TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)
Por que precisamos trabalhar por uma EAD de qualidade nas Licenciaturas ao invés de proibi-la ou restringi-la severamente14/02/2024
Presidência, Vice-Presidência e Diretoria da ABED
Conselho de Ética e Qualidade da ABED
Conselho Científico da ABED
Entendemos que os desafios que o país enfrenta no Ensino Superior em geral e nas Licenciaturas e Pedagogia em particular, são tremendos, e envolvem questões quantitativas, qualitativas e de custeio tanto dos cursos quanto da permanência dos alunos.
Proibir a oferta de cursos em EAD simplesmente não trará a solução desejada para os desafios que enfrentamos e poderá, isso sim, agravar os problemas de apagão de profissionais e elitização dos cursos superiores que já enfrentamos em tantas áreas, em especial na Saúde e no Direito.
Por outro lado, o Brasil já conta com bastante experiência em EAD nos mais variados formatos com os mais variados resultados nas mais variadas áreas do conhecimento e níveis de aprendizagem. Cabe a nós, como sociedade, usar essa experiência e a de outros países continentais e desiguais como o nosso, para balizar as ações de qualidade e apoiar a regulamentação. Essa experiência está documentada em estudos revistos por pares no CIAED da ABED, em artigos científicos publicados em revistas, em relatos de experiências, em avaliações formais de diferentes programas, entre outros. Trata-se de uma área de conhecimento com bastante experiência que não precisa ser descartada por meio de proibições de ofertas de cursos na modalidade EAD. Utilizemos essa experiência para nortear as práticas de formação docente a distância. Em um mundo ideal, que nem se consiga distinguir entre formações a distância ou presenciais, visto que se entenderá que toda e qualquer forma de educação contará com a mediação de professores, com alunos ativos, e adoção de tecnologias eficazes na proporção ideal para viabilizar a formação de qualidade de qualquer indivíduo ou profissional.
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Presidência, Vice-Presidência e Diretoria da ABED
Conselho de Ética e Qualidade da ABED
Conselho Científico da ABED
Entendemos que os desafios que o país enfrenta no Ensino Superior em geral e nas Licenciaturas e Pedagogia em particular, são tremendos, e envolvem questões quantitativas, qualitativas e de custeio tanto dos cursos quanto da permanência dos alunos.
Proibir a oferta de cursos em EAD simplesmente não trará a solução desejada para os desafios que enfrentamos e poderá, isso sim, agravar os problemas de apagão de profissionais e elitização dos cursos superiores que já enfrentamos em tantas áreas, em especial na Saúde e no Direito.
Por outro lado, o Brasil já conta com bastante experiência em EAD nos mais variados formatos com os mais variados resultados nas mais variadas áreas do conhecimento e níveis de aprendizagem. Cabe a nós, como sociedade, usar essa experiência e a de outros países continentais e desiguais como o nosso, para balizar as ações de qualidade e apoiar a regulamentação. Essa experiência está documentada em estudos revistos por pares no CIAED da ABED, em artigos científicos publicados em revistas, em relatos de experiências, em avaliações formais de diferentes programas, entre outros. Trata-se de uma área de conhecimento com bastante experiência que não precisa ser descartada por meio de proibições de ofertas de cursos na modalidade EAD. Utilizemos essa experiência para nortear as práticas de formação docente a distância. Em um mundo ideal, que nem se consiga distinguir entre formações a distância ou presenciais, visto que se entenderá que toda e qualquer forma de educação contará com a mediação de professores, com alunos ativos, e adoção de tecnologias eficazes na proporção ideal para viabilizar a formação de qualidade de qualquer indivíduo ou profissional.
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