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Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED/ Embratel 2004    

 


  Regulamento
 

Capítulo I - Dos Objetivos

Art. 1
- O Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED / EMBRATEL 2004 tem por finalidade incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras e de pesquisa em educação a distância no Brasil, por meio de:
Valorização de trabalhos de pesquisa e experiências de qualidade em educação a distância, em âmbito nacional;
Identificação de práticas bem sucedidas e de qualidade que possam servir de referência para outros profissionais ou instituições interessadas em educação a distância;
Difusão de experiências pedagógicas e de pesquisa relevantes, praticadas individualmente ou em equipe, que visem a valorização da educação a distância no país.

Art. 2
- O Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED / EMBRATEL 2004 é promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, sob a coordenação de sua diretoria, que é responsável pelas providências administrativas necessárias à sua execução, contando com o apoio da EMBRATEL - Empresa Brasileira de Telecomunicação S. A.

Art. 3
- A seleção dos vencedores será realizada mediante análise do trabalho enviado, que deverá ser acompanhado de material comprobatório, conforme os critérios de avaliação estipulados para cada categoria.

Capítulo II - Dos Participantes

Art. 4
- Podem concorrer ao Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED / EMBRATEL 2003 escolas, faculdades, universidades, instituições empresariais e governamentais que desenvolvam projetos de EAD, dentro das seguintes especificações:
Ao se inscrever para o Prêmio, o candidato deverá indicar inicialmente se é uma inscrição individual ou institucional;
Se o trabalho inscrito for institucional, deverá ser apresentado por um representante da Instituição que se identificará com cargo/função  ou,  se apresentado por indivíduo, deve ser preenchido no Relatório Padrão de inscrição no Prêmio, o documento de anuência institucional assinado por representante da empresa;
Cada candidato pode concorrer com 1 (um) só trabalho;
Mesmo havendo mais de um autor, o Prêmio será outorgado somente uma vez;
Trabalhos já premiados em concursos anteriores do Prêmio de Excelência não poderão concorrer novamente.

Capítulo III - Da Inscrição e Recebimento dos Trabalhos

Art. 5
- O prazo para inscrição no Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED / EMBRATEL 2004 é 15 de maio de 2004, após essa data o formulário próprio para inscrição disponível no site da ABED estará desabilitado.

Art. 6
- A inscrição deve ser feita pela Internet através do site da ABED, via apropriado preenchimento do Relatório Padrão de apresentação do Trabalho. Após o preenchimento correto de todos os requisitos exigidos no Relatório Padrão On-Line, o candidato receberá um aviso automático de que seu trabalho foi inscrito corretamente. O candidato deve imprimir esse aviso.

PARÁGRAFO PRIMEIRO
- Somente após o recebimento dos documentos complementares comprobatórios do trabalho, a comissão de inscrição da ABED confirmará, por e-mail ao responsável pela Inscrição, a aceitação dos trabalhos que poderão participar do  Prêmio.

PARÁGRAFO SEGUNDO
- Os documentos comprobatórios dos trabalhos inscritos, devidamente embalados e identificados com o nome do autor/instituição responsável, título do Trabalho e a categoria a que o trabalho concorre, deverão ser enviados pelo correio ou entregues pessoalmente no mesmo período da inscrição, no seguinte endereço:
Rua Vergueiro, 875, 12 andar, conj. 123 - Liberdade - CEP 01504-000 São Paulo, SP aos cuidados de Equipe Prêmio de Excelência.
 

Art. 7 - A apresentação do trabalho via Relatório Padrão On-Line, equivale à inscrição no Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED / EMBRATEL 2003 e corresponde à aceitação, pelos participantes, das disposições do presente regulamento.

