TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta seção são de responsabilidade dos autores)
Garanta o Sucesso do Seu EaD com Interatividade e Performance!30/09/2024
Você sabe quais as maiores necessidades do ensino superior brasileiro?
Se pararmos um minutinho para refletir, facilmente conseguimos listar uma série de adaptações que poderiam ser feitas em nossos cursos superiores.
Tanto no setor público quanto no privado, muitas instituições de ensino superior ainda aplicam modelos pedagógicos engessados, não possuem a expertise necessária para fazer os investimentos certeiros (que darão retorno!) e, ao mesmo tempo, fecham-se às inovações tecnológicas emergentes.
Em meio aos diversos apontamentos que podemos fazer sobre as necessidades do ensino superior no Brasil, a utilização de tecnologias facilitadoras do processo pedagógico vêm ganhando cada vez mais destaque como um grande diferencial da IES.
E como as tecnologias adquiriram o poder de diferenciação?
Ao olhar para trás podemos começar a entender esse fenômeno. Uma das maiores inovações educacionais dos últimos anos foi o ensino a distância, que teve um crescimento enorme com a democratização do acesso a internet e a facilidade de se ter um computador individual para estudar quando e onde quiser.
Mas até esse momento, e aqui podemos definir a pandemia de covid-19 como o marco transformador, o modelo de ensino das Instituições superiores era predominantemente presencial. Os estudantes tinham menos poder de influência sobre mudanças nos processos e nos investimentos em infraestrutura de seu próprio curso.
E o que mudou com a pandemia? A necessidade de migrar inteiramente para o online fez com que esses estudantes percebessem os benefícios de ter a autonomia e facilidades promovidas pelo EaD. Ou melhor, pelas tecnologias utilizadas no processo de ensino à distância.
É claro que o ensino a distância e o blended learning não são novidades. Essas discussões já vinham sendo pauta frequente principalmente em fóruns, eventos e dentro da própria academia. Mas a sua aplicação no dia a dia e em escala global estava longe de acontecer. Foi justamente esse processo de mudança emergencial na educação que fez com que esses modelos de ensino precisassem de reestruração e adaptações com ainda mais urgência.
O estudo o papel da universidade no desenvolvimento sustentável: ativando acadêmicos empreendedores como agentes de mudança, fornece uma visão bem ampla de como aconteceu esse processo de transição educacional tendo as instituições como agentes de mudanças sociais.
“As universidades estão passando por uma transição acelerada de um papel tradicional de ensino para um papel mais relevante. Isso é fundamental na promoção do crescimento econômico e do bem-estar para alcançar um melhor desempenho para o futuro de nossas sociedades.”
Uma tecnologia para unir, integrar e diferenciar
Tendo em mente todo o cenário que apresentamos até aqui, e a crescente necessidade de democratização da educação superior, algumas estratégias passaram a ser implementadas. Uma delas é a diversificação dos modelos de ensino para atingir estudantes de localidades mais distantes ou com pouco tempo disponível para se dedicar a uma graduação presencial.
O EaD e mais recentemente o ensino híbrido, que conquista um espaço cada vez maior, prometem ter interação, proximidade entre os participantes e engajamento com o conteúdo. E qual foi a solução encontrada para conseguir isso? A tecnologia de sala de aula virtual!
“Você ainda mede o engajamento dos alunos contando as câmeras ligadas?”
Só de ler essa frase chega a dar um nervosismo, né? Por aqui já falamos bastante sobre a importância de ter os momentos síncronos nos cursos superiores à distância. Se você quiser relembrar, é só clicar no link abaixo :)
https://blog.elos.vc/aula-sincrona-ou-assincrona-diferencas
Mas mesmo que o questionamento desperte certo desconforto, muitas IES ainda aplicam esse método de “avaliação” de desempenho e engajamento em suas aulas online. E é para auxiliar aquelas que buscam por melhorias contínuas em seus processos que falaremos um pouco mais sobre o Elos, espaço onde a interação acontece de verdade!
Alunos se conectam e aprendem com a interação
Desde o seu protótipo inicial a sala de virtual Elos segue um mesmo objetivo: revolucionar a educação a distância por meio da interação. Todas as funcionalidades implementadas na plataforma - e aquelas sendo planejadas nesse exato momento - precisam estar alinhadas com esse propósito.
