ESCOLHA DE CURSOS A DISTÂNCIA
Escolher um curso de EAD nem sempre é fácil para um interessado. Por isso, preparamos algumas dicas que podem orientar a análise de aspectos importantes dessa modalidade de ensino.Dica 1: Analise seu desejo e sua disponibilidade para realizar um curso de EAD
É necessário ter vontade e/ou disponibilidade de tempo para realizar um curso de EAD para não enfrentar maiores dificuldades.
As ofertas de curso de EAD estão disponíveis em diversos níveis e presentes em instituições públicas e privadas. Procure observar o nível do curso que deseja e suas características.
Cursos regulamentados Cursos regulamentados são aqueles que dependem da autorização de um órgão educacional para serem considerados válidos. Procure escolher cursos de instituições bem avaliadas.
Cursos de graduação Os cursos de graduação dependem da aprovação do MEC para funcionar. Para um diploma universitário ter validade é necessário que seja reconhecido pelo MEC. Para escolher um curso a distância, verifique os indicadores da faculdade e do curso escolhido.
Indicadores para as faculdades com cursos a distância
• IGC (Índice Geral dos Cursos): considera todas as graduações da instituição.
• CI (Conceito Institucional): é atribuído por avaliação presencial realizada
por especialistas.
As notas variam de 1 a 5.
1 e 2: indicam que a universidade não atingiu o padrão de qualidade exigido pelo MEC.
3: nota considerada satisfatória para o funcionamento.
4 e 5: notas que indicam bom e ótimo padrão de qualidade para funcionamento.
No site do MEC é possível encontrar as notas das faculdades de graduação de ensino a distância:
• Acesse o portal e-mec.
• Clique na aba "Consulta Avançada".
• No campo "Buscar por", selecione "Curso de Graduação".
• No campo "Curso" digite o nome do curso que você quer pesquisar.
• No campo "Modalidade" selecione a opção "A distância"
• No campo "Situação" selecione a opção "Em Atividade" do menu.
• Clique em "Pesquisar". Logo abaixo do formulário, aparecerão todas as faculdades que oferecem aquele curso, bem como o conceito do MEC para cada uma delas. Você pode ver mais detalhes clicando no nome da instituição.
Indicadores para os cursos a distância
Para avaliar os cursos a distância, o MEC utiliza três indicadores:
• Conceito do Curso (CC)
• Conceito Preliminar do Curso (CPC)
• Desempenho dos alunos no Enade
As notas também variam de 1 a 5.
1 e 2: se um dos indicadores recebe estas notas, precisa se adequar para atingir o padrão de qualidade exigido pelo MEC. Se as notas baixas persistirem, o curso poderá ser extinto e até mesmo a faculdade pode ser descredenciada.
3: é uma nota considerada positiva ou satisfatória para o MEC.
4 e 5: são notas que indicam um bom e um ótimo padrão de qualidade pelo MEC.
Observação: O MEC reconhece milhares de cursos novos anualmente e nem todos passam por avaliação. Cursos de pós-graduação Há dois tipos de pós-graduação oferecidos na modalidade a distância:
• Stricto Sensu: mestrado e doutorado, com duração média de 2 e 4 anos,
respectivamente. É uma pós-graduação voltada para pesquisa e
atuação acadêmica.
• Lato Sensu: são especializações voltadas para o mercado de trabalho.
O Master Business Administration (MBA), por exemplo, tem duração mínima de
360 horas, de acordo com o critério definido pelo MEC.
O órgão que regula e avalia os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil é a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC). Da mesma maneira que os cursos de graduação, os cursos de pós-graduação são avaliados pela CAPES para obter reconhecimento. Os diplomas só terão validade quando emitidos por instituições reconhecidas pela CAPES.
Para localizar os cursos de mestrados e doutorados e as universidades há um sistema de busca no site da CAPES para consulta referente aos cursos de pós-graduação. O site é https://www.capes.gov.br/cursos-recomendados.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são regulamentados e aprovados pelo MEC. Os cursos de pós-graduação lato sensu a distância podem ser ofertados por instituições de educação superior desde que possuam credenciamento para educação a distância. As instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, só poderão ofertar lato sensu presencial e a distância mediante solicitação de credenciamento específico, nos termos da Resolução nº 5, de 25 de setembro de 2008, que consolida as normas para o credenciamento especial de instituições não educacionais. Assim, a consulta no site do MEC é recomendada para observar o credenciamento da instituição que oferece a pós-graduação lato sensu. Cursos de Ensino Básico As Secretarias Estaduais e Municipais de Educação são os órgãos que administram o sistema de ensino nos respectivos estados e municípios. Elas possuem autonomia didático-pedagógica e administrativa para autorização, regulamentação e reconhecimento das instituições públicas e particulares de ensino básico (infantil, fundamental e médio), técnico e a distância.
