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Representantes ibero-americanos trocam experiências sobre EaD.

22/11/2005

O e-Learning já é uma questão de estado para os responsáveis pela educação dos governos ibero-americanos. Ao menos assim demonstraram os representantes dos ministérios da educação do Brasil, Espanha, Chile, Colômbia, Argentina e Novo Leão (México), no Online Educa Madrid 2005. Nasceu um novo espaço de cooperação internacional para todos esses países?

Pela primeira vez desde o surgimento da educação virtual como indústria, as principais referências governamentais em assuntos relativos ao e-Learning e a educação apoiada em novas tecnologias do Brasil, Espanha, Chile, Colômbia, Argentina, Portugal e Novo Leão (México) contaram suas experiências em um mesmo espaço, para analisar políticas específicas do setor. O lugar eleito foi a conferência internacional, com a presença de autoridades provenientes de toda a América Latina, Estados Unidos, Canadá e Europa.

O intercâmbio realizado entre os representantes políticos ibero-americanos foi extremamente edificante e deixou como compromisso a urgência de trabalhar conjuntamente na construção de uma instância de cooperação entre os setores governamental, acadêmico e corporativo, que permita a emissão de um documento formal sobre padrões, modelos, critérios de qualidade e processos de avaliação. Uma proposta que poderá se materializar no Online Educa Madrid 2006.

O Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação do Brasil, Ronaldo Mota, referiu-se à educação a distância destacando a forte ligação que tem com a democratização de oportunidades educativas. Neste sentido, destacou que a modalidade virtual contribui para a formação de profissionais com qualificações múltiplas, dando ênfase ao trabalho em equipe e na capacidade de aprender a aprender, além de estimular o cidadão a adaptar-se às novas situações. "A formação ao longo da vida propicia desejáveis conexões entre o campo educativo e o campo de trabalho, que demandarão inéditas ferramentas pedagógicas, gerando fortes impactos, tanto sobre os métodos de ensino como sobre a organização dos ambientes de trabalho", assegurou o secretário.

Além disso, Mota admitiu que as barreiras sociais estão limitando o acesso aos novos meios de comunicação e distribuição do conhecimento, embora as instituições educativas "possam superar essas barreiras e compensar as diferenças regionais". Ao reconhecer que as novas tecnologias trouxeram um forte desafio ao sistema educativo, o Secretário destacou que os professores se tornaram mais importante que em outras épocas.

Para notícia completa em espanhol, visite: https://www.elearningamericalatina.com/edicion/junio1_2005/tr_1.php

 


Fonte: Nicolás Hellers / e-learning América Latina - www.elearningamericalatina.com
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