ASSOCIE-SE
PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)
FALE CONOSCO
HOME
INSTITUCIONAL
Quem Somos
Missão
Visão
Objetivos
Docs ABED
Composição
Por que fazer parte de uma Associaçao Científica?
ABED em Ação
Núcleos Regionais
Estatísticas de Acesso
ASSOCIADOS
Consulta Associados ABED
Como identificar um Associado ABED
Logo "Somos Associados"
Compromisso do Associado ABED
Benefícios/Categorias do Associado ABED
Por que fazer parte de uma Associação Científica?
Associe-se
MIDIATECA
Podcast
Vídeos EAD
Banco de Imagens
Textos EAD
Bibliografia
Links
Clipping
Notícias
RBAAD
Censo EAD
CCR
Legislação EAD
Parecer Jurídico
Referatório
Consulta MEC
Competências Profissionais EAD
Conversando com Especialistas
UNIVERSO EAD
Orientações - Cursos
Orientações - Fornecedores
Profissionais da EAD
Eventos EAD
Enquetes
Prêmios ABED
Grupo ABED Aberta
Blog
MIDIATECA
Podcast
Vídeos EAD
Banco de Imagens
Textos EAD
Bibliografia
Links
Clipping
Notícias
RBAAD
Censo EAD
CCR
Legislação EAD
Parecer Jurídico
Referatório
Consulta MEC
Competências Profissionais EAD
Conversando com Especialistas
ABED NA REDE
TEXTOS EAD
(Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)
Busca Rápida:
20/01/2020
A Educação que transforma vidas...
Entrevista com Renan Antônio da Silva, Pós Doutor em Ciências Sociais
20/12/2019
Portaria 2117, de 06 de Dezembro de 2019 - Uma Revolução no Ensino Superior?
Como ocorre todo final de ano, o Ministério da Educação - MEC apresentou novidades regulatórias que levarão boa parte dos Gestores Educacionais e Coordenadores de Cursos a passarem as festas refletindo sobre o mercado educacional.
20/12/2019
Portaria 2117, de 06 de Dezembro de 2019 - Uma Pequena Análise
Tratei em artigo anterior sobre os possíveis impactos que a Portaria 2117, de 06 de Dezembro de 2019 podem causar no mercado educacional brasileiro (link). Agora, pretendo abordar alguns aspectos que podem ajudar a entender aspectos da mesma.
08/11/2019
Mais uma janela se abre no ensino superior: MEC propõe o fim dos indicadores de qualidade IGC e CPC
Há anos, os sistemas de avaliação da qualidade do ensino superior vêm sendo criticados, por especialistas, em razão dos seus indicadores avaliativos.
04/11/2019
OAB erra no foco e se perde contra o Direito na Educação a Distância
A inciativa recente da Ordem dos Advogados do Brasil, ao tentar impedir pela via judicial a oferta de cursos de graduação em Direito pela modalidade da educação a distância (EAD) no Brasil é de um compromisso atroz contra as principais dimensões de evolução da educação contemporânea.
31/10/2019
Agendas de Ação de EDUsummIT2019 - Universidade Laval, Cidade de Quebec, Canadá
Esta publicação é a coleção das agendas de ação resumidas de duas páginas das 13 temáticas de trabalho grupos (TWGs) do EDUsummIT2019, realizado na Laval University na cidade de Quebec em setembro de 2019.
20/08/2019
Potencialidades e desafios do mestrado e do doutorado EaD: indagações e proposições
Este artigo apresenta a síntese de duas das principais indagações surgidas no JOVAED, 2019, ABED, relacionadas à oferta de mestrado e de doutorado a distância suas potencialidades e desafios a partir do trabalho de pesquisa exploratória elaborada por dois grupos de pesquisadores compostos por especialistas, mestres, doutores e dirigentes de IES1 mineiras, no período de julho a outubro de 2018.
31/05/2019
Cinco pressupostos que podem conferir habilidades para o exercício da função mentoria na EaD: pontos e contrapontos de vivências.
Este artigo apresenta cinco pressupostos que podem conferir habilidades para o exercício da mentoria na EaD, a partir da análise de questionários, entrevistas e observações durante a vivência na coordenação de projetos orientados pela andragogia e mentoria na formação de professores e tutores da EaD.
02/05/2019
Mentoria ou Mentoring, uma nova perspectiva para a redução da evasão?
Embora tenha conquistado espaços, no Brasil, por volta do final dos anos 70, na educação corporativa, como uma boa opção para a mediação da aprendizagem, em contextos de conexões entre educação e metas de aprendizagem atreladas a planos estratégicos, essa função ainda é muito pouco conhecida e explorada no ensino superior acadêmico, cujas primeiras pesquisas e iniciativas datam do final do século passado.
30/01/2019
A concorrência na EaD: cursos híbridos ou metodologias inovadoras? O que mais estaria no making of disso?
Do ponto de vista da expectativa de mudanças no mercado de oferta de ensino superior privado, em razão dos últimos instrumentos regulatórios da EaD que foram publicados em 2018, os efeitos já são visíveis: a criação de novos polos de apoio ao presencial cresceu 113% em 2018 em relação a 2017
ANTERIOR
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
PRÓXIMA
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED