacao na area de EaD envolvendo os paises de lingua portuguesa.

 

Ate' breve!

 

Wilson

 

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Fri, 10 Sep 2004 11:02:41 +0000

Subject: [CONGRESSO] Ultimo dia das atividades presenciais do Congresso

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

Colegas

 

Chegamos ao ultimo dia das atividades presenciais do congresso da ABED. A programacao da manha envolve o que normalmente aconteceu nas tardes dos dias anteriores: apresentacoes simultaneas de dezenas de trabalhos cientificos e de projetos de EaD. Alguns destes trabalhos estarao sendo discutidos diretamente com seus autores a partir do proximo dia 16, com

acesso atraves do site das atividades nao-presenciais.

 

Na parte da tarde, apos o horario do almoco, teremos entao as ultimas keynotes, com Michael Scriven, falando sobre avaliacao em educacao online, Francois Marchessou, sobre avaliacao como pre-condicao de sustentabilidade de programas de EaD, e Mary Lea, sobre alfabetizacao academica e design de curriculo para educacao online a distancia. Voces receberao, diretamente daqui do auditorio do evento presencial, flashes com destaques das 3 palestras.

 

Ainda hoje espero poder disponibilizar algumas fotos para que voces tenham uma ligeira ideia do publico que tivemos (e que passou de 800 pessoas) e de alguns dos preletores.

 

O "Coffee-Break" virtual continua recebendo as contribuicoes de todos. Neste  ultimo dia das atividades presenciais vai ser muito oportuno voce passar por la'  e deixar o seu recado. Eu mesmo propus um tema para discussao na mesa de "temas quentes", mas temos tambem outros temas propostos e voce tambem pode propor o seu. Apareca, passe por la' ainda

hoje.

 

Ate'  daqui a pouco!

 

Wilson

 

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Fri, 10 Sep 2004 14:40:02 +0000

Subject: [CONGRESSO] Alfabetizacao academica e o design de curriculo em

      Educacao Online

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

Gente

 

No ultimo dia das atividades presenciais do congresso, temos agora as ultimas palestras. Neste momento fala Mary Lea, da Open University, sobre Alfabetizacao academica e design de curriculo em Educacao Online.

De sua palestra destaco o seguinte:

 

1. Em Educacao Online superior, escrever e aprender formam um unico ato. Aprende-se lendo e escrevendo. A escrita e'  mais do que uma base ou um meio. A colaboracao online acontece por escrito, a aprendizagem acontece tambem por escrito.

 

2. O crescente uso da discussao escrita (online) para a avaliacao de alunos vem levando a outras formas de escrita, numa mescla de trabalhos escritos e participacao (escrita) em discussao assincrona. Um desafio para os que trabalhom com projeto de curriculo

 

3. Na Open University criou-se um espaco para que alunos desenvolvam suas habilidades para participar das novas exigencias de escrita para avaliacao em ambiente online, o "eWrite" site.

 

Em seguida falara' o prof. Francois Marchessou.

 

Ate'  daqui a pouco!

 

Wilson

.

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Fri, 10 Sep 2004 15:05:49 +0000

Subject: [CONGRESSO] Uma avaliacao multifocal para a sustentabilidade da EaD

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

Amig*s

 

Agora fala o prof. Francois Marchessou, da Universidade de Poitiers.

Destaco:

 

1. Fracassos e semifracassos em EaD devem ser olhados numa perspectiva multifocal, nao apenas focada em tecnologia.

 

2. Ele destaca que os fatores, sociais, psicossociais, socioeconomicos  tem um forte impacto sobre os elementos mais propriamente pedagogicos e devem tambem entrar na perspectiva multifocal que ele propoe.

 

3. Termina enfatizando os aspectos emocionais ligados a motivacao, tanto para a aprendizagem quanto para a avaliacao.

 

Em seguida fala Michael Scriven sobre um checklist para avaliacao em Educacao Online.

 

Wilson

 

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Fri, 10 Sep 2004 15:37:04 +0000

Subject: [CONGRESSO] Um checklist para a avalicao de Educacao a Distancia

      Online

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

PessoALL

 

Fala agora Michael Scriven, um dos principais nomes atuais em Avaliacao  em Educacao, que fala sobre um Checklist para a avaliacao em Educacao a Distancia Online. Alguns destaques de sua fala:

 

1. Comeca destacando que educacao online vem obtendo em alguns casos resultados tao bons quanto e mesmo superiores ao ensino exclusivamente presencial convencional.