O software é muito mais do que uma videoconferência justamente porque oferece aos professores inúmeras possibilidades para medir o engajamento de seus alunos. Então chegou a hora de deixar aquele questionamento das câmeras ligadas no passado!
Com o quadro branco, as enquetes personalizadas e as salas de apoio, o professor oferece a seus alunos a possibilidade de dar sentido ao conteúdo por meio das trocas significativas entre os colegas. Afinal, aprender não deve ser apenas um esforço árduo mas também uma experiência envolvente e gratificante. Já dizia o saudoso Paulo Freire: “a aprendizagem é um processo tão divertido quanto trabalhoso.”
Conectando pessoas dentro e fora do ao vivo
Acreditamos muito no poder transformador da colaboração e da construção de laços entre as pessoas. No processo de ensino e aprendizagem a concretização disso é ainda mais importante.
Tendo isso em mente colocamos em prática um projeto que já vinha sendo estudado há bastante tempo pela nossa equipe desenvolvedora: O novo portal Elos. Caso você ainda não esteja familiarizado com o funcionamento da nossa sala de aula virtual, vou te dar uma breve explicação.
O acesso a sala de aula virtual pode ser feito de duas maneiras, ou via integração com o sistema de ambiente virtual já utilizado pelo cliente ou através do nosso portal. Quando é via portal o usuário acessava com seu login e senha, acessava o seu perfil e então podia abrir uma sala virtual. É nesse espaço também que armazenam-se as informações do usuário antes e após as videoconferências, como histórico e gravações.
As Organizações
Essa reestruturação surge do entendimento de que as interações não precisam acontecer somente no ao vivo. Agora toda a assinatura Elos gera uma Organização, com papéis específicos e bem definidos que determinam o “poder” que cada usuário terá dentro da rede em que está incluído.
Os usuários podem fazer parte de mais de uma organização, com o mesmo ou diferentes papéis atribuídos a ele. Para ter novas pessoas em sua Organização, basta convidá-las pelo Elos :)
A ideia aqui é justamente facilitar o gerenciamento e a visualização de todas as informações acessadas pelo Portal, em um só espaço.
As Salas de Grupo
Dentro das Organização, podem ser criadas as Salas de Grupo, espaços ainda mais específicos para o gerenciamento das atividades. Por exemplo, o curso de Engenharia de Software seria uma Organização dentro do Elos, e uma disciplina do curso seria uma Sala de Grupo vinculada a essa Organização.
É dentro dessas salas que os usuários ingressam na videoconferência, veem quem são seus colegas na disciplina e podem visualizar as gravações de suas aulas, evitando assim que alguém precise ser responsável por enviar esse link para a turma. Isso é autonomia!
Ainda tem dúvidas? Aprenda com quem vê sua instituição decolar!
Não é segredo que o Elos tem se destacado como uma solução robusta para o ensino a distância (EAD), ajudando diversas instituições a enfrentar os desafios educacionais modernos. Para te ajudar a visualizar isso trouxemos três grandes cases de sucesso que exemplificam bem o impacto da nossa plataforma na UniFECAF, Pearson e Mackenzie.
UniFECAF: Engajamento e Redução da Evasão
Reconhecida pela inovação acadêmica, encontrou no Elos uma ferramenta valiosa para promover o engajamento dos alunos e reduzir a evasão. A experiência interativa da plataforma, junto de seus recursos como salas de apoio e enquetes, incentivam a aprendizagem ativa.
“É uma aprendizagem ativa em que os alunos são motivados a participar, e o Elos nos auxilia bastante nisso. Eu consigo encontrar muitas ferramentas dentro da plataforma que nos ajudam a trazer uma aula interativa para os alunos, então não fica essa coisa chata de assistir.” - Carol Strada, UniFECAF
Isso não apenas manteve os alunos interessados, mas também facilitou a compreensão de conteúdos complexos, resultando em um ambiente educacional mais dinâmico e menos monótono.
Pearson: Adaptabilidade e Continuidade Educacional
Durante a pandemia, a Pearson enfrentou o desafio de adaptar rapidamente suas operações para o ensino a distância. A empresa implementou o Elos como sua plataforma principal de videoconferência e sala de aula virtual, após uma experiência inicial com outra ferramenta que não atendeu às suas necessidades.
