ABED ABED

Formação de professores é destaque em oficina de EaD em Fortaleza

        A melhoria da educação, por meio da formação dos professores da educação básica, foi a principal pauta do projeto Oficinas da ABED, promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), juntamente com a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), ocorrida nesta sexta-feira, 18, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.

 

Em concordância à proposta das oficinas, que é discutir a Educação Aberta e a Distância, a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação participou da Oficina da ABED, na Capital cearense, apresentando aos mais de 150 participantes, programas como Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Rede Interativa Virtual de Educação (Rived) e Mídias na Educação.

 

No que tange a formação de professores, o secretário substituto de Educação a Distância, Hélio Chaves Filho, apresentou a UAB como uma grande e eficaz iniciativa capaz de garantir a melhoria da educação pública no Brasil. "O Programa UAB já tem a participação de 290 pólos de apoio presencial que iniciam suas atividades, ainda em 2007, em 289 municípios brasileiros distribuídos em todos os estados da federação. Até 2010, temos a intenção de ampliar o Sistema UAB, atingindo a meta de mil pólos espalhados por todo o país", destacou Chaves Filho.

 

A UAB tem como objetivo a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no País, assim como o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino, preferencialmente para a área de formação inicial e continuada de professores da educação básica. "O MEC pensa a educação de forma sistêmica. Todos os níveis de educação estão trabalhando no mesmo sentido. A educação superior, por exemplo, tem como um de seus objetivos, trabalhar para a formação de professores, principalmente para aqueles que estão em sala de aula. Diante disso, a UAB é sim uma ferramenta capaz de melhorar a qualidade do ensino brasileiro", concluiu o secretário.

 

Oficinas da ABED – A oficina de Fortaleza foi a 4ª edição do projeto, que já percorreu as regiões Centro-Oeste (Campo Grande/MS e Goiânia/GO) e Sudeste (Campinas/SP). No mês de junho o projeto estará em Manaus/AM, contemplando a região Norte. Também estão programadas oficinas para este ano em Vitória/ES e Florianópolis/SC.


Fonte: Assessoria de Imprensa da SESu/MEC
Voltar

Associados mantenedores

WhatsApp