ABED ABED

Novas regras saem este mês e vão mudar os cursos a distância.


Fonte: Tribuna Online
Por Francine Spinassé

A expansão da Educação a Distância (EAD) no País levou o Ministério da Educação (MEC) a elaborar novas regras para a modalidade, que devem ser publicadas ainda este mês.

O que está em jogo são pontos como a regulamentação do ensino semi-presencial, alteração na forma de avaliações, uma maior carga horária nas aulas “ao vivo” (síncronas), além da limitação de alunos em aulas on-line ao mesmo tempo.

De acordo com o MEC, o tema está em fase de final análise técnica entre os ministérios da Casa Civil e Educação.

O presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), João Mattar, ressaltou a preocupação com alguns pontos. O primeiro deles é o fato do governo federal ter proibido a abertura de novos cursos desde o ano passado, enquanto se discute o tema. “Isso tem gerado prejuízos”.

João Mattar ainda citou problemas também com as “pistas” que o MEC vem dando sobre o conteúdo das regras.

“Alguns pontos temos uma discordância, como a exigência maior de os alunos irem até os polos de apoio presencial para assistirem a aula. O aluno opta pelo EaD justamente por querer horário flexível. O MEC tem uma concepção de que o fato de o aluno estar lá no polo presencial gera mais qualidade, o que não é verdade”.

Para mais informações sobre a reportagem acesse: tribunaonline.com.br 

 
Voltar

Associados mantenedores

WhatsApp