TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta seção são de responsabilidade dos autores)
Vitru Educação Declara Manifesto em Prol da Qualidade do Ensino Superior Digital no Brasil 19/11/2024
A Vitru, líder no mercado de educação digital do Brasil e mantenedora das marcas UNIASSELVI e UniCesumar, que juntas totalizam mais de 900 mil alunos, lança “Educação de Qualidade: um Manifesto da Vitru Educação”, uma declaração de propósito e compromisso de democratizar o acesso à educação de excelência, por meio de soluções digitais inovadoras.
Estamos comprometidos com uma abordagem educacional que não só atende às necessidades atuais dos estudantes, mas também se antecipa às exigências de um futuro em constante evolução. Por isso, acreditamos no potencial da Educação a Distância para fortalecer nossa missão de inovar continuamente e ampliar o acesso à educação no Brasil, explica Fabrício Lazilha, diretor de Planejamento Acadêmico da Vitru.
O estudante está no centro do processo de aprendizagem e a educação é chave para o desenvolvimento individual e profissional, conforme o Manifesto enfatiza. Estruturado em sete pilares, cada um deles abordando implicações, desafios e potencialidades de um sistema educacional contemporâneo e de alta qualidade, o documento inclui também a adesão rigorosa aos indicadores de regulação do setor educacional brasileiro.
São eles:
1. Atores Pedagógicos Protagonistas: enfatiza a importância de professores, tutores e demais profissionais da educação, destacando a necessidade de capacitação contínua e as relações humanas e pessoais fomentadas nos polos presenciais, como essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
2. Ecossistema de Aprendizagem: foca no desenvolvimento integral do estudante e na adoção de metodologias por competências, promovendo uma visão pedagógica integral em que o aluno é ativo no processo de desenvolvimento, tornando-se agente da própria transformação social.
3. Aprendizagem Multimodal, Recursos no Contexto Tecnocêntrico: propõe a integração de múltiplas metodologias de aprendizagem e tecnologias emergentes para enriquecer o processo educativo, criando experiências inovadoras, mas sem substituir os atores pedagógicos.
4. Integração e Acompanhamento do Egresso: destaca a importância de acompanhar o desenvolvimento dos egressos integrando práticas pedagógicas, extensão e estágios para garantir sua inclusão efetiva na sociedade e no mercado de trabalho.
5. Estratégias de Apoio ao Discente: declara o compromisso com a diversidade, equidade, inclusão, saúde mental e bem-estar dos estudantes, além de prepará-los para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e conectado.
6. Tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão: aborda o equilíbrio fundamental entre ensino, pesquisa e extensão para a autonomia e qualidade na educação superior, reforçando o papel da universidade como agente transformador na sociedade.
7. Modalidade de Educação a Distância na Educação Superior: compreende a necessidade de políticas públicas que apoiem o desenvolvimento da EaD bem como a responsabilidade social das instituições de ensino em promover valores éticos, a governança e a sustentabilidade.
Educação inclusiva
O manifesto reflete a determinação da Vitru em prover uma educação inclusiva, emancipadora e sustentável, preparada para enfrentar os desafios de um mundo em constante evolução, além de promover a transformação individual e social de seus alunos e egressos.
Esse compromisso está refletido, por exemplo, nos indicadores de empregabilidade dos alunos graduados das marcas Vitru: 81% dos egressos da UniCesumar e 80% da UNIASSELVI estão empregados. A pesquisa abrange aproximadamente 38 mil alunos de graduação e mais de 6 mil ex-alunos das marcas da companhia.
Também 84% dos graduandos relatam algum tipo de mudança positiva na carreira após o início da graduação, como promoção de cargo, aumento de salário e conquista do primeiro emprego ou estágio na área de estudos.
Para levar educação a todos, a Vitru está presente em todos os estados brasileiros: são 1340 municípios atendidos diretamente e mais de 2 mil polos de apoio presenciais. A companhia possui mais de 900 mil alunos distribuídos em cursos de graduação presencial e EaD, profissionalizantes, técnicos, de pós-graduação, mestrado e doutorado.
