TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)

Desenvolvimento de habilidades práticas por meio de EAD05/02/2024
Presidência, Vice-Presidência e Diretoria da ABED
Conselho de Ética e Qualidade da ABED
Conselho Científico da ABED

Pode parecer surpreendente, visto que a legislação exige que as habilidades práticas docentes sejam desenvolvidas em contexto presencial, mesmo em cursos a distância, e que temos ouvido tantos leigos afirmarem com convicção de que não é possível desenvolver a prática a distância.

Entendendo-se que a distância em EAD é somente a distância física entre professores e alunos, mas não a ausência de interação, e que ela permite muita proximidade interacional, é importante ressaltar que até as habilidades práticas podem ser desenvolvidas a distância.

O planejamento de atividades práticas requer uma cuidadosa consideração da competência que se almeja desenvolver nos alunos. Nesse contexto, é fundamental distinguir entre diferentes categorias de atividades práticas, cada uma direcionada para o aprimoramento de habilidades específicas.

Em primeiro lugar, temos as atividades práticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Estas se concentram na promoção da compreensão, identificação e análise, proporcionando aos estudantes a oportunidade de interagir com uma realidade social ou educacional. Essa abordagem visa não apenas à absorção de conhecimentos, mas à aplicação prática desses conhecimentos na interpretação e compreensão do mundo ao redor.

Além disso, destacam-se as atividades práticas centradas no desenvolvimento de competências procedimentais. Aqui, o estudante não apenas compreende os saberes, mas também os aplica de maneira efetiva, demonstrando domínio ao criar outros elementos a partir desse conhecimento adquirido. Esse tipo de atividade destaca a importância não apenas de adquirir conhecimento, mas também de saber aplicá-lo de maneira significativa.

Em qualquer iniciativa de prática pedagógica, é inegável que o domínio dos saberes cognitivos deve ser habilmente articulado com a realidade educacional. Esse princípio é válido tanto para espaços formais quanto não formais de ensino. Em outras palavras, a prática pedagógica eficaz demanda uma integração coesa entre a teoria e a prática, proporcionando aos alunos uma experiência educacional enriquecedora.

Assim, é imperativo ressaltar que a execução dessas práticas ocorre sob a responsabilidade do aluno, em um ambiente educacional, e sempre com a devida supervisão acadêmica. Esse enfoque garante não apenas a aplicação adequada dos conhecimentos adquiridos, mas também promove um ambiente seguro e orientado para o aprendizado.

Na próxima seção, vamos compreender melhor o que é prática docente e como ela pode ser desenvolvida em cursos a distância.
 
No que consiste a prática docente? Ela pode ser desenvolvida em cursos a distância? 

A prática docente não é um aprendizado procedimental e nem puramente metodológico, é uma construção complexa que envolve dimensões didáticas de relações com o conhecimento a ser ensinado, mas é uma prática pessoal, autoral e dialógica que depende da comunicação com o outro, da reflexão da sua história pessoal e da sua atuação política como alguém que pode transformar um contexto social. É uma prática social. Não há ensino separado de aprendizagem, mas também não há ensino sem intencionalidade e consciência, portanto toda prática pedagógica é algo propositivo e planejado, mesmo que esse planejamento possa ser revisto, ao longo do processo, ele precisa existir e são parte importante da prática docente. O ato de planejar pode ser aprendido e elaborado em atividades a distância. Com os dispositivos sociotécnicos da EaD é possível incorporar de forma mais transparente artefactos e metodologias do Design Educacional a esse planejamento tornando menos idealizado e mais próximo da lógica da gestão de projetos que trabalha com problemas reais e com estratégia de materialização das ações. A prática pode ser aprendida pela observação e também pela regência de ações didáticas, sejam aulas, monitorias, tutorias, mentorias e outras formas de acompanhamento de estudantes. Isso, nos cursos de licenciatura acontecem nas diversas horas de estágio exigidas pelas DCNs. Os cursos a distância continuam exigindo a mesma carga horária de estágio do que os cursos presenciais e esses estágios acontecerão nos contextos adequados, na maioria presencias e sempre com o contato com os alunos e o acompanhamento pelo professor supervisor, no qual o estudante de licenciatura apresenta relatórios e discute essas experiências práticas podem ser feitas online. 

Outro momento importante da prática docente é a gestão de aprendizagem, ou seja, aprender a criar dispositivos para evidenciar, acompanhar e propor intervenções na aprendizagem dos alunos. Também é um tipo de prática que pode ser aprendida online, pois os alunos podem propor avaliações, coletas de dados, relatórios, formas de registro em atividades online, assim como compartilhar suas propostas e conversar com colegas e professores sobre as potencialidades e limites de cada instrumento ou intervenção.

Edmea Santos (2019) destaca que a prática docente precisa ser olhada pela cultura, ou seja, hoje, pela Cibercultura. Não temos como nos esperar das redes e dispositivos sociotécnicos que não são meramente instrumentais, mas são inerentes a nossa ação social. Então um professor deve ser formado para ser um constante pesquisador da sua própria prática e está constantemente aprendendo a criar dispositivos e ambiências formativas nas suas ações didáticas. Uma EaD de qualidade vai oferecer a esses estudantes de Licenciatura dispositivos e ambiências formativas provocadoras para que sejam convidados a ser autores dos seus próprios dispositivos. Então a formação EaD numa perspectiva autoral e criativa pode ser transformadora para a docência na Cibercultura.

Não queremos, neste momento, incentivar que a lei sobre desenvolvimento de habilidades práticas não seja seguida, mas vale refletirmos sobre a real capacidade da EAD de desenvolver algumas atividades práticas para não abrirmos mão de algumas possibilidades de formação de professores que podem ser muito eficazes, engajadoras e inovadoras. Vale rever o percentual de presencialidade dos cursos de Licenciatura à luz dos fatos expostos acima.


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