Juliano Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais para América Latina da Pearson, afirmou: “Fizemos um piloto com 20 escolas, o resultado foi muito bom e aí, em julho, resolvemos mudar para o Elos”.
Essa mudança proporcionou uma experiência mais estável e interativa para alunos e professores. A plataforma também facilitou reuniões de pais, palestras e eventos comemorativos, garantindo uma continuidade educacional eficaz e duradoura.
Mackenzie: Integração nativa com o Moodle
A instituição escolheu o Elos pela integração nativa com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Segundo Ricardo Fukuda, Gerente de Tecnologia e Inovação do Mackenzie, “para a gente, o que foi de grande valia é essa integração com o Moodle. A aula é gravada e é gerado um link lá dentro do Moodle. Cara, isso aí é lindo.”
Além disso, o Elos ofereceu recursos avançados para escalabilidade e interatividade. Mais de 7 mil alunos conectados simultaneamente fecharam o recorde de uso do Elos como sistema de videoconferência oficial do Mackenzie!
Outro benefício importante foi a facilidade de acesso e uso da plataforma, que permitiu aos professores e alunos adaptarem-se rapidamente ao novo ambiente virtual. A interface intuitiva e as funcionalidades robustas do Elos garantiram que as aulas continuassem de maneira eficiente e eficaz, sem interrupções significativas, mesmo durante os períodos mais críticos da pandemia.
Usando o Elos no ambiente corporativo
Usando a nossa plataforma como um diferencial competitivo, as empresas conseguem ganhar cada vez mais destaque facilitando o processo de comunicação com seus clientes. Esse é o caso da Central do Franqueado, empresa referência na expansão e gestão inteligente de redes de franquias, que viu nas features interativas do Elos uma aliada na hora de estreitar e melhorar a fluidez de comunicação entre franqueadores e franqueados.
Segundo o CTO da Central, João Cabral:
"A inovação que o Elos trouxe para a Central foi muito importante. A videoconferência não era comum no nosso ramo, e fomos os primeiros a oferecer isso. Em relação ao mercado, essa parceria foi muito boa para nós."
Quer saber como o seu negócio pode obter esses resultados incríveis, clique abaixo e agende uma demonstração da solução!
https://blog.elos.vc/solucao-sucesso-ead/
Você sabe quais as maiores necessidades do ensino superior brasileiro?
Se pararmos um minutinho para refletir, facilmente conseguimos listar uma série de adaptações que poderiam ser feitas em nossos cursos superiores.
Tanto no setor público quanto no privado, muitas instituições de ensino superior ainda aplicam modelos pedagógicos engessados, não possuem a expertise necessária para fazer os investimentos certeiros (que darão retorno!) e, ao mesmo tempo, fecham-se às inovações tecnológicas emergentes.
Em meio aos diversos apontamentos que podemos fazer sobre as necessidades do ensino superior no Brasil, a utilização de tecnologias facilitadoras do processo pedagógico vêm ganhando cada vez mais destaque como um grande diferencial da IES.
E como as tecnologias adquiriram o poder de diferenciação?
Ao olhar para trás podemos começar a entender esse fenômeno. Uma das maiores inovações educacionais dos últimos anos foi o ensino a distância, que teve um crescimento enorme com a democratização do acesso a internet e a facilidade de se ter um computador individual para estudar quando e onde quiser.
Mas até esse momento, e aqui podemos definir a pandemia de covid-19 como o marco transformador, o modelo de ensino das Instituições superiores era predominantemente presencial. Os estudantes tinham menos poder de influência sobre mudanças nos processos e nos investimentos em infraestrutura de seu próprio curso.
E o que mudou com a pandemia? A necessidade de migrar inteiramente para o online fez com que esses estudantes percebessem os benefícios de ter a autonomia e facilidades promovidas pelo EaD. Ou melhor, pelas tecnologias utilizadas no processo de ensino à distância.
É claro que o ensino a distância e o blended learning não são novidades. Essas discussões já vinham sendo pauta frequente principalmente em fóruns, eventos e dentro da própria academia. Mas a sua aplicação no dia a dia e em escala global estava longe de acontecer. Foi justamente esse processo de mudança emergencial na educação que fez com que esses modelos de ensino precisassem de reestruração e adaptações com ainda mais urgência.
O estudo o papel da universidade no desenvolvimento sustentável: ativando acadêmicos empreendedores como agentes de mudança, fornece uma visão bem ampla de como aconteceu esse processo de transição educacional tendo as instituições como agentes de mudanças sociais.
“As universidades estão passando por uma transição acelerada de um papel tradicional de ensino para um papel mais relevante. Isso é fundamental na promoção do crescimento econômico e do bem-estar para alcançar um melhor desempenho para o futuro de nossas sociedades.”
Uma tecnologia para unir, integrar e diferenciar
Tendo em mente todo o cenário que apresentamos até aqui, e a crescente necessidade de democratização da educação superior, algumas estratégias passaram a ser implementadas. Uma delas é a diversificação dos modelos de ensino para atingir estudantes de localidades mais distantes ou com pouco tempo disponível para se dedicar a uma graduação presencial.
O EaD e mais recentemente o ensino híbrido, que conquista um espaço cada vez maior, prometem ter interação, proximidade entre os participantes e engajamento com o conteúdo. E qual foi a solução encontrada para conseguir isso? A tecnologia de sala de aula virtual!
“Você ainda mede o engajamento dos alunos contando as câmeras ligadas?”
Só de ler essa frase chega a dar um nervosismo, né? Por aqui já falamos bastante sobre a importância de ter os momentos síncronos nos cursos superiores à distância. Se você quiser relembrar, é só clicar no link abaixo :)
https://blog.elos.vc/aula-sincrona-ou-assincrona-diferencas
Mas mesmo que o questionamento desperte certo desconforto, muitas IES ainda aplicam esse método de “avaliação” de desempenho e engajamento em suas aulas online. E é para auxiliar aquelas que buscam por melhorias contínuas em seus processos que falaremos um pouco mais sobre o Elos, espaço onde a interação acontece de verdade!
Alunos se conectam e aprendem com a interação
Desde o seu protótipo inicial a sala de virtual Elos segue um mesmo objetivo: revolucionar a educação a distância por meio da interação. Todas as funcionalidades implementadas na plataforma - e aquelas sendo planejadas nesse exato momento - precisam estar alinhadas com esse propósito.
O software é muito mais do que uma videoconferência justamente porque oferece aos professores inúmeras possibilidades para medir o engajamento de seus alunos. Então chegou a hora de deixar aquele questionamento das câmeras ligadas no passado!
Com o quadro branco, as enquetes personalizadas e as salas de apoio, o professor oferece a seus alunos a possibilidade de dar sentido ao conteúdo por meio das trocas significativas entre os colegas. Afinal, aprender não deve ser apenas um esforço árduo mas também uma experiência envolvente e gratificante. Já dizia o saudoso Paulo Freire: “a aprendizagem é um processo tão divertido quanto trabalhoso.”
Conectando pessoas dentro e fora do ao vivo
Acreditamos muito no poder transformador da colaboração e da construção de laços entre as pessoas. No processo de ensino e aprendizagem a concretização disso é ainda mais importante.
Tendo isso em mente colocamos em prática um projeto que já vinha sendo estudado há bastante tempo pela nossa equipe desenvolvedora: O novo portal Elos. Caso você ainda não esteja familiarizado com o funcionamento da nossa sala de aula virtual, vou te dar uma breve explicação.
O acesso a sala de aula virtual pode ser feito de duas maneiras, ou via integração com o sistema de ambiente virtual já utilizado pelo cliente ou através do nosso portal. Quando é via portal o usuário acessava com seu login e senha, acessava o seu perfil e então podia abrir uma sala virtual. É nesse espaço também que armazenam-se as informações do usuário antes e após as videoconferências, como histórico e gravações.
As Organizações
Essa reestruturação surge do entendimento de que as interações não precisam acontecer somente no ao vivo. Agora toda a assinatura Elos gera uma Organização, com papéis específicos e bem definidos que determinam o “poder” que cada usuário terá dentro da rede em que está incluído.
Os usuários podem fazer parte de mais de uma organização, com o mesmo ou diferentes papéis atribuídos a ele. Para ter novas pessoas em sua Organização, basta convidá-las pelo Elos :)
A ideia aqui é justamente facilitar o gerenciamento e a visualização de todas as informações acessadas pelo Portal, em um só espaço.