Capítulo IV - Das Categorias de Trabalhos

Art. 8
- O Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED / EMBRATEL 2004 é entregue a trabalhos classificados em duas categorias:

Pesquisa - podendo inscrever-se trabalhos de pesquisa no campo de Educação a Distância apresentados via Relatório Padrão On-Line, e acompanhados de documentos comprobatórios sob a forma de monografia, artigos publicados em revistas científicas, teses acadêmicas, livros ou trabalhos em suporte eletrônico tornados públicos até o ano 2003. Para facilitar a apresentação e o julgamento dos trabalhos inscritos na categoria Pesquisa, a mesma foi dividida nas seguintes sub-categorias:
Metodologias;
Tecnologias;
Análise de Cursos;

Relato de Experiência - podendo inscrever-se trabalhos que descrevem a implementação de experiências inovadoras em Educação a Distância, em qualquer plataforma tecnológica e para qualquer tipo e nível de aprendizagem, apresentados via Relatório Padrão  On-Line e acompanhados de documentos comprobatórios sob a forma de materiais didáticos, protótipos.

 

Para facilitar a apresentação e o julgamento dos trabalhos inscritos na categoria Pesquisa, a mesma foi dividida nas seguintes sub-categorias:
I.Cursos;
II. Modelos de Educação a Distância;
III. Materiais Didáticos de EAD;

Capítulo V - Da Forma de Apresentação dos Trabalhos

Art. 10
– Os trabalhos devem ser apresentados:
Pesquisa - Via Relatório Padrão On-Line devidamente preenchido, e os documentos comprobatórios enviados pelo Correio sob a forma de uma cópia integral do artigo, dissertação, livro ou tese já publicados ou defendidos, junto com os arquivos eletrônicos correspondentes.

Relato de Experiência - Via Relatório Padrão On-Line devidamente preenchido, e os documentos comprobatórios enviados sob a forma de acesso à ambientes educacionais ou cursos On-Line, ou via Correios sob a forma de material didático e/ou demo de tecnologias, utilizados na experiência, junto com os arquivos eletrônicos correspondentes.

Capítulo VII - Da Avaliação

Art. 11
- A avaliação será realizada em duas etapas:
A comissão de inscrição selecionará, entre os trabalhos inscritos, aqueles que preencham todos os requisitos exigidos neste regulamento e que cujos documentos comprobatórios tenham sido enviados no tempo hábil;.
Entre os trabalhos selecionados, a comissão julgadora escolherá os vencedores, tendo como base os critérios definidos no Capítulo VIII.

Art. 12 - A comissão julgadora será composta por profissionais de reconhecida competência no campo da Educação a Distância.

Capítulo VIII – Dos Critérios de Avaliação da Categoria  Pesquisa

Art. 13
–  Na categoria Pesquisa, o Relatório Padrão On-Line e os documentos comprobatórios do trabalho inscrito serão analisados tendo em vista a sub-categoria a qual o trabalho se refere tais como:
Para a sub-categoria Metodologias para EAD  serão considerados:
O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando a relevância do tema para a área estudada;

A fundamentação da investigação, definindo a abordagem teórica usada;
Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada do conhecimento existente na área;
Análise e interpretação dos resultados, quando couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação teórica;
Sugestões e recomendações relevantes para o campo da pesquisa;
Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre o tema e sua possível utilização dentro de uma prática pedagógica, compatíveis com a estrutura geral do trabalho;
Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta contribuição importante e original para o estudo e a prática da educação a distância no País e no cenário internacional.
Para a sub -categoria Tecnologias para EAD serão considerados:
O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando a relevância do tema para a área estudada;
A fundamentação da investigação, definindo a abordagem teórica usada;
Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada do conhecimento existente na área;

