ABED ABED

Modalidade a distância triplica no país em 1 ano

10/01/2012

Depois da proliferação de MBAs (Master in Business Administration) pelas salas de aula em todo o Brasil, eles começam agora a se multiplicar em outro ambiente: o virtual.

Em um ano, a oferta desse tipo de pós-graduação a distância mais do que triplicou, segundo o Abraead 2008 (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância).
Os dados mais recentes mostram que, em 2006, 11 MBAs eram oferecidos pela internet; em 2007, 36. Nesse mesmo período, o número de cursos lato sensu passou de 246 para 404 -um aumento de 64%.

Desde esse último levantamento, realizado com instituições que obtiveram autorizações e credenciamento no MEC (Ministério da Educação) e nos Conselhos Estaduais de Educação para promover cursos a distância, mais organizações ingressaram nessa seara.

Uma delas é a UGF-Posead (Universidade Gama Filho), que, desde o primeiro semestre de 2008, ministra cinco MBAs executivos pela web. "Já contamos com 10 mil alunos, pois abrimos turmas mensalmente", afirma Evandro Lepletier, coordenador acadêmico dos cursos de pós-graduação.
Há 727,7 mil alunos matriculados em graduações e pós a distância, segundo o Abraead, que não conta com os dados separadamente.

Não existem números oficiais recentes sobre matrículas em cursos de pós-graduação a distância. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC, os dados eram coletados até 2004.

ESCOLHA PLANEJADA

Uma pós-graduação lato sensu a distância deve:

ser oferecida por uma instituição credenciada pelo MEC. A lista completa pode ser encontrada em https://siead.mec.gov.br/novosiead/web/emec/#tab=0

oferecer pelo menos 360 horas de curso

ter 50% do corpo docente com titulação (mestrado/doutorado)

exigir trabalho de conclusão de curso e defesa presencial

contar com provas presenciais

O que avaliar antes de fazer a matrícula:

projeto pedagógico

sistemas de comunicação (ferramentas que possibilitam a interatividade entre professores, tutores e alunos, como "chats", fóruns e videoconferências)

material didático

experiência do corpo docente, dos tutores e dos auxiliares


Fonte: Folha S. Paulo
Voltar

Associados mantenedores

  • Senai Educação Online
  • FMU
  • SESCOOP
  • UNIFESO
  • Super Conhecimento
  • WAE
  • Insper
  • Prime Cursos do Brasil Ltda.
  • Adapt
  • J&F
  • Cursos Virtuais
  • USCS
  • Cursos.io
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • FGV
  • Estácio Graduação e Pós-graduação
  • Must University
  • Faculdade Sucesso FACSU
  • FUSVE
  • Prepona
  • FVD
  • Cengage
  • Papo Docente
  • E-Cursos
  • UOV
  • Cogna Educação
  • Hoper Educação
  • CursosVirtuais.net
  • Sírio Libanês
  • Anglo Sistema de Ensino
  • Maieutic.ai
  • Hoper
  • FIA
  • SENAI SP
  • CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL
  • Instituto Monitor
  • UNICESUMAR
  • UNICEUB
  • UCB
  • Awari
  • Gomining
  • Benzor
  • WUE
  • UNYEAD
  • Open LMS
  • Educaler
  • International Institute By Malta
  • Altima Cursos
  • Telesapiens
  • Delinea Tecnologia Educacional
  • Prova Fácil
  • Realize
  • Instituto Nacional de Educação a Distância - INED
  • VG
  • Fametro
WhatsApp