Os cursos de ensino básico para adultos são chamados de EJA (Educação de Jovens e Adultos). As secretarias dos estados regulamentam o desenvolvimento do EJA a distância em diversas instituições de ensino. Para se matricular é necessário ter 18 anos e ensino fundamental completo. Para saber quais instituições estão aprovadas é necessário entrar em contato com a Secretaria de Educação do respectivo estado. Cursos Técnicos O curso técnico é de nível médio, também chamado de curso profissionalizante. Para efetuar a matrícula é necessário que o aluno tenha ensino fundamental completo e que a instituição seja reconhecida pelo MEC. Os eixos de formação técnica são:
• Controle e Processos Industriais
• Desenvolvimento Educacional e Social
• Gestão e Negócios
• Informação e Comunicação
• Infraestrutura
• Produção Alimentícia
• Produção Artística e Cultural e Design
• Produção Industrial
• Recursos Naturais
• Saúde e Estética
• Segurança
• Turismo, Hospitalidade e Lazer
O MEC oferece vagas gratuitas em 2020 em diversos cursos técnicos. As vagas estão indicadas no site https://portal.mec.gov.br/novoscaminhos/oportunidades/index.html Cursos Tecnológicos Os cursos tecnológicos formam tecnólogos, profissionais que trabalharão em uma área de atuação específica. A diferença entre um curso técnico e um tecnológico é que o técnico é de nível médio e o tecnológico é de nível superior (faculdade). O curso de tecnólogo dura entre 2 e 3 anos e também pode ser feito a distância. Essa modalidade tem várias opções em diversas áreas do conhecimento, a maioria em faculdades privadas. Instituições como SENAI, SENAC, entre outras, também têm diversas ofertas de formação para técnicos e tecnólogos. Cursos Livres Os cursos livres não são regulamentados por nenhum órgão educacional, estão voltados para iniciação, formação, extensão e especialização profissional, sendo cursos de formação continuada. Há milhares de ofertas nas mais variadas áreas de atuação.
A duração dos cursos livres pode variar de poucas horas até alguns meses, e eles não costumam solicitar a comprovação de escolaridade. Os cursos variam, também, em relação à metodologia e às formas de avaliação. Podem ser ofertados por instituições e pessoas físicas. A certificação geralmente é de participação e é emitida pelas instituições/pessoas físicas que ofertam.
Ao escolher um curso livre, verifique as características e o histórico da instituição ou a qualificação do profissional que o oferece. Instituições respeitadas no mercado costumam realizar ofertas de qualidade.
Ao buscar informações sobre o curso é possível avaliar o atendimento da instituição em relação a disponibilidade, seriedade e atenção ao cliente.
Para verificar a idoneidade da instituição é importante consultar os currículos dos professores e coordenadores do curso, bem como institutos de proteção ao consumidor como PROCON e DECON e sites como Reclame Aqui, para identificar queixas e problemas e as respostas fornecidas às solicitações.
Consultar alunos e ou ex-alunos do curso é outra possibilidade para ampliar as informações sobre a instituição e o curso. Os dados (nome e contato) podem ser fornecidos pelos responsáveis pelo curso.
Hoje, há uma tendência de desenvolvimento de cursos híbridos, que oferecem parte do curso a distância e parte presencial.
Os professores e tutores, além da formação específica na área do curso, devem ter qualificação específica para o desenvolvimento de cursos a distância.
Procure conhecer a plataforma tecnológica usada no curso, algumas são mais robustas e possuem maior número de ferramentas e recursos. A plataforma oferece o ambiente virtual para o curso, no qual estão os materiais didáticos e as ferramentas de comunicação e interação.
É necessário, também, conhecer como será realizado o suporte tecnológico. Estas são algumas questões podem orientar a investigação: se houver problemas, a quem o aluno deverá se dirigir? Quanto tempo demora para receber o suporte tecnológico e de que maneira ele será feito?
Recursos e suporte tecnológicos são condições indispensáveis para o bom funcionamento de um curso.
Ao analisar os materiais educacionais que serão utilizados no curso, é importante verificar se eles possuem diferentes formatos, como textos, vídeos, animações, simuladores, jogos, entre outros. Quanto maior a variedade, mais condições são oferecidas para a aprendizagem.
É importante, também conhecer como os materiais serão disponibilizados. Por exemplo, há cursos que oferecem os textos de estudo em forma de livros, e-books ou apostilas impressas, e outros, que contam com os alunos para imprimir os textos. Qual a melhor forma para você?
Outro ponto a ser observado é se os materiais educacionais são interativos e permitem a participação dos alunos no processo. Por exemplo, uma videoaula pode ser previamente gravada ou pode ser ao vivo, permitindo a interação dos alunos.
Quanto maior a interatividade dos alunos com os materiais e maior a participação deles no processo, melhores são as condições oferecidas para a aprendizagem.
• Como será feita a interação com o aluno no curso (por e-mail, fórum, chat, telefone,
redes sociais etc.)?
• Como o aluno poderá contatar o tutor?
• Qual o tempo máximo para o tutor responder às possíveis dúvidas? (Um tempo razoável
é de 24 horas para as respostas.)
• Haverá apenas trabalhos individuais ou há trabalhos em grupos?
• Como os trabalhos serão realizados?
• Como será a interação com os colegas?
A interação com o tutor e colegas é muito importante para a aprendizagem e, para isso, devem existir múltiplos e efetivos canais de comunicação.
• Como será realizada a avaliação do aluno (prova presencial, on-line, apresentação de
trabalhos etc.)? Se houver mais de uma avaliação é importante conhecer qual o "peso"
de cada uma delas.
• Qual a pontuação necessária para a aprovação?
• O que acontece se a pontuação necessária não for alcançada (recuperação,
segunda chamada etc.)?
Quanto maior o número de estratégias de avaliação, melhores são as condições oferecidas para identificar se houve aprendizagem.
A compatibilidade entre o tempo médio de estudo previsto por um curso e o disponível pelo aluno pode favorecer o desempenho no curso. Não dispor do tempo necessário e previsto para o estudo pode levar a atraso nas atividades previstas e até, muitas vezes, à desistência do curso.