Análise e interpretação dos resultados, quando couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação teórica;
Sugestões e recomendações relevantes para o campo da pesquisa;
Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre o tema e sua possível utilização dentro de uma prática pedagógica, compatíveis com a estrutura geral do trabalho;
Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta contribuição importante e original para o estudo e a prática da educação a distância no País e no cenário internacional.
Protótipo ou  endereço on-line  onde a tecnologia possa ser visitada pela comissão julgadora;
Para a sub-categoria Análise de Cursos a Distância serão considerados:
O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando a relevância do tema para a área estudada;
A fundamentação da investigação, definindo a abordagem teórica usada;
Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada do conhecimento existente na área;
Análise e interpretação dos resultados, quando couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação teórica;
Sugestões e recomendações relevantes para o campo da pesquisa;
Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre o tema e sua possível utilização dentro de uma prática pedagógica, compatíveis com a estrutura geral do trabalho;
Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta contribuição importante e original para o estudo e a prática da educação a distância no País e no cenário internacional.
A clareza e coerência interna do relatório devem propiciar facilidade de compreensão também para o leitor leigo.
Demonstrativo do curso ou endereço on-line onde o mesmo possa ser visitado pela comissão julgadora do Prêmio.

Capítulo IX – Dos Critérios de Avaliação da Categoria Relato de Experiência

Art. 14 - Na categoria Relato de Experiência o Relatório Padrão On-Line e os documentos comprobatórios do trabalho inscrito serão analisados tendo em vista a sub-categoria a qual o trabalho se refere tais como:
Para a sub-categoria Curso  serão considerados:
A descrição da situação anterior à experiência e que justificou sua aplicação;
O objetivo da experiência apresentado com clareza;
Exemplos de efetiva produção de material didático;
Descrição do sistema de tutoria do curso;
Descrição do uso das tecnologias no curso;
Descrição do sistema de avaliação de resultados propostos e do sistema de avaliação de aprendizagem e de ensino;
O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência.
Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência para o avanço da Educação a Distância no cenário nacional e internacional;
Indicadores da possibilidade da replicação da experiência, ou seja, a comprovação de que ela possa ser repetida em outras circunstâncias;
Dados que comprovem o alcance dos resultados previstos;
Para a sub-categoria Modelo de Educação a Distância serão considerados:
A descrição da situação anterior à experiência e que justificou sua aplicação;
O objetivo da experiência apresentado com clareza;
Exemplos de efetiva implantação do modelo apresentado;
Descrição do modelo de educação a distância;
Descrição do modelo de gestão utilizado;
Descrição justificada dos arranjos tecnológicos utilizados no modelo implantado;
O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência;
Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência para o avanço da Educação a Distância no cenário nacional e internacional;
Indicadores da possibilidade da replicação da experiência, ou seja,  que ela pode ser repetida em outras circunstâncias;
Dados que indiquem o alcance dos resultados previstos.
Para a sub–categoria Materiais Didáticos serão considerados:
O objetivo da experiência apresentado com clareza;
Exemplos de efetiva produção de materiais didáticos;
Qualidade de produção (materiais empregados, design, correção gramatical)  dos materiais didáticos apresentados;
Descrição do sistema de produção dos materiais didáticos;
Descrição do uso de tecnologias na produção dos materiais didáticos;
Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s) em função dos conteúdos dos materiais didáticos;
Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s) em função dos objetivos de ensino / aprendizagem dos conteúdos dos materiais didáticos;
Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s) em função do perfil dos destinatários dos materiais didáticos;
O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência;
Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência para o avanço da Educação a Distância no cenário nacional e internacional;
Indicadores da possibilidade da replicação da experiência, ou seja, a comprovação de que ela possa ser repetida em outras circunstâncias;

Capítulo X - Da Premiação

Art. 15
-Os primeiros colocados em cada categoria receberão um prêmio oferecido pela EMBRATEL e uma placa de honra ao mérito, oferecida pela ABED.
Art. 16 -A cada um dos trabalhos selecionados em cada categoria, independentemente do número dos autores, será conferido um certificado emitido pela ABED.
Art. 17 - A inscrição no Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED / EMBRATEL 2004 implica a autorização, pelo(s) autor(es), para a publicação do trabalho pela ABED, independentemente da forma que for considerada a mais adequada.
Art. 18 - Os 3 (três) melhores trabalhos selecionados em cada uma das categorias, serão publicados na página da ABED.
Art. 19- Os casos omissos serão resolvidos pela comissão avaliadora.

 

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