ABED

  Agradecimentos

  Apresentação

  Cidade

  Fale Conosco

  Encontros

  Evento On-Line

  Exposição

  Hospedagem

  Imagens

  Inscrições

  Localização

  Mini-Cursos

  Parceiros

  Programação

  Trabalhos

  Últimas

  Principal

 

Congresso Semipresencial   - FAQ  

 

 Respostas às Perguntas mais Freqüentes sobre o congresso semipresencial

Como serão as atividades não presenciais?

Os participantes terão seus endereços eletrônicos de e-mail colocados em um sistema de conferência eletrônica via e-mail com interface web.

 

Através deste sistema receberão por e-mail mensagens dos preletores convidados e de outros participantes, interagindo tal como se estivessem em uma mesma espaço presencial - estarão em um "auditório virtual". Outras atividades serão desenvolvidas através de um sistema de interação coletiva baseado na web.

 

Nos dias que antecedem ao início das atividades não presenciais a coordenação enviará endereço e senha para acesso ao ambiente.

Qual o horário das atividades não presenciais?

O horário da conveniência do participante. O sistema de conferência eletrônica permite que nos horários de sua preferência o participante receba, responda e envie mensagens que serão, por sua vez, recebidas pelos demais nos horários mais adequados a estes. Apenas algumas poucas sessões de chat poderão acontecer em horários específicos, que serão anunciados previamente.

Precisarei saber escrever e ler em inglês acompanhar as atividades não presenciais?

Para aquelas atividades que envolverem preletores internacionais haverá tradução para do português para o inglês e do inglês para o português, de modo que mesmo aqueles que não lêem ou nao escrevem em inglês possam perfeitamente acompanhar e participar.

Que conhecimentos de informática serão necessários para acompanhar as atividades não presenciais?


Apenas os conhecimentos rudimentares, em nível de usuário, de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail) e navegação em páginas web. Mesmo as sessões de chat acontecerão através de uma página web.
 

Quanto tempo as atividades não presenciais exigirão do participante?

A cada semana o participante deverá reservar pelo menos de 2 a 3 horas para acompanhar e participar das atividades não presenciais do congresso, em horários de sua conveniência e livre escolha.

Quais os pré-requisitos para acompanhar as atividades não presenciais?

Por se tratarem de atividades online, o requisito operacional mínimo é dispor de acesso regular, não eventual, à Internet. Por acesso regular entende-se a possibilidade de acessar diariamente a Internet por meio de uma conexão estável. Em geral, aqueles que conseguem navegar em paginas web e comunicar-se através de correio eletrônico (e-mail) dispõem deste requisito operacional mínimo. Além destes requisitos operacionais, uma dedicação MÉDIA de duas a três horas semanais será recomendável.

Será preciso instalar algum programa ou software especial?

Não. Ao longo da duração total das atividades não presenciais o participante precisará apenas de um programa de correio eletrônico (Outlook, Netscape Messenger, Internet Mail, Eudora, Pegasus ou similar) e de navegação na web (Internet Explorer, Opera, Netscape Navigator ou similar).

De que tipo de computador será preciso dispor para acompanhar as atividades não presenciais?

A rigor, um PC-compatível 386 ou superior equipado com sistema operacional Windows e um modem de no mínimo 14.400 bps representa a plataforma mínima necessária.