As Salas de Grupo
Dentro das Organização, podem ser criadas as Salas de Grupo, espaços ainda mais específicos para o gerenciamento das atividades. Por exemplo, o curso de Engenharia de Software seria uma Organização dentro do Elos, e uma disciplina do curso seria uma Sala de Grupo vinculada a essa Organização.
É dentro dessas salas que os usuários ingressam na videoconferência, veem quem são seus colegas na disciplina e podem visualizar as gravações de suas aulas, evitando assim que alguém precise ser responsável por enviar esse link para a turma. Isso é autonomia!
Ainda tem dúvidas? Aprenda com quem vê sua instituição decolar!
Não é segredo que o Elos tem se destacado como uma solução robusta para o ensino a distância (EAD), ajudando diversas instituições a enfrentar os desafios educacionais modernos. Para te ajudar a visualizar isso trouxemos três grandes cases de sucesso que exemplificam bem o impacto da nossa plataforma na UniFECAF, Pearson e Mackenzie.
UniFECAF: Engajamento e Redução da Evasão
Reconhecida pela inovação acadêmica, encontrou no Elos uma ferramenta valiosa para promover o engajamento dos alunos e reduzir a evasão. A experiência interativa da plataforma, junto de seus recursos como salas de apoio e enquetes, incentivam a aprendizagem ativa.
“É uma aprendizagem ativa em que os alunos são motivados a participar, e o Elos nos auxilia bastante nisso. Eu consigo encontrar muitas ferramentas dentro da plataforma que nos ajudam a trazer uma aula interativa para os alunos, então não fica essa coisa chata de assistir.” - Carol Strada, UniFECAF
Isso não apenas manteve os alunos interessados, mas também facilitou a compreensão de conteúdos complexos, resultando em um ambiente educacional mais dinâmico e menos monótono.
Pearson: Adaptabilidade e Continuidade Educacional
Durante a pandemia, a Pearson enfrentou o desafio de adaptar rapidamente suas operações para o ensino a distância. A empresa implementou o Elos como sua plataforma principal de videoconferência e sala de aula virtual, após uma experiência inicial com outra ferramenta que não atendeu às suas necessidades.
Juliano Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais para América Latina da Pearson, afirmou: “Fizemos um piloto com 20 escolas, o resultado foi muito bom e aí, em julho, resolvemos mudar para o Elos”.
Essa mudança proporcionou uma experiência mais estável e interativa para alunos e professores. A plataforma também facilitou reuniões de pais, palestras e eventos comemorativos, garantindo uma continuidade educacional eficaz e duradoura.
Mackenzie: Integração nativa com o Moodle
A instituição escolheu o Elos pela integração nativa com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Segundo Ricardo Fukuda, Gerente de Tecnologia e Inovação do Mackenzie, “para a gente, o que foi de grande valia é essa integração com o Moodle. A aula é gravada e é gerado um link lá dentro do Moodle. Cara, isso aí é lindo.”
Além disso, o Elos ofereceu recursos avançados para escalabilidade e interatividade. Mais de 7 mil alunos conectados simultaneamente fecharam o recorde de uso do Elos como sistema de videoconferência oficial do Mackenzie!
Outro benefício importante foi a facilidade de acesso e uso da plataforma, que permitiu aos professores e alunos adaptarem-se rapidamente ao novo ambiente virtual. A interface intuitiva e as funcionalidades robustas do Elos garantiram que as aulas continuassem de maneira eficiente e eficaz, sem interrupções significativas, mesmo durante os períodos mais críticos da pandemia.
Usando o Elos no ambiente corporativo
Usando a nossa plataforma como um diferencial competitivo, as empresas conseguem ganhar cada vez mais destaque facilitando o processo de comunicação com seus clientes. Esse é o caso da Central do Franqueado, empresa referência na expansão e gestão inteligente de redes de franquias, que viu nas features interativas do Elos uma aliada na hora de estreitar e melhorar a fluidez de comunicação entre franqueadores e franqueados.
Segundo o CTO da Central, João Cabral:
"A inovação que o Elos trouxe para a Central foi muito importante. A videoconferência não era comum no nosso ramo, e fomos os primeiros a oferecer isso. Em relação ao mercado, essa parceria foi muito boa para nós."
Quer saber como o seu negócio pode obter esses resultados incríveis, clique abaixo e agende uma demonstração da solução!
https://blog.elos.vc/solucao-sucesso-ead/
Compartilhar: