Soft Skills e o Futuro da Educação EaD no País
30/09/2024
Em um contexto de reformulação curricular e reanálise da própria função do ensino superior, a empregabilidade se tornou o fiel da balança na hora de escolher uma universidade e as soft skills têm tudo a ver com o futuro do ensino a distância.
Atualmente, muito se fala das soft skills – ou power skills – de seu papel determinante no mercado de trabalho cotidiano e, principalmente, de seu impacto no futuro. Soft skills podem ser entendidas como um conjunto de habilidades pessoais e interpessoais que influenciam a maneira como as pessoas interagem, comunicam e trabalham juntas. Entre muitas outras delas, podemos destacar:
Comunicação eficaz: a capacidade não apenas de expressar ideias de maneira clara, mas também de ouvir ativamente o interlocutor.Trabalho em equipe: habilidade de atuar em tarefas conjuntas com colegas e colaborar de forma harmoniosa.
Liderança: capacidade de inspirar e guiar equipes para alcançar objetivos comuns.
Resolução de problemas: habilidade de enfrentar desafios de maneira criativa e eficaz, manejando situações e pessoas de modo a alcançar resoluções harmoniosas.
Adaptabilidade: ajustar-se a mudanças e novas situações com facilidade, desapegando de um modelo pré-formatado de condução de atitudes. Assim, observamos que soft skills pouco ou nada têm a ver com capacidade nata e sim com competência adquirida por meio de esforço consciente e prática efetiva.
A importância das soft skills para a empregabilidade: uma análise no contexto do ensino superior
No cenário contemporâneo do mercado de trabalho, a importância das soft skills já se tornou indiscutível. Essas competências, muitas vezes consideradas subjetivas e difíceis de medir, são essenciais para garantir uma melhor empregabilidade e, consequentemente, uma carreira bem-sucedida. Quando olhamos para essa necessidade sob o prisma do ensino superior, percebemos uma convergência importante entre o desenvolvimento acadêmico e a preparação para o mercado de trabalho.
No mercado de trabalho, as soft skills são frequentemente o diferencial que destaca um candidato em um processo seletivo. Em um cenário no qual as hard skills, ou seja, as habilidades de fazer, já têm uma ampla gama de oferta em Instituições de Ensino Superior, aquela que incorporar metodologias para desenvolvimento dessas competências mais abstratas estará mais alinhada com o que se espera do ensino superior.
Segundo um estudo do LinkedIn divulgado no Global Trend Report, 92% dos profissionais de recursos humanos acreditam que as soft skills são tão importantes ou mais do que as habilidades técnicas. Empresas procuram indivíduos que não apenas tenham conhecimento técnico, mas que também possam contribuir para um ambiente de trabalho positivo e dinâmico.
O papel do EAD na construção do mercado de trabalho moderno
Nesse cenário, cumpre apontar que as Instituições de Ensino Superior desempenham — ou deveriam desempenhar — um papel crucial no desenvolvimento dessas habilidades. Além de oferecerem conhecimento técnico específico de cada área, elas também devem investir em programas que promovam o desenvolvimento das soft skills. Principalmente no ensino a distância, que oferece muitas possibilidades para os estudantes adquirirem conhecimentos, isso pode ser feito de diversas maneiras, mas uma que merece destaque é a plataforma Personabilities da Pearson
Higher Education para treinar e desenvolver habilidades compreendidas nos pilares das soft skills.
Entre as habilidades que a plataforma desenvolve, temos:
Comunicação oral e escrita;
Trabalho em equipe;
Responsabilidade social;
Pensamento crítico;
Autogestão;
Liderança;
Criatividade e inovação.
Além disso, ainda é possível contar com a plataforma para Avaliações Psicométricas, pois o Personabilities é projetado para analisar e avaliar os atributos pessoais de cada estudante com base no desempenho acadêmico para identificar os aspectos essenciais de seu potencial prospectivo no ambiente de trabalho. Ele também monitora o desenvolvimento de habilidades interpessoais com o objetivo de permitir que os estudantes se destaquem em qualquer processo de seleção de talentos.
Um futuro promissor do EAD começa com P, assim como as melhores respostas para grandes desafios
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante evolução, o desenvolvimento das soft skills no EAD é fundamental para garantir uma melhor empregabilidade e diferencial da instituição de ensino.
As Instituições de Ensino Superior têm mais do que a responsabilidade, a oportunidade de preparar seus estudantes não apenas com conhecimento técnico (hard skills), mas também com as habilidades interpessoais necessárias para enfrentar desafios profissionais no dia a dia.
Investir nessas competências é investir em um futuro mais promissor e adaptável para os estudantes e para a sociedade como um todo, e para investir nessas competências opte pela plataforma
Personabilities da Pearson Higher Education.
Saiba mais sobre o Personabilities no site da Pearson Higher Education!
Referência
mundorh.com.br/soft-skills-mais-de-90-dos-recrutadores-apontam-as-habilidades-interpessoais-como-preditivas-para-as-atuais-contratacoes/