 

2. Alguns recursos online sao complexos e pesados de tal forma que algumas vezes o velho quadro-negro mostra-se um recurso mais estavel e eficaz.

 

3. Materiais, software e manuais sao muitas vezes escritos por especialistas ou fanaticos por tecnologia, que escrevem como se fosse  para especialistas/fanaticos, nao para pessoas comuns. Isto se torna um obstaculo para a obtencao de melhores resultados.

 

4. E conclui com uma advertencia: nao deixe de buscar atingir seus objetivos de aprendizagem, mas tambem nao deixe de observar possiveis efeitos colaterais de suas estrategias e abordagens, pois um dos muitos efeitos colaterais pode ser uma reacao adversa, com alunos detestando aprender da forma como aprenderam e, muitas vezes, detestando em consequencia os proprios temas de estudo.

 

Wilson

 

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Fri, 10 Sep 2004 16:01:59 +0000

Subject: [CONGRESSO] Reconhecimento de cursos a distancia

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

---------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

Colegas

 

Finalmente fala agora a profa. Eva Kampits, da associacao de credenciamento de cursos da Nova Inlgaterra (NEASC). Seu tema e' reconhecimento de cursos online. Destaques de sua fala:

 

1. Nao ha' ministerio da educacao nos EUA e nao existe um sistema centralizado de autorizacao e credenciamento de cursos. Existem organizacoes independentes responsaveis por avaliar e credenciar cursos.

E o curioso e'  que, embora nao seja obrigatorio, seja algo opcional para as instituicoes, poucas sao as instituicoes que nao buscam alguma forma de reconhecimento e credenciamento independente. O reconhecimento e'  uma especie de status que confere legitimidade e confiabilidade a uma instituicao e por isto elas buscam ter.

 

2. O grande produto nao e' o credenciamento em si, mas o processo de continuo aperfeicoamento a que sua manutencao leva uma instituicao a se engajar.

 

3. Sua organizacao nao criou  nenhum processo novo para credenciar cursos online. O processo de avaliacao e credenciamento de cursos e instituicoes e'  o mesmo, seja para um curso ou universidade virtual, seja para um curso ou universidade presencial.

 

4. Na avaliacao de cursos, procuram saber se o ensino e a aprendizagem sao criativos e envolventes, seja presencial seja online.

 

5. Procuram tambem saber se as necessidades de aprendizagem dos alunos sao ou nao atendidas, se o professor e'  um parceiro do aluno e trabalha com ele colaborativamente para o seu desenvolvimento pessoal ou nao, seja o curso presencial ou virtual.

 

6. A questao nao e'  tanto a qualidade do conteudo, mas tambem a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem em torno deste conteudo.

 

Creio que tivemos, sem a menor sombra de duvida, a melhor mesa de todo o congresso, que assim termina com chave de ouro.

 

Wilson

.

.

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/
 

From: Wilson Azevedo <wilson@aquifolium.com>

To: CONGRESSO <congresso@aquifolium.com>

Date: Fri, 10 Sep 2004 16:07:31 +0000

Subject: [CONGRESSO] Vamos conversar sobre tudo isto?

Reply-To: auditorio@aquifolium.com

 

----------------------------------------------------------------

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA - ABED

Salvador, 7 a 10 de setembro de 2004

----------------------------------------------------------------

 

 

Amig*s

 

Termino aqui o envio de flashes informativos diretamente do auditorio principal do XI Congresso Internacional de EaD da ABED. 

Tenho certeza de que foram tocados muitos aspectos sobre os quais gostariamos de poder conversar mais. E aqui quero deixar um convite a todos para tomarmos um "cafe"  online no nosso "Coffee-Break" virtual, especialmente na mesa dos "temas quentes".  Vamos aproveitar aquele espaco para aprofundar um ou outro topico aqui abordado. Tenho certeza de que todos aproveitaremos muto desta oportunidade.

 

Um abraco a todos e nos encontramos no Coffee-Break.

 

Wilson

 

----------------------------------------------------------------

ENDERECOS UTEIS

Suspender recepcao de mensagens: suporte@aquifolium.com

Acompanhar via web: http://www.aquifolium.com/abed/