TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)

Qual é o papel do tutor em uma formação EAD, inclusive nas Licenciaturas31/01/2024
Presidência, Vice-Presidência e Diretoria da ABED
Conselho de Ética e Qualidade da ABED
Conselho Científico da ABED

Assim como o professor, o Tutor na EaD é um protagonista indispensável no processo formativo. Sabemos que na EaD é necessária uma equipe polidocente e multidisciplinar, isso quer dizer que cada agente tem função e papel definido. Professores podem atuar como conteudista, supervisor, orientador; a tutoria se organiza em presencial e a distância e a equipe de tecnologia conta com diferentes profissionais. Ajuda o estudante a melhorar e desenvolver suas habilidades.

A figura do tutor é essencial, esse profissional atua em contato direto com os estudantes, assim como o professor. No entanto, é importante compreender o modelo pedagógico de cada instituição e projeto de curso. Logo, o papel do tutor pode variar dependendo do contexto específico do curso e da instituição, mas geralmente requer atuação com competência pedagógica, gerencial, tecnológica e social.

➔  Na função pedagógica, o tutor atua diretamente no apoio à compreensão dos conteúdos, esclarecimentos de dúvidas específicas (orientação personalizada), mediação das dificuldades de aprendizagem, ajudando o estudante a superar a defasagem e a ampliar os seus conhecimentos. Fornece feedback construtivo indicando pontos a serem melhorados e participa do processo de avaliação. Também pode estimular a participação ativa nas atividades em colaboração.

➔  Na função gerencial, o tutor acompanha as atividades e progresso dos estudantes ao longo do curso, monitorando o progresso, identificando estudantes em situação frágil e/ou com dificuldades de organização do tempo de estudo e oferece suporte adicional para continuidade e alcance das metas de aprendizagem. Em aspectos gerais atua na gestão da sala de aula online.

➔  Na função social, o tutor pode criar um ambiente de interação favorável às relações interpessoais e ajudar no fortalecimento de vínculos e pertencimento acadêmico e institucional. Atuar como mediador de situações conflituosas e, quando as situações são de nível de complexidade, encaminhá-las à equipe pedagógica. Estimula um ambiente de aprendizado positivo.

➔  Na função técnica, o tutor auxilia na resolução de problemas técnicos relacionados à navegação e acesso aos recursos do curso e faz a interlocução com a equipe técnica-pedagógica. Poderá sugerir ferramentas que auxiliem os estudantes no apoio ao estudo. Também poderá antecipar possíveis dificuldades dos estudantes em relação ao ambiente, ferramentas e recursos disponíveis na sala de aula virtual.

Em síntese, o tutor deve protagonizar um papel fundamental junto ao professor e, juntos, potencializar a experiência de aprendizado concreto no ambiente virtual e nos momentos presenciais, proporcionando a mediação pedagógica condizente com as situações de aprendizagem ativa por meio de suporte individualizado, feedback construtivo e facilitação do processo de aprendizagem.
Vale ressaltar que as ações do professor e do tutor se referem a funções diferentes do processo de ensino. Ambas podem ser executadas por professores experientes e bem formados e até por mestres e doutores.

A formação e a capacitação contínua dos tutores em programas de EaD tem como missão a tarefa de formar e habilitar os tutores presenciais (baseados nos pólos) e os tutores a distância (on-line). Uma capacitação deve ser processada em três níveis: Capacitação em educação a distância; Capacitação nas mídias que serão utilizadas no curso e Capacitação em conteúdo, utilizando o material didático para o curso. E a interatividade é o termo que norteia todas as atividades em programas e cursos de EaD. É esse o fator que unifica a forma e o  conteúdo didático de cursos que alcançam qualidade no processo de ensino-aprendizagem, incluindo a tutoria.

CLIQUE AQUI para baixar a versão em PDF

 
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED