ABED ABED

SESI e UNOPAR assinam contrato para Sistema de Teleconferência via Satélite

14/05/2007

Teleconferência via satélite vai multiplicar a capacidade de oferecer cursos e capacitação

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, assinou na noite de segunda-feira (07), contrato com a Universidade Norte do Paraná para a implantação da tecnologia de teleconferência via satélite em 30 unidades. O acordo prevê a montagem de salas especialmente equipadas para aulas e palestras, em tempo real e interativas, e ainda a possibilidade de transmissão - através da colocação de antenas -  da mesma programação em sindicatos e indústrias. O sistema de teleconferência começará a funcionar em 60 dias.

"Nosso setor de informática teve enorme avanço nos últimos três anos", disse Rocha Loures. "Foram feitas modernizações e investimentos nos sistemas existentes e também na  área de comunicação de dados e voz. Nosso desafio, agora, é instalar um mecanismo de ensino à distância para multiplicar nossa capacidade de oferecer cursos e capacitação."

O presidente explicou que a tecnologia contratada vai permitir interiorizar ao máximo a comunicação e a educação proporcionada pelo Sistema, o que inclui os cursos de escolarização do trabalhador oferecidos pelo Sesi, os programas de capacitação de executivos da Unindus e os cursos profissionalizantes do Senai.

"Com esta tecnologia, bastante ágil e econômica, também poderemos ter salas de aula nas indústrias e sindicatos, a um custo bastante reduzido, atendendo as demandas regionais e setoriais", ressaltou o presidente do Sistema Fiep.

O contrato firmado com a Unopar prevê a instalação de um estúdio no espaço da Unindus, no Cietep, em Curitiba, para a produção de palestras e cursos. A Universidade Norte do Paraná também oferecerá consultoria pedagógica e mais 400 horas de cursos ao ano, produzidos especialmente para o Sistema Fiep, que ficarão disponíveis em uma biblioteca digital. A tecnologia contratada vai permitir, ainda, realizar cinco transmissões simultâneas, uma do Cietep e quatro de Londrina, utilizando a estrutura da Unopar.

"Nós não temos dúvida do grande sucesso dessa parceria", disse o chanceler da Unopar, Marco Antonio Laffranchi. Ele explicou que a Unopar atua em mais de 400 municípios do Brasil, oferecendo 26 cursos de graduação, 60 de pós e 12 de graduação à distância, com cerca de 112 mil alunos matriculados. No ensino à distância, a instituição conta com 408 parceiros e mais de 1.500 telessalas em todo o país. "Estamos em todo o Brasil e fechando acordos com países da América do Sul e da África", adiantou Laffranchi. O responsável pela área acadêmica da Unopar e ex-reitor da Universidade Estadual de Londrina, Jackson Proença Testa, disse que o acordo  firmado com a Fiep "levará a vanguarda ao setor de educação profissionalizante".

Seleção -  O diretor da Diretoria de Tecnologia e Gestão da Informação (DTGI) do Sistema Fiep, Pedro Carmona, explicou que o processo de seleção do fornecedor da tecnologia de teleconferência via satélite foi feito através de pregão presencial, do qual participaram quatro empresas. A modalidade de compra funciona como um leilão invertido, ou seja, os interessados partem de um custo inicial e vão fazendo lances reduzindo o valor. O processo, ressaltou Carmona, resultou numa economia de 55% para o Sistema Fiep.

"Contratamos um pacote educacional completo. A instalação atende todos os requisitos do MEC, o que significa que poderemos até oferecer cursos de graduação e de pós-graduação através de educação à distância", informou. A maior parte do pacote é de treinamento e de programas educacionais. Mas também está previsto o uso da teleconferência para palestras.

As aulas serão ao vivo, via satélite. Cada telessala será composta de áudio, vídeo, internet e telefonia, permitindo a interatividade, com perguntas e respostas em tempo real.

Carmona lembrou que o acordo firmado entre a Fiep e a Unopar também viabiliza a colocação de antenas extras, a um custo muito baixo, em sindicatos e empresas. "Isso vai permitir que micro e pequenas indústrias também participem dos cursos, seja em suas próprias instalações, seja através do seu sindicato", disse.

Além de atender as demandas de palestras e cursos do setor industrial, a transmissão via satélite também vai capacitar parceiros e funcionários do Sistema Fiep.  Neste último caso, além de utilizar as salas de aula instaladas nas unidades, o funcionário também poderá acompanhar as transmissões do próprio microcomputador.


Fonte: Roberto De Fino Bentes - DTGI
Voltar

Associados mantenedores

  • UNICESUMAR
  • Benzor
  • Gomining
  • Altima Cursos
  • Fametro
  • WUE
  • Must University
  • VG
  • Open LMS
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • UNYEAD
  • Cengage
  • SENAI SP
  • Hoper Educação
  • Insper
  • UNIFESO
  • Anglo Sistema de Ensino
  • CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL
  • WAE
  • Maieutic.ai
  • E-Cursos
  • Hoper
  • USCS
  • FUSVE
  • UNICEUB
  • International Institute By Malta
  • Estácio Graduação e Pós-graduação
  • SESCOOP
  • Telesapiens
  • J&F
  • Cogna Educação
  • Prime Cursos do Brasil Ltda.
  • Cursos.io
  • Sírio Libanês
  • Faculdade Sucesso FACSU
  • UCB
  • FVD
  • Senai Educação Online
  • Cursos Virtuais
  • Super Conhecimento
  • Delinea Tecnologia Educacional
  • Realize
  • CursosVirtuais.net
  • Instituto Monitor
  • Papo Docente
  • Prova Fácil
  • UOV
  • FIA
  • Prepona
  • Educaler
  • Adapt
  • FGV
WhatsApp