ABED ABED

Exclusão, menos oportunidades: as críticas ao decreto do MEC sobre EaD

22/05/2025

Fonte: CNN Brasil
Jornalista: Fernanda Noronha


Questões geográficas e socioeconômicas são apontadas por educadores críticos às novas regras do ensino a distância.

O governo federal publicou nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU), o decreto com a nova política de educação a distância (EaD) no ensino superior elaborada pelo Ministério da Educação (MEC).  

Entre as principais mudanças, o texto proíbe que o modelo 100% online seja aplicado nos cursos de licenciatura ou da área da saúde e Direito, valendo apenas o sistema presencial ou semipresencial, o que tem gerado questionamentos entre especialistas do setor. Alguns acreditam que as mudanças resultarão em exclusão e oportunidades limitadas aos estudantes. 

Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) participou intensamente do processo de revisão do marco regulatório da EaD, em várias visitas à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). 

Mesmo ciente a respeito das linhas gerais do decreto antes da oficialização, o presidente da ABED, João Mattar, diz que por ora é difícil traçar uma projeção sobre as consequências no setor.  “O próprio governo não apresentou estudos sobre o impacto das medidas. Tanto que a ABED lançou um Edital de Pesquisa justamente para incentivar, em um primeiro momento, estudos preditivos sobre os efeitos”, conta. 

Sobre possíveis melhorias no ensino superior do Brasil, Mattar diz que a criação de regras mais rígidas pode contribuir positivamente para sua qualidade. “Mas, certamente, também causarão exclusão. Muitos alunos que antes conseguiam estudar a distância não terão mais condições de investir nos estudos por questões de tempo, de deslocamento aos polos, financeiras etc.”, observa Mattar, que atua como professor, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP.   

Para leitura completa da notícia clique aqui.

Voltar

Associados mantenedores

  • Benzor
  • Awari
  • Gomining
  • UNICEUB
  • Insper
  • Adapt
  • FUSVE
  • SENAI SP
  • Senai Educação Online
  • Prime Cursos do Brasil Ltda.
  • Delinea Tecnologia Educacional
  • E-Cursos
  • Realize
  • Must University
  • SESCOOP
  • Cogna Educação
  • Anglo Sistema de Ensino
  • CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL
  • Faculdade Sucesso FACSU
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • WUE
  • Educaler
  • CursosVirtuais.net
  • Altima Cursos
  • UNICESUMAR
  • Telesapiens
  • Cengage
  • Fametro
  • Instituto Monitor
  • FMU
  • Instituto Nacional de Educação a Distância - INED
  • UOV
  • Estácio Graduação e Pós-graduação
  • FVD
  • Cursos.io
  • Hoper Educação
  • J&F
  • UNYEAD
  • VG
  • Prepona
  • Hoper
  • WAE
  • Sírio Libanês
  • Cursos Virtuais
  • Prova Fácil
  • Papo Docente
  • Open LMS
  • UNIFESO
  • FIA
  • Maieutic.ai
  • UCB
  • Super Conhecimento
  • FGV
  • USCS
  • International Institute By Malta
WhatsApp