ABED ABED

Presidente da ABED apresenta conclusões sobre transformação territorial e inclusão em convenção ibero-americana

16/10/2026

1


João Mattar, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), participou da IV Convención Iberoamericana de Rectores y Líderes Educativos, em Medellín, na Colômbia. No dia 15 de outubro, integrou as atividades da Mesa 6 — Transformação Territorial e Inclusão, da qual foi escolhido relator.

No dia seguinte, 16 de outubro, apresentou em plenária uma síntese das discussões e propostas da mesa, na atividade “Socialización de resultados y Agenda Universidad Iberoamericana 2035”. A sessão reuniu o Comitê Acadêmico e os relatores das seis mesas, após a conferência da ex-ministra da Educação da Colômbia, Viviane Aleyda Morales Hoyos.

Articulada por VIDER e VINTER, da Universidad Nacional Abierta y a Distancia (UNAD), a Mesa 6 contou com a condução de Martha Viviana, vice-reitora VIDER, e Leonardo Sánchez, vice-reitor VINTER, e com uma conferência de abertura de Antonio F. Poyato.

Por meio do exercício colaborativo Vinderlandia, os participantes discutiram propostas de ecoturismo sustentável, liderança e políticas inclusivas, apropriação social do território e cooperação técnica internacional para o fortalecimento das atividades produtivas. Uma conclusão central foi que a transformação territorial deve ser construída com as comunidades, reconhecendo seus saberes, necessidades e prioridades.

Entre os principais encaminhamentos estão o fortalecimento da governança participativa, a articulação entre universidades, cooperação internacional e territórios e o acompanhamento dos resultados das iniciativas. O grupo também propôs uma Aliança Universitária Ibero-Americana para a Transformação Territorial Inclusiva, cuja composição e responsabilidades deverão ser pactuadas entre as instituições interessadas.

Em sua fala, Mattar também abordou os desafios da inclusão no Brasil e o papel da educação a distância na ampliação das oportunidades de formação, considerando as dimensões do país e suas desigualdades territoriais. Destacou a importância de conectar as universidades às necessidades das comunidades, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios.

Os debates dialogam com o 32º CIAED — Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, que será realizado de 14 a 17 de abril de 2027, em Manaus, com o tema “Interiorização, Inclusão e Sustentabilidade”.

Galeria de Imagens: IV Convenção Ibero-Americana de Reitoras, Reitores e Líderes Educacionais II
  • IV Convenção Ibero-Americana de Reitoras, Reitores e Líderes Educacionais
  • IV Convenção Ibero-Americana de Reitoras, Reitores e Líderes Educacionais
  • IV Convenção Ibero-Americana de Reitoras, Reitores e Líderes Educacionais
  • 1
Voltar

Associados mantenedores

  • UOV
  • FUSVE
  • Grupo Educacional UNINTER
  • UCB
  • Telesapiens
  • Must University
  • CursosVirtuais.net
  • Hoper Educação
  • WAE
  • Anglo Sistema de Ensino
  • FVD
  • UNIFESO
  • UNISA - Universidade de Santo Amaro
  • UNICEUB
  • Grupo A Educação
  • INSTITUTO PRISARA
  • FGV
  • Gomining
  • Albert Einstein
  • Insper
  • SESCOOP
  • WUE
  • DTIM - Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Senai Educação Online
  • FIA
  • Cogna Educação
  • CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL
  • Educaler
  • VG
  • UNICESUMAR
  • FormaSeg
WhatsApp