A Vitru, líder no mercado de educação digital do Brasil e mantenedora das marcas UNIASSELVI e UniCesumar, que juntas totalizam mais de 900 mil alunos, lança “Educação de Qualidade: um Manifesto da Vitru Educação”, uma declaração de propósito e compromisso de democratizar o acesso à educação de excelência, por meio de soluções digitais inovadoras.
Estamos comprometidos com uma abordagem educacional que não só atende às necessidades atuais dos estudantes, mas também se antecipa às exigências de um futuro em constante evolução. Por isso, acreditamos no potencial da Educação a Distância para fortalecer nossa missão de inovar continuamente e ampliar o acesso à educação no Brasil, explica Fabrício Lazilha, diretor de Planejamento Acadêmico da Vitru.
O estudante está no centro do processo de aprendizagem e a educação é chave para o desenvolvimento individual e profissional, conforme o Manifesto enfatiza. Estruturado em sete pilares, cada um deles abordando implicações, desafios e potencialidades de um sistema educacional contemporâneo e de alta qualidade, o documento inclui também a adesão rigorosa aos indicadores de regulação do setor educacional brasileiro.
São eles:
1. Atores Pedagógicos Protagonistas: enfatiza a importância de professores, tutores e demais profissionais da educação, destacando a necessidade de capacitação contínua e as relações humanas e pessoais fomentadas nos polos presenciais, como essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
2. Ecossistema de Aprendizagem: foca no desenvolvimento integral do estudante e na adoção de metodologias por competências, promovendo uma visão pedagógica integral em que o aluno é ativo no processo de desenvolvimento, tornando-se agente da própria transformação social.
3. Aprendizagem Multimodal, Recursos no Contexto Tecnocêntrico: propõe a integração de múltiplas metodologias de aprendizagem e tecnologias emergentes para enriquecer o processo educativo, criando experiências inovadoras, mas sem substituir os atores pedagógicos.
4. Integração e Acompanhamento do Egresso: destaca a importância de acompanhar o desenvolvimento dos egressos integrando práticas pedagógicas, extensão e estágios para garantir sua inclusão efetiva na sociedade e no mercado de trabalho.
5. Estratégias de Apoio ao Discente: declara o compromisso com a diversidade, equidade, inclusão, saúde mental e bem-estar dos estudantes, além de prepará-los para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e conectado.
6. Tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão: aborda o equilíbrio fundamental entre ensino, pesquisa e extensão para a autonomia e qualidade na educação superior, reforçando o papel da universidade como agente transformador na sociedade.
7. Modalidade de Educação a Distância na Educação Superior: compreende a necessidade de políticas públicas que apoiem o desenvolvimento da EaD bem como a responsabilidade social das instituições de ensino em promover valores éticos, a governança e a sustentabilidade.
Educação inclusiva
O manifesto reflete a determinação da Vitru em prover uma educação inclusiva, emancipadora e sustentável, preparada para enfrentar os desafios de um mundo em constante evolução, além de promover a transformação individual e social de seus alunos e egressos.
Esse compromisso está refletido, por exemplo, nos indicadores de empregabilidade dos alunos graduados das marcas Vitru: 81% dos egressos da UniCesumar e 80% da UNIASSELVI estão empregados. A pesquisa abrange aproximadamente 38 mil alunos de graduação e mais de 6 mil ex-alunos das marcas da companhia.
Também 84% dos graduandos relatam algum tipo de mudança positiva na carreira após o início da graduação, como promoção de cargo, aumento de salário e conquista do primeiro emprego ou estágio na área de estudos.
Para levar educação a todos, a Vitru está presente em todos os estados brasileiros: são 1340 municípios atendidos diretamente e mais de 2 mil polos de apoio presenciais. A companhia possui mais de 900 mil alunos distribuídos em cursos de graduação presencial e EaD, profissionalizantes, técnicos, de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Compartilhar: