ABED ABED

Governo e universidade avaliam viabilidade do laptop de US$ 100

20/07/2006


Representantes do Ministério da Educação, da Casa Civil, da Presidência da República e de outras áreas do governo, como o Serpro, se reuniram na terça-feira (18/7) no Ministério da Ciência e Tecnologia, que contou com a presença do ministro da pasta, Sergio Machado Rezende, para discutir e avaliar o programa que pretende ampliar o uso das tecnologias da informação e comunicações (TIC) na educação brasileira.

O ponto de partida do debate foi o laptop de US$ 100, idealizado Nicholas Negroponte, e a sua possível adaptação à realidade brasileira por meio do Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

Durante o encontro foram apresentados estudos técnicos de três instituições de pesquisa: O Centro de Pesquisas Renato Archer, a Fundação Certi e o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP. Os estudos abordaram temas como preço de hardware, softwares educacionais e riscos ergométricos. "A produção de aplicativos educacionais e conteúdos adequados, e ainda a dinâmica da sua atualização, é uma questão-chave para o sucesso da introdução de TICs no Brasil", avaliou o estudo da Fundação Certi.

O coordenador do projeto UCA e assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, disse esperar que a reunião seja um rito de passagem para uma nova fase, uma etapa de aprofundamento e aceleração do uso das TICs na educação brasileira.

Uma das principais preocupações dos presentes, compartilhada por Sergio Rosa, presidente do Serpro, foi a de não tratar o computador como um simples objeto que vai ser agregado às escolas e, sim, como uma ferramenta catalizadora e potencializadora do processo educacional. "A educação deve ser o carro chefe desse projeto", salientou Sergio.

A viabilidade do laptop de US$ 100 também será alvo de estudos do Centro GeNESS, laboratório do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove nesta quinta-feira (20/7) uma reunião de apresentação do projeto para estudantes e professores da universidade. O objetivo é criar um grupo de trabalho para estudar na UFSC a iniciativa capitaneada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de desenvolver softwares livres para o laptop.

A idéia do grupo surgiu após o estudante de sistemas da informação da UFSC, Helber Maciel Guerra, receber do MIT um kit-protótipo do projeto e procurar o GeNESS para solicitar apoio no estudo. Dessa forma, na reunião estudantes e professores terão a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto.

O professor José Eduardo De Lucca, coordenador-geral do GeNESS, e o estudante Helber Maciel Guerra irão falar sobre as características de hardware e software do computador de US$ 100 e as estratégias e preocupações no desenvolvimento da ferramenta. "Para que o projeto se torne efetivamente viável, há uma série de desafios tecnológicos que deverão ser superados. Hardware, design, software, logística, pedagogia são somente algumas delas", explica o professor. Em seguida, os presentes participarão de um debate sobre o projeto.

Para De Lucca, além do ponto de vista tecnológico, o projeto é desafiador principalmente pelo aspecto social. "A possibilidade de ver as crianças carentes de países como o Brasil, ou da África e Ásia, com acesso à informação e os recursos da informática equivalentes ao das crianças de países mais ricos é um desafio mobilizador", aponta o professor. Alguns questionamentos devem ser aprofundados também nos encontros do grupo, como a viabilidade do projeto para todos os países. "A reação cultural regional é ainda uma incógnita. Mas se não estivermos acompanhando de perto, de que outra forma poderíamos debater isso?", questiona.

Para o projeto, o grupo terá à disposição o Laboratório de Software Livre do Centro GeNESS, localizado no Centro Tecnológico da UFSC. "O GeNESS apóia na UFSC diversas iniciativas ligadas a disseminação e consolidação no uso e desenvolvimento de software livre. No laboratório, estudantes e professores poderão debater, estudar e aprender sobre o assunto, bem como desenvolver projetos livres", explica De Lucca. Na UFSC, o projeto deverá contar também com o apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) da Computação.


Fonte: TI Inside
Voltar

Associados mantenedores

  • UNICEUB
  • Senai Educação Online
  • VG
  • E-Cursos
  • UNICESUMAR
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • SESCOOP
  • Estácio Graduação e Pós-graduação
  • UNYEAD
  • Open LMS
  • Faculdade Sucesso FACSU
  • Adapt
  • SENAI SP
  • CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL
  • Anglo Sistema de Ensino
  • FGV
  • USCS
  • Educaler
  • Insper
  • Must University
  • UOV
  • UCB
  • Hoper
  • Cursos.io
  • UNIFESO
  • Papo Docente
  • WAE
  • Altima Cursos
  • FIA
  • Super Conhecimento
  • International Institute By Malta
  • Prime Cursos do Brasil Ltda.
  • Prepona
  • Gomining
  • Sírio Libanês
  • J&F
  • Telesapiens
  • Realize
  • Cengage
  • FUSVE
  • Instituto Monitor
  • FVD
  • Cursos Virtuais
  • WUE
  • Maieutic.ai
  • Benzor
  • Hoper Educação
  • Cogna Educação
  • Fametro
  • CursosVirtuais.net
  • Delinea Tecnologia Educacional
  • Prova Fácil
